Na batucada dos 50 anos do Bloco Tradicional Os Tremendões
Tecnologia do Blogger.

Na batucada dos 50 anos do Bloco Tradicional Os Tremendões

Jornal o Estado do Maranhão - ALTERNATIVO 

Bloco Tradicional que tem sede na Vila Gorete se prepara para defender o tema “50 anos de tradição, sou o rei da folia, o monarca Tremendão” na disputa pelo título de melhor do Carnaval 2017

Este ano o Bloco Tradicional Os Tremendões celebra meio século de existência. Embalados por esta data redonda, o grupo vem para a disputa carnavalesca com muita animação e determinado a levar o título de melhor do Carnaval 2017. Para tanto, os preparativos estão a todo vapor em volta do tema “50 anos de tradição, sou o rei da folia, o monarca Tremendão”.

O grupo, que desfila pelo Grupo A, levará para a avenida 130 integrantes, sendo 60 somente na bateria. “Somos hoje o bloco mais antigo que desfila no Carnaval de São Luís. São 50 anos ininterruptos e 11 títulos no currículo, estando sempre entre os três primeiros colocados”, destaca o vice-presidente do bloco, Raimundo Melo.
Com sede na Vila Gorete, debaixo da ponte Bandeira Tribuzi, Os Tremendões foi fundado no dia 1º de novembro de 1967. Formado da união de alguns foliões que fizeram parte de outras agremiações carnavalescas como os blocos Boêmio do Ritmo, PifPaf, Conscientes do Ritmo, Mau Encarados e Vira Latas, o bloco surgiu com o propósito de dar continuidade à história dos blocos tradicionais da Ilha.
Reconhecido como um dos mais atuantes grupos culturais de São Luís, o bloco foi sagrado vice-campeão ano passado. “O sucesso pelas conquistas dos títulos foi, sem dúvida, a garra, determinação e humildade de nossos componentes. Isto representa a vontade de elevarmos esse trabalho, desempenhado com a finalidade de manter sempre viva essa tradição, ponto forte da cultura de nossa terra, já que somente aqui há estas manifestações”, frisa Melo.
Comunidade
Para contar esta história de lutas e vitórias, a agremiação conta com o apoio incondicional da comunidade que atua em todas as etapas da organização da grande festa. Este ano, o tema tem autoria de José Cloves e Tunai Moura; samba-tema de Luzian Filho e Josias Filho; fantasias de Falbert Silva; e o comandante da bateria é Wellington Araujo. Os interpretes são Adão Camilo e Tunai Moura. O presidente é José Cloves.
Este ano, um dos principais obstáculos enfrentados pelo bloco da Vila Gorete é o financeiro. “Mesmo com as dificuldades financeiras já que o poder público não valoriza os blocos tradicionais, com os cachês muito baixos, estamos fazendo nosso Carnaval”, diz Melo que, a fim de angariar recursos para o bloco realiza um grande bingo e também o evento “Encontro de Gigantes”. Este último ocorre sempre no mês de junho e reúne cantadores de bumba meu boi em um show.
Etapa
Atualmente, o bloco trabalha na confecção das fantasias. Cada uma custa, em média, de acordo com Melo, cerca de R$ 800,00. Para driblar a crise e não perder uma das características principais dos blocos tradicionais, que é o luxo das vestimentas, a agremiação tem apostado na reciclagem.
Mas as fantasias dos blocos são sempre cercadas de mistério e n’Os Tremendões isto não é diferente. “Não gostamos muito de falar sobre como será, porque queremos fazer surpresa tanto para o público quanto para os jurados”, confessa Melo.
A vestimenta comporá, ao lado de instrumentos como contratempos, retintas, ganzás, reco-recos, sinos, agogôs e rocas, a beleza e a tradição da manifestação cultural em seu meio século de existência. “Nossa preocupação é não deixar cair a tradição mesmo com a falta de apoio e de valorização do poder público. Há seis anos existiam em São Luís 46 blocos. Este ano, esperamos que desfilem divididos nos grupos A e B apenas 11. Foram acabando por falta de valorização”, lamenta Melo. Segundo ele, mesmo os blocos maiores sofrem em meio às dificuldades financeiras. l
Bloco tradicional Os Tremendões - Carnaval de 2017
- Tema: 50 anos de tradição, sou o rei da folia, o monarca Tremendão
- Autoria do tema: José Cloves e Tunai Moura
- Autoria do samba-tema: Luzian Filho e Josias Filho
- Fantasia: Falbert Silva
- Número de componentes: 130
- Comandante: Wellington Araujo (Xaropinho)
- Interpretes: Adão Camilo e Tunai Moura
- Presidente: José Cloves
- Vice-presidente: Raimundo Melo


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!