Turma do Quinto homenageia Gabriel Melônio no Carnaval 2016

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Turma do Quinto homenageia Gabriel Melônio no Carnaval 2016



“O Anjo Gabriel” é o tema do samba-enredo da Turma do Quinto, no Carnaval de 2016, numa homenagem ao cantor Gabriel Melônio, intérprete da agremiação há 39 anos, de acordo com o carnavalesco Washington Coelho. “O Anjo Gabriel” versará sobre toda a trajetória artística e musical do cantor oficial da escola, desde quando Melônio deixou a Unidos do Regional Tocado a Álcool, e foi para a Azul e Branco.

Assinado pelos compositores Luís Bulcão, José Pereira Godão e Inácio Pinheiro, o samba da Turma do Quinto fala da paixão de Gabriel Melônio por Elis Regina e pela Turma do Quinto, e ainda traz versos de “Oração Latina” (canção de César Teixeira), imortalizada na voz do homenageado.


“É homenagem mais do que justa. É um maranhense da cidade de Anajatuba que desde os seis meses de idade veio morar em São Luís e abraçou essa cidade. No próximo ano, Gabriel vai completar 40 anos na escola, uma trajetória longa e marcante, parecida com a de Neguinho da ‘Beija-Flor’, que também completa quatro décadas de intérprete na escola do Rio de Janeiro, neste ano”.

Durante a apresentação, que acontecerá na segunda-feira (8), na Passarela do Samba, a Turma do Quinto desfilará com cerca de 3 mil pessoas, distribuídas em 20 alas, quatro carros alegóricos e um tripé.

De acordo com Washington Coelho, o carro abre alas, “Arpas e Trombetas”, fará uma apologia aos arcanjos. O segundo carro, “Canção Latina”, falará dos movimentos sociais, da censura durante a ditadura militar no Brasil, nas décadas de 60 e 70. “O segundo carro é a minha aposta para o título da escola. Vamos mostrar a opressão da ditadura militar e, ao mesmo tempo, a rebeldia da arte, como um ato democrático”, disse o carnavalesco.

“Elis e Eu” é o tema do terceiro carro. Há 28 anos Gabriel Melônio homenageia a cantora gaúcha, que morreu em São Paulo, em 1982.
 
“A alegoria será em forma de teatro, com figuras da artista, para que o público visualize a homenagem”.

Já no último carro, que não teve o nome revelado, representará a carreira do artista na Turma do Quinto. “Haverá uma surpresa na Passarela, e logo em seguida, Gabriel Melônio vem, no último carro, com a família, para encerrar o desfile. Será a história dele na Turma do Quinto, com toda a escola o venerando”, contou Washington.

HISTÓRIA

A Turma do Quinto coleciona 14 títulos de campeã do Carnaval do Maranhão. O mais recente foi em 2005. No ano passado, a escola ficou em 4º lugar. 

Fundada em 1940, no bairro da Madre Deus, a Turma do Quinto é a terceira escola mais antiga do Maranhão, logo após Turma de Mangueira (1929) e Flor do Samba (1939).
A escola faz alusão, em seu nome, ao 5º Batalhão Naval, sediado, na época da fundação da escola, na Madre Deus. (Luciene Vieira)

FICHA TÉCNICA
NOME DA ESCOLA: Turma do Quinto
FUNDAÇÃO: 1940
BAIRRO: Madre Deus
PRESIDENTE: Nelson Costa
SAMBA-ENREDO DE 2016: “O Anjo Gabriel”
CORES DA ESCOLA: Azul e branco
COMPONENTES PREVISTOS PARA 2016: 3.000
DIA DE APRESENTAÇÃO DO CARNAVAL 2016: Segunda-feira (8); penúltima escola a se apresentar na Passarela do Samba, no Anel Viário


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!