Flor do Samba vai levar grupo Laborarte para a avenida

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Flor do Samba vai levar grupo Laborarte para a avenida


No início da madrugada do dia 8, no desfile das escolas na Passarela do Samba, no Anel Viário, a Flor do Samba, do bairro do Desterro, promete esbanjar originalidade e alegria, trazendo para o Carnaval 2016 a história do Laborarte. Trata-se de um grupo artístico independente, com 35 anos de trabalhos culturais desenvolvidos no Maranhão, nas áreas de teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura.

O título do samba-enredo já diz um pouco do que a Flor quer mostrar: “Laborarte: muito mais que um laboratório de arte. Uma paixão da cidade”, criado por Lucas Neto, Darlan Oliveira e Rakã Silva.
Sob a presidência de Luís César Maia, e tendo na coordenação o carnavalesco Sebastião Cardoso Júnior, a Flor do Samba, fundada em 1939 (é a 2ª mais antiga do estado, só ficando atrás da Turma de Mangueira, de1929), levará para a avenida cinco carros alegóricos, 20 alas e pelo menos 2 mil componentes.


Segundo Sebastião Cardoso, o primeiro carro a se apresentar será o “Casarão das Artes”, que mostrará os casarões, as artes plásticas e a dança. “Nesse momento vamos resgatar o surgimento do grupo Laborarte, , na Igreja São Pantaleão, partindo daí para os palcos da vida”, disse Cardoso.

No segundo momento do desfile, com o carro “Musicalidade Laboriana”, de acordo com o carnavalesco, será destacada a Música Popular Maranhense (MPM), em homenagem aos cantores do estado. “Vamos homenagear Rosa Reis, José Abílio de Moura Farias e Cesar Teixeira, com um resgate de seus perfis musicais”, afirmou Cardoso
.
Em seguida, no carro “Tambores e Mestres”, a Flor do Samba fará alusão a um dos maiores representantes da cultura popular maranhense, o instrumentalista e percussionista de Tambor de Crioula Felipe Neres Figueiredo, o Mestre Felipe.

Outra personalidade da cultura maranhense homenageada será Almerice da Silva Santos, a Dona Teté, no carro “Divino Cacuriá da Rainha Teté”.

“São personalidades do Laborarte, que merecem nosso reconhecimento pela contribuição nas festas populares do estado”, disse Cardoso.

Já o carro “Carnaval de Segunda na Labô”, de acordo com Sebastião Cardoso, é a expressão do carnaval do Laborarte, realizado, tradicionalmente, na segunda-feira de Carnaval, na Rua Jansen Muller, 42, Centro.

PREPARAÇÃO
Os trabalhos da Flor do Samba estão a pleno vapor, com a preparação das alegorias e dos figurinos. “A nossa expectativa é a melhor possível. Temos uma equipe bastante gabaritada e trabalhamos para ganhar o título de campeão do Carnaval 2016”, enfatizou Sebastião Cardoso.
HISTÓRIA
Fundada em 1939 na Rua da Estrela, perto do Largo do Desterro, no Centro Histórico de São Luís, a Flor do Samba é detentora de muitos títulos nos desfiles de escolas de samba. Só de 1974 a 2015, foi campeã 11vezes. Seu título mais recente foi em 1999, com o samba-enredo “O fofão, quem diria, acabou na Bahia”.
Seu maior samba, considerado o hino do carnaval maranhense, foi mostrado na avenida no Carnaval de 1979 – “Maranhão, Festas, Lendas e Mistérios (Haja Deus)", do compositor Chico da Ladeira, que deu à escola o título daquele ano. (Luciene Vieira)

FICHA TÉCNICA
NOME DA ESCOLA: Flor do Samba
FUNDAÇÃO: 1939
BAIRRO: Desterro
PRESIDENTE: Luís César Maia
SAMBA-ENREDO DE 2016: “Laborarte: muito mais que um laboratório de arte. Uma paixão da cidade”
CORES DA ESCOLA: azul, vermelho e branco
COMPONENTES PREVISTOS PARA 2016: 2.000

DIA DA APRESENTAÇÃO NO CARNAVAL 2016: 1h30 da madrugada de segunda-feira (8); última escola a desfilar na primeira noite de desfiles, na Passarela do Samba, no Anel Viário 

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!