Prefeito Edivaldo lança oficialmente 9ª Feira do Livro de São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Prefeito Edivaldo lança oficialmente 9ª Feira do Livro de São Luís


O prefeito Edivaldo lançou oficialmente a 9ª Feira do Livro de São Luís nesta sexta-feira (2), na Casa do Maranhão, destacando sua alegria por esta retornar à Praia Grande. Com o tema "Cidade Livre, Cidade do Livro", o maior evento literário do Maranhão segue até o dia 11 no Centro Histórico.
"A feira contribui de forma significativa para a ampliação do saber da população. Nela celebramos a inteligência de nosso poetas e escritores que aqui buscaram e buscam a excelência intelectual que confere orgulho a todos os nossos conterrâneos. Esta feira busca honrar nossas tradições culturais, pretende ser uma justa homenagem ao encontro de artes, artistas, escritores, intelectuais e público", disse o prefeito, ressaltando a tradição poética e cultural de São Luís.

Secretários de estado e do município de São Luís, poetas, escritores, intelectuais, diretores de instituições parceiras na realização da 9ª FeliS e um grande público formado sobretudo por jovens lotaram o principal salão da Casa do Maranhão para prestigiar a abertura oficial do evento. O grupo Circo na Rua foi uma das atrações artísticas da abertura da feira, que contou ainda com a participação da banda do Projeto Orquestrando a Vida, mantido através de parceria do Sesc com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Pela primeira vez, uma mulher é patrona da feira: a professora de História da Universidade Estadual do Maranhão, Lourinha Lauande Lacroix. Nesta edição, serão homenageados os escritores Mário Meireles, Alberico Carneiro, Mary Ferreira e Raimunda Frazão.
Para o curador da 9ª FeliS, o poeta e jornalista Fernando Abreu, a definição do patrono e homenageados está em sintonia com o tema da feira: Cidade Livre, Cidade do Livro. "São pessoas que de alguma forma têm trabalhos que contribuem para este futuro que queremos alcançar e que a feira pretende colaborar para isso", disse o curador. 
O prefeito Edivaldo mencionou a importância da justa homenagem ao escritor e historiador Mário Meireles (in memoriam), na solenidade de abertura representado pelas filhas, nesta edição da FeliS. "A feira se reveste de grande importância para a formação da cidadania por colocar a cultura ao alcance de todos. Para além de eventos como este, nossa gestão está imbuída do compromisso de incentivar a leitura dentro e fora do ambiente escolar", disse Edivaldo. A implantação de bibliotecas nas escolas e programas como Espaços de Leitura e Carro Biblioteca foram citados pelo prefeito como exemplo deste compromisso.
Das três feiras realizadas pela atual gestão, duas se concentraram em espaços da Praia Grande. A parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado assegurou a utilização de equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura, como a Casa do Maranhão, pela primeira vez abrigando atividades da feira.
A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, tem grandes expectativas sobre esta edição do evento literário e cultura. "Esperamos que esta nona feira do livro de São Luís receba muitos convidados, tanto da cidade como de outros estados e até de outros países. Este será um espaço de conversa sobre o livro, literatura e, sobre a cidadania", disse a titular da Seduc, uma das parceiras na realização do evento.
A aproximação do evento com a população é uma das propostas da feira na administração do prefeito Edivaldo. Este motivo levou a organização a abrir dois novos espaços: um dedicado à Literatura de Cordel (Rima é vida), na Praça da Faustina, e outro é o Espaço Dramaturgo, convergência para as atividades em artes cênicas, no auditório da Escola de Música Lilah Lisboa.
Até o dia 11 de outubro, mas de 60 obras de autores maranhenses serão lançadas em espaços institucionais da feira. A coordenadora geral da ª FeliS, Rita Oliveira, ressaltou que o evento não apenas cumpre o calendário de atividades culturais da administração pública, mas elege a felicidade como parte do processo de construção coletiva. "A feira do livro é de todos nós", resumiu Rita Oliveira.
Criada pela Lei Municipal nº 4. 449, em 11 de janeiro de 2005, a Feira do Livro de São Luís é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), tendo como correalizadoras a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia e o Sesc. 
Prefeito Edivaldo abre 9ª Feira do Livro de São Luís na Casa do Maranhão

2 comentários:

Jackson disse...

Devemos incentivar o hábito da leitura e precisamos, sobretudo, que nossos jovens se interessem pela literatura maranhense, que possui grandes nomes, porém desconhecidos pelos nossos jovens. Esse é um ótimo evento, parabéns ao organizadores.

Ana Paula disse...

Um momento de celebrar a literatura maranhense, lembrar dos nossos poetas e escritores, educar as novas gerações. Sou apaixonada pela feira!

Postar um comentário

visualizações!