Elza Soares renasce das cinzas com seu já histórico novo disco

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Elza Soares renasce das cinzas com seu já histórico novo disco




LUIZ FERNANDO VIANNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A primeira faixa, "Coração do Mar" (José Miguel Wisnik/Oswald de Andrade), é à capela. A voz de Elza Soares parece que vai falhar, mas nas sombras ela ilumina o início de tudo: "O navio humano, quente, negreiro do mangue".

É o prólogo de um passeio pelos círculos do inferno de hoje. O já histórico CD "A Mulher do Fim do Mundo" tem shows de lançamento neste fim de semana no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.


Os sons e os versos das 11 inéditas são do núcleo de compositores e músicos paulistas formado por, entre outros, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Clima, Marcelo Cabral, Guilherme Kastrup e Celso Sim.
A primeira etapa da saga é "Mulher do Fim do Mundo" (Romulo Fróes/Alice Coutinho), Elza como a narradora que viu e viveu tudo, perdeu dois filhos e agora vai registrar o apocalipse sem meias palavras.

Na canção, a desintegração se dá no Carnaval, a "pele preta", a voz e o resto espatifados na avenida. Elza agoniza mas não morre, pede que a deixem "cantar até o fim", e as notas longas da segunda parte traduzem o cansaço e a persistência.
"Maria da Vila Matilde" (Douglas Germano) trata da violência doméstica. A mulher reage: "Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim". Distorções sonoras se misturam à melodia. Samba ao rock e ao rap. Não é o fim da canção, mas a canção do fim.

Em "Luz Vermelha" (Kiko Dinucci/Clima), com rap e punk rock sobrepostos, o apocalipse é recortado em cenas de periferia, tiroteio, ruas esvaziadas. "O mundo vai terminar num poço cheio de merda", diz a letra.
PALAVRÕES
No CD, a favela (ou as "quebradas") é o cenário do fim do mundo (ou do Brasil) e o lugar de onde ele pode ser reconstruído, pois ali se dão as maiores violências contra o ser humano. A reação ante a destruição sistemática é a chance de um renascer das cinzas, como Elza fez por toda a vida.
Se o disco é sobre um tempo sem delicadeza, palavrões são naturais. Um virou título, "Pra Fuder" (Kiko Dinucci), samba rápido em que o tesão é cantado sem frescura e alardeado pelo naipe de metais. Elza é quente, não é "Frozen".
Lirismo também não tem vez em "Benedita" (Celso Sim/Pepê Mata Machado), sobre a transexual que traz no corpo todas as violências sociais, mas nunca se rende. Vive à beira do fim do caminho, em meio a paus e pedras. Guitarras distorcidas e metais dão o clima.
Em "Firmeza?!", Rodrigo Campos tornou mantras as frases e gírias que deve ouvir no bairro de São Mateus, seu berço. Angústia e fraternidade saem da música, gravada por Elza em duo com o autor.
O tango "Dança" (Cacá Machado/Romulo Fróes) se situa depois do fim. A narradora está morta. Porém, já quase pó, insiste em dançar. Elza não desiste.
  
O Oriente chega na sonoridade e na letra de "O Canal" (Rodrigo Campos). O arranjo segue no ritmo da caminhada feita em busca de algo, talvez renascer.
Em "Solto" (Marcelo Cabral/Clima), como o título e as notas soltas indicam, a travessia é solitária, sem nada mais. "O meu corpo/ Caminha/ Na minha sombra." É a única faixa sem guitarras ou distorções.
Elas voltam no início de "Comigo" (Romulo Fróes/Alberto Tassinari). O crescendo ruidoso estanca de repente, e Elza ressurge à capela, em tom de oração, de lamento sertanejo. "Levo/ Minha mãe/ Comigo/ Pois deu-me/ Seu próprio ser."
E vem o longo silêncio do fim de tudo. Mas, no fundo, ainda se ouve a voz de Elza. Ela insiste. Um recado para nós.

A MULHER DO FIM DO MUNDO http://f.i.uol.com.br/guia/2/furniture/images/evaluation_three_stars-ffffff.gif
ARTISTA Elza Soares
GRAVADORA Circus/Natura Musical
QUANTO R$ 30
SHOWS sáb. (3), às 21h, dom. (4), às 19h; Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2, tel. 11-3269-1075); R$ 20 (esgotado); 10 anos

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!