UFMA e Cine Clube Amarcord realizarão nesta terça-feira a Mostra Cenário Brasil
Tecnologia do Blogger.

UFMA e Cine Clube Amarcord realizarão nesta terça-feira a Mostra Cenário Brasil



            A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Cine Clube Amacord, realizarão a Mostra Cenário Brasil nesta terça-feira (11), às 18h, no Cine Praia Grande do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOC,f). A mostra é uma prévia do 38º Festival Guarnicê de Cinema, que será aberto na próxima segunda-feira (17), no Teatro Alcione Nazareth (CCOC,f). Saiba mais em: www.cultura.ufma.br/38guarnice.


            A curadoria realizada pela organização da mostra definiu os respectivos filmes entre os trabalhos não classificados para concorrer nas mostras competitivas do 38º Festival Guarnicê de Cinema. Segundo o Professor Ms. Gersino dos Santos, coordenador geral do festival e diretor do DAC, “na visão dos curadores, os filmes, embora não tenham se classificados para as mostras competitivas, merecem ser exibidos ao grande público”. Segundo ele, “o foco do festival é promover a difusão da produção em cinema nacional”.

            Com apresentação do Ministério da Cultura, Governo do Maranhão, UFMA e Petrobras, o 38º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá de 17 a 22 de agosto/15. Patrocinado pelo Banco do Nordeste e Petrobras, o festival tem apoio da Prefeitura de São Luís, Atuante Móveis Planejados, Rock Filmes, Aprocima, Universidade FM e TV UFMA. A realização é do DAC da Proex e Fundação Sousândrade de Apoio à UFMA.
            A Mostra Cenários Brasil é formada pelos filmes: “Simulacro”, de Miguel Moura (Ficção. 09’. RJ. 2015. Classificação Indicativa:16 anos); “Demarcando Territórios”, de Emilio Andrade (Documentário. 06’03”. RS. 2014 - Livre); “Pontos de Vista”, de Fábio Yamaji (Doc. 15’45”. SP. 2013 - 14 anos); “Sophia”, de Alexandre Carvalho ( Doc. 15’09”. SP. 2013. 14 anos); “Caminho da Pedra”, trabalho do Coletivo Cinema no Interior (Ficção. 16. BA. 2015 - Livre); “Borum”, de Adriana Jacobsen (Documentário. 11’. SP. 2013 - Livre); “A Lenda do Pai Inácio ou Kokumo”, do Coletivo Cinema no Interior (Ficção. 20’. BA. 2015 - Livre).

            Cineclube Amarcord - “O Cineclube Amarcord nasceu do nosso desejo e da equipe do Cine Praia Grande em criar um espaço na grade do cinema dedicado à formação de público e à fruição coletiva de filmes que dificilmente alcançariam a grandeza da tela de cinema”, disse o diretor o Cine Praia Grande, Raffaele Petrini. O cineclube exibe clássicos, obras pouco conhecidas de grandes diretores, filmes considerados "B" e que necessitam uma redescoberta, blockbusters esquecidos, trailers, curtas, videoclipes.


            Com público fiel e participativo, o Amarcord democratiza o acesso à sala de cinema com entrada franca. Entre os filmes já exibidos estão: "O Bandido da Luz Vermelha", "Showgirls", "Amarcord", "Bye Bye Brasil", "Apocalypse Now", "Pink Flamingos" entre outros. Cinco mil espectadores foram registrados nos oito primeiros meses do cineclube, já reconhecido pelos cinéfilos da cidade como um espaço de encontro livre e independente.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!