Lançada a 9ª Feira do Livro de São Luís; programação inicia no dia 2 de outubro

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Lançada a 9ª Feira do Livro de São Luís; programação inicia no dia 2 de outubro


9ª FeliS é lançada pela Prefeitura, com noite de autógrafos de escritores maranhenses"Cidade livre, cidade do livro" é o tema escolhido para 9ª Feira do Livro de São Luís (Felis), que acontecerá no período de 2 a 11 de outubro, e ocupará as ruas, praças e espaços culturais do Centro Histórico, na Praia Grande. 
O evento foi lançado pela Prefeitura de São Luís na noite de terça-feira (4), em cerimônia no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, aberta com performance dos atores André Lobão e Camila Grimaldi, que deram um tom lúdico para o evento rememorando o som de pregoeiros da cidade, cantigas de roda e a entrega de balões ao público, representando, com delicadeza, o conceito da Feira para este ano: a liberdade que a literatura proporciona.
Na ocasião, foram apresentadas a marca da feira, parte da programação e espaços, o conceito e nome de escritores nacionais já confirmados. O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, destacou a importância da Feira como o maior evento literário do Maranhão, construído de forma coletiva com diversas instituições e acessível à toda população.

"Representando aqui o prefeito Edivaldo, nossa expectativa é de realizar um evento que possibilite o desenvolvimento social e humano dos cidadãos pelo acesso ao conhecimento que a literatura pode oferecer, além de ocupar o nosso Centro Histórico com uma programação gratuita e acessível a todos", destacou Botão.
Foram convidados a participar da Felis deste ano escritores como o teólogo Leonardo Boff e o escritor indígena Daniel Munduruku. A patrona será a historiadora, professora universitária e escritora Lourdinha Lacroix e as homenageadas, Raimunda Frazão (poeta e cordelista), Mairy Ferreira (professora universitária e bibliotecária), Alberico Carneiro (jornalista) e Mário Meireles (in memoriam).
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, reforçou a importância da leitura para o aprendizado e destacou os homenageados da 9ª FeliS. "A Feira do Livro de São Luís deixa um legado para a cidade na medida em que ela consegue despertar polêmicas e promover o debate. A leitura também possibilita aos estudantes o exercício do lúdico e do fantástico, que são componentes essenciais para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes", disse o titular da Semed.
Durante o vídeo de apresentação dos escritores homenageados para a 9ª FeliS, o depoimento da historiadora Lourdinha Lacroix marcou o diferencial da Feira que, este ano, terá pela primeira vez uma mulher como patrona. "Recebi o convite com espanto porque eu não sou uma grande escritora como os outros homenageados das feiras anteriores, todos grandes literatos e intelectuais ", pontuou a escritora.
Além da historiadora, serão homenageados também a poeta e cordelista Raimunda Frazão, a professora universitária e bibliotecária Mary Ferreira, o jornalista e escritor Alberico Carneiro e o historiador Mário Meireles (in memoriam).
A 9ª Feira do Livro de São Luís será realizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), correalizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), e apoio mais de 50 instituições públicas e privadas.
Para o curador da 9ª FeliS, o poeta e escritor Fernando Abreu, a expectativa da Feira é promover um evento literário que favoreça a liberdade de acesso ao livro e a literatura em relação direta com a cidade. "Um evento que não seja apenas comercial, mas que contribua para elevar a capacidade de reflexão das pessoas, que as motive a embarcar na viagem do conhecimento e da imaginação", disse o curador.
Na ocasião, foram apresentadas a marca da feira, parte da programação e espaços, o conceito e nome de escritores nacionais já confirmadosCONCURSO LITERÁRIO
Além do lançamento da Feira, durante o evento foi realizado coquetel e sessão de autógrafos com os escritores premiados no 35º Concurso Literário Cidade de São Luís. Os dois eventos – a Feira e o Concurso Literário – são os principais instrumentos de fomento à produção literária promovidos pela Prefeitura e que atende à política de cultura do município. O concurso, realizado em 2013, premiou oito livros nas categorias: romance, novela, contos, literatura infantojuvenil, poesia, peça teatral, ensaios e jornalismo literário.
O coordenador executivo do concurso literário, Márcio Almeida, destacou a qualidade das obras e o incentivo da Prefeitura em fomentar a produção literária local. "A cada edição do concurso temos recebido trabalhos de grande qualidade reconhecida pela comissão avaliadora formada por especialistas na área tanto do Maranhão quanto fora daqui, a exemplo da escritora Sabryna Rosa, que foi premiada pelo romance Cafés Amargos, aos 19 anos de idade. Este ano, queremos divulgar o resultado dos autores premiados no 36º Concurso Literário durante a realização da Feira do Livro", reiterou Márcio Almeida.
Este ano a Func já realizou as inscrições para o 36º Concurso Literário Cidade de São Luís, no período de 6 de maio a 2 de julho deste ano. Em fase de avaliação das obras, o resultado dos vencedores do concurso deverá ser divulgado durante a 9ª FeliS.
Participaram da solenidade de lançamento da Feira do Livro a diretora regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Maria dos Remédios Serra Pereira; o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho; a secretária estadual adjunta de Educação, Ilma de Fátima; a secretária estadual de Juventude, Tatiana Pereira, entre outras autoridades, representantes institucionais, escritores e público em geral.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!