Festival Guarnicê de Cinema abre vagas em oficinas
Tecnologia do Blogger.

Festival Guarnicê de Cinema abre vagas em oficinas



Inscrições para as ações formativas podem ser feitas, via internet, até o dia 2 de junho; oficinas são gratuitas e acontecem de 8 a 12 de junho

Estão abertas as inscrições para as oficinas da 38ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. Neste ano, a coordenação do evento disponibilizará ao público ludovicense cinco ações formativas, num total de 100 horas de aprendizado, trocas e aperfeiçoamento voltados para o audiovisual nas seguintes áreas: direção de fotografia para cinema, teorias da montagem cinematográfica, o gênero do filme: um passeio pela história do cinema,roteiro para websérie e como fazer um filme de baixo orçamento. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 2 de junho pelo site http://www.cultura.ufma.br/38guanice.
As oficinas serão ministradas por pessoas ligadas à produção audiovisual tanto do Maranhão quanto do Brasil entre os dias 8 a 12 de junho no Cetecma (Praia Grande), Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Apicum) e Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).


Palestrantes – Produtor de mais de 30 longas e quase 100 curtas, vencedor de mais de 100 prêmios em festivais de cinema, o diretor Cavi Borges ministrará a oficina “Como fazer um filme com baixo orçamento”. Entre os elementos que serão desenvolvidos durante aula estão a independência de patrocínios ou dinheiro público; criação de roteiros com baixo orçamento e a distribuição alternativa por meio das redes colaborativas.
Formado em História pela UEMA e com pesquisa na área de Cinema no segmento das chanchadas brasileiras da década de 1950, Davi Coelho orientará a oficina “O gênero do filme: um passeio pela história do cinema”. O objetivo do curso é apresentar os elementos que caracterizam os gêneros do cinema; compreender a evolução de suas abordagens ao longo da história do cinema; entender os ciclos sofridos pelos gêneros, seu engessamento e ressignificação.
Outro maranhense que participará das oficinas da 38ª edição do Festival Guarnicê é o jornalista Bruno Gouveia. Ele ministrará a oficina “Webséries: do roteiro à prática”, abordando os diferentes formatos e estruturas narrativas e de linguagem que podem ser usados nesse gênero audiovisual.
De Belo Horizonte(MG) vem o professor Richardson Pontone e o diretor de fotografia Marco Aurélio Ribeiro. Eles ministrarão respectivamente, as oficinas “Teoria da Montagem Cinematográfica” e “Direção de Fotografia para Cinema”. A primeira tem por princípio nortear o papel do diretor de fotografia em uma produção cinematográfica. Já o segundo, por definição, traçará os conceitos e principais teóricos da montagem, além de fazer o perfil de montagens para filmes, curtas, documentários, videoclipes e outras formas de audiovisual.
O 38º Guarnicê de Cinema é uma realização daUFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e Fundação Sousândrade e Governo do Estado. Patrocinado pela Petrobras e Banco do Nordeste, com apoio da Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão (Aprocima).


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!