Festival Guarnicê de Cinema abre vagas em oficinas

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Festival Guarnicê de Cinema abre vagas em oficinas



Inscrições para as ações formativas podem ser feitas, via internet, até o dia 2 de junho; oficinas são gratuitas e acontecem de 8 a 12 de junho

Estão abertas as inscrições para as oficinas da 38ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. Neste ano, a coordenação do evento disponibilizará ao público ludovicense cinco ações formativas, num total de 100 horas de aprendizado, trocas e aperfeiçoamento voltados para o audiovisual nas seguintes áreas: direção de fotografia para cinema, teorias da montagem cinematográfica, o gênero do filme: um passeio pela história do cinema,roteiro para websérie e como fazer um filme de baixo orçamento. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 2 de junho pelo site http://www.cultura.ufma.br/38guanice.
As oficinas serão ministradas por pessoas ligadas à produção audiovisual tanto do Maranhão quanto do Brasil entre os dias 8 a 12 de junho no Cetecma (Praia Grande), Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Apicum) e Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).


Palestrantes – Produtor de mais de 30 longas e quase 100 curtas, vencedor de mais de 100 prêmios em festivais de cinema, o diretor Cavi Borges ministrará a oficina “Como fazer um filme com baixo orçamento”. Entre os elementos que serão desenvolvidos durante aula estão a independência de patrocínios ou dinheiro público; criação de roteiros com baixo orçamento e a distribuição alternativa por meio das redes colaborativas.
Formado em História pela UEMA e com pesquisa na área de Cinema no segmento das chanchadas brasileiras da década de 1950, Davi Coelho orientará a oficina “O gênero do filme: um passeio pela história do cinema”. O objetivo do curso é apresentar os elementos que caracterizam os gêneros do cinema; compreender a evolução de suas abordagens ao longo da história do cinema; entender os ciclos sofridos pelos gêneros, seu engessamento e ressignificação.
Outro maranhense que participará das oficinas da 38ª edição do Festival Guarnicê é o jornalista Bruno Gouveia. Ele ministrará a oficina “Webséries: do roteiro à prática”, abordando os diferentes formatos e estruturas narrativas e de linguagem que podem ser usados nesse gênero audiovisual.
De Belo Horizonte(MG) vem o professor Richardson Pontone e o diretor de fotografia Marco Aurélio Ribeiro. Eles ministrarão respectivamente, as oficinas “Teoria da Montagem Cinematográfica” e “Direção de Fotografia para Cinema”. A primeira tem por princípio nortear o papel do diretor de fotografia em uma produção cinematográfica. Já o segundo, por definição, traçará os conceitos e principais teóricos da montagem, além de fazer o perfil de montagens para filmes, curtas, documentários, videoclipes e outras formas de audiovisual.
O 38º Guarnicê de Cinema é uma realização daUFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e Fundação Sousândrade e Governo do Estado. Patrocinado pela Petrobras e Banco do Nordeste, com apoio da Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão (Aprocima).


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!