Missa do Lava-Pés será celebrada hoje em paróquias de São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Missa do Lava-Pés será celebrada hoje em paróquias de São Luís

Programação religiosa da Semana Santa teve início na semana passada, com a Missa de Ramos; e segue até domingo, quando é celebrada a Missa de Páscoa

02/04/2015 - Cidades - Jornal O Estado do Maranhão  
Foto de Sérgio Viana


Em continuidade à programação religiosa alusiva à Semana Santa - que na maioria das paróquias de São Luís foi iniciada no domingo, dia 29, com a Missa de Ramos -, será celebrada hoje a tradicional Ceia do Senhor ou Missa do Lava-Pés. Na Igreja da Sé, localizada na Praça Pedro II, no Centro, a celebração começa a partir das 17h. As demais paróquias da capital devem seguir a mesma programação, que se encerra no Domingo de Páscoa, dia 5.
A programação religiosa de hoje, na Igreja da Sé, começa a partir das 17h, com a celebração da Missa do Lava-Pés. Em seguida, haverá outra celebração presidida pelo padre César de Souza e, depois, adoração ao Santíssimo Sacramento, das 19h às 22h. Já na Sexta-Feira Santa, a programação na Catedral Metropolitana será iniciada às 15h, com encenação da Via Sacra pelas ruas e avenidas do Centro. No mesmo dia, a partir das 16h, será realizada outra missa, a ser celebrada pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário. Ainda na Igreja da Sé, no Sábado de Aleluia, acontecerá a missa da Vigília Pascal, às 18h. No Domingo de Páscoa, a programação será encerrada com duas missas, a primeira às 10h e a segunda às 17h30.

Lava-pés - Hoje, na Igreja de Santo Antônio, no Centro, haverá celebração da tradicional missa do Lava-Pés, a partir das 18h. Amanhã, ocorrerá às 18h a procissão do Senhor Morto. Já no sábado acontecerá a Vigília Pascal e, no Domingo de Páscoa, as celebrações começam a partir das 8h, quando será lembrada a Ressurreição de Cristo. A programação do Domingo de Páscoa acontecerá na Capela Bom Jesus dos Navegantes, anexo da Igreja de Santo Antônio.
Na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, hoje acontecerão a Ceia do Senhor e a Missa do Lava-Pés, a partir das 17h, com missa às 19h e, às 21h30, será realizada Adoração na Igreja Matriz. Amanhã, às 15h, acontecerá a celebração da Paixão do Senhor. No sábado, acontecerá a Vigília Pascal e, no domingo, serão celebradas duas missas, uma às 6h30 e a outra às 19h.
Santuários - No Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, será realizada hoje, às 18h30, a Oração do Terço e, às 19h30, a tradicional Missa do Lava-Pés e trasladação do Santíssimo no santuário. Amanhã, a programação da Sexta-Feira Santa começará às 8h, com Adoração. Às 15h, ocorrerá a celebração da Paixão do Senhor e, às 17h30, acontecerá a Procissão do Senhor Morto. Às 19h30, será encenada a Via Sacra no santuário. No Domingo de Páscoa, será realizada a Procissão da Ressurreição, às 6h, com concentração no Hospital Sarah. Às 7h, às 9h e às 18h, serão celebradas missas no santuário.
Já no Santuário de São José de Ribamar, hoje, a partir das 17h, será celebrada as missas da Ceia do Senhor e do Lava-Pés e, às 19h, ocorrerá uma nova missa no Santuário. Amanhã, Sexta-Feira Santa, a partir das 14h ocorrerá a Via Sacra no santuário e, às 16h, acontecerá a procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade balneário. No sábado, haverá vigília pascal a partir das 19h e, no Domingo de Páscoa, serão celebradas missas às 6h, 7h30, 8h30, 11h, 17h e 18h30. Antes, às 10h do mesmo dia, ocorrerão batismos no santuário.

Tríduo Pascal será iniciado hoje

Começam hoje as celebrações do Tríduo Pascal, os três dias dedicados a celebrações e orações especiais que antecedem a Páscoa de Jesus.Na Paróquia São Paulo Apóstolo, o tríduo começa bem cedo, com Oração da Manhã, às 7h30, na igreja matriz de São Paulo Apóstolo, no conjunto Renascença II.
À noite estão programadas celebrações da Ceia do Senhor e Lava Pés nas três igrejas da paróquia: São Luís Rei de França, no Calhau, às 18h; São Paulo Apóstolo às 19h e São Marcos na Ponta do Farol, às 19h30.
Na missa da Santa Ceia e Lava-Pés, a igreja católica relembra a última Ceia da Páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos, antes de ser preso e crucificado. Durante a Ceia, Jesus institui a Eucaristia e o sacerdócio cristão. Antes, porém, de distribuir pão e vinho aos apóstolos, Jesus lava os pés de cada um, recomendando assim, a humildade e o servir aos irmãos. Após as celebrações, os fiéis farão o momento de adoração ao Santíssimo, em cada igreja.
Na Sexta-Feira Santa, a paróquia relembra a paixão e morte de Jesus com a Via Sacra, encenada pelo Pastoral da Juventude. A Via Sacra terá início às 14h30, em frente à padaria São José, no Renascença II, seguindo com as estações pela rua em direção ao monte paulino, na igreja de São Paulo, onde acontece o ponto alto, a crucificação de Jesus. Após a Via Sacra, inicia-se a narração da Paixão e em seguida, a Procissão do Senhor Morto que sairá em direção à igreja de São Marcos, na Ponta do Farol.
Na noite de sábado, será realizada a Vigília Pascal, com celebrações também nas três igrejas: São Paulo (18h), São Luís Rei de França (19h) e São Marcos (19h30). À noite do Sábado Santo é a "mãe de todas as vigílias". Nesta celebração, a igreja vela e espera pela ressurreição de Cristo.
O Tríduo Pascal termina com a véspera do Domingo da Ressurreição, ou Domingo de Páscoa. Neste dias, as celebrações serão realizadas nos horários habituais nas igrejas da paróquia: São Luís Rei de França (7h e 18h30), São Marcos (8h e 17h, a missa com crianças) e São Paulo Apóstolo (10h e 17h).
O que é Lava-Pés
Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia. Muito além da liturgia católica, o lava-pés foi o evento que marcou a insistência de Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério. O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.

Programação

Igreja de Santo Antônio
Hoje
18h - Missa Lava -Pés
Amanhã
18h - Procissão do Senhor Morto
Sábado - 4 de abril
18h - Celebração de Vigília Pascal
Domingo - 5 de abril
8h - Celebração da Ressurreição
Catedral da Sé
Hoje
17h - Missa do Lava-Pés
19h às 22h - Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Amanhã
15h - Encenação da Via Sacra
16h - Celebração da Sexta-Feira Santa - com participação de dom José Belisário da Silva
Sábado - 4 de abril
18h - Missa da Vigília Pascal
Domingo - 5 de abril
10h - Missa alusiva à Páscoa
17h30 - Missa em homenagem à Páscoa
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
Hoje
17h - Ceia do Senhor e Missa do Lava-Pés
19h - Missa
21h30 - Adoração
Amanhã
15h - Celebração da Paixão do Senhor
Sábado - 4 de abril
20h - Vigília Pascal
Domingo - 5 de abril
6h30 - Missa
19h - Missa
Paróquia de São Paulo Apóstolo
Hoje
19 - Missa do Lava-Pés
Amanhã
14h30 - Encenação da Via Sacra
17h - Narração da Paixão e Missa
Sábado - 4 de abril
19h - Vigília Pascal
Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Hoje
18h30 - Oração do Terço
19h30 - Missa do Lava-Pés
Amanhã
8h - Adoração
15h - Celebração da Paixão do Senhor
17h30 - Procissão do Senhor Morto
19h30 - Encenação da Via Sacra
Domingo - 5 de abril
6h - Procissão da Ressurreição
7h 9h; e 18h - Missas
Santuário de São José de Ribamar
Hoje
17h - Missa da Ceia do Senhor ou Lava-Pés
Amanhã
14h - Via Sacra
16h - Procissão do Senhor Morto
Sábado - 4 de abril
19h - Vigília Pascal
Domingo - 5 de abril
6h; 7h30; 8h30; 11h; 17h; e 18h30 - Missas
10h - Batismos


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!