Turma do Quinto em festa na última sexta-feira de janeiro

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Turma do Quinto em festa na última sexta-feira de janeiro

Escola da Madre Deus faz hoje o 4º Encontro de Baterias com a presença de blocos e escolas convidadas; evento será no Largo do Caroçudo, às 19h.

               
Bloco Fuzileiros da Fuzarca marcará presença na festa do Quinto 

O ziriguidum promete tomar conta da Madre Deus mais uma vez. É que uma confraternização com direito a muito samba vai movimentar o 4º Encontro de Baterias que a escola de samba Turma do Quinto promove hoje, às 19h, no Lago do Caroçudo (Madre Deus). O evento vai reunir as baterias da própria escola, que tem sede naquela comunidade, e de mais duas convidadas, além de sete blocos tradicionais. Na ocasião, será feita uma homenagem ao bloco madredivinoFuzileiros da Fuzarca.
Participarão do encontro, além da bateria Explosão TQ, da Turma do Quinto, as das escolas de samba Favela do Samba, a bateria Carcará, e da Marambaia. Já representando os blocos tradicionais foram convidados Os Vampiros, Os Tremendões, Os Foliões, Os Feras, Os Apaixonados, os Brasinhas e Príncipe de Roma.

O tesoureiro da Turma do Quinto e ex-presidente da escola, Gersinho Silva, diz que o encontro tem a finalidade de ser uma confraternização de blocos e escolas de samba. “Daremos, inclusive, um troféu, como premiação simbólica de participação. O que queremos é reunir agremiações que tenham uma relação com a Turma do Quinto”, diz Gersinho Silva.
O encontro, coordenado pelos diretores de bateria da Turma do Quinto, visa angariar recursos para o Carnaval. “Para isso, montamos barracas para a venda de comidas e bebidas com a finalidade de obter recursos para levar a escola para a avenida”, ressalta Gersinho.
Sobre a homenagem ele ressalta a importância do bloco Fuzileiros da Fuzarca. “É um legítimo representante do nosso samba e da nossa comunidade, por isto uma justa homenagem”.
Gersinho Silva explica que cada bateria terá um tempo para se apresentar e que embora não seja obrigatório, as escolas costumam levar passistas e casais de meste-sala e porta-bandeira.
Tema – Campeã do Carnaval de 2014, com o tema No terreiro Maranhão, o Mestre é Bita do Barão, que narrou a trajetória do Pai de Santo Bita do Barão, a Turma do Quinto apresenta este ano o tema Madre Deus de Festejos e Festanças, uma ode à sua comunidade. “Vamos levar para a passarela a Madre Deus de outrora, dos saudosos bambas e a Madre Deus de agora, dos novos sambistas, poetas e artistas”, adianta Gersinho Silva que, ao lado de Zezinho Chagas, realizou a pesquisa do tema, baseada na obra homônima, de autoria de Chagas Júnior.
Para Gersinho Silva, o fato de ter sido campeã no Carnaval passado aumenta a responsabilidade da escola em apresentar um bom desfile. Para isso, o trabalho no barracão da agremiação está em andamento desde o começo do mês, quando foi aberto o ateliê de fantasias. “Agora estamos trabalhando nos carros alegóricos”, diz o tesoureiro.
Ele ressalta que este ano a previsão é de que cerca de duas mil pessoas participem do desfile da Turma do Quinto. A maior parte delas vem mesmo da comunidade e dos bairros que compõem seu entorno.
E este ano a agremiação aposta em uma novidade. É que pela primeira vez a escola não tem um carnavalesco responsável, mas uma comissão de Carnaval. Gersinho Silva explica que o modelo deveria ter sido implantado desde o ano passado, mas que por questões internas acabou não ocorrendo.
No entanto, a mudança tem sido avaliada por ele como positiva. “Observamos bons resultados, o trabalho está andando muito bem assim”.
A festa para a escolha do samba-enredo foi no começo deste mês. Na letra, de Gilvan Mocidade, Zé Lopes e Walace Godinho, uma exaltação ao bairro e à escola. “Vem da saudade essa emoção/ Azul e branco é meu coração/ Turma do Quinto é de enlouquecer/ A deusa do samba é você”, diz um trecho do samba intitulado A Deusa do Samba é Você.
Para narrar o tema, a escola desfilará com cinco carros alegóricos, três casais de metre-sala e porta-bandeira, 15 alas e 120 ritmistas na bateria. O puxador é Gabriel Melônio.“Nossa meta é manter nosso padrão para lutarmos pelo título. Vamos fazer um grande Carnaval”, destaca Gersinho Silva.
Serviço
• O quê
4º Encontro de Baterias
• Quando
Hoje, às 19h
• Onde
Largo do Caroçudo, Madre Deus


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!