Sampaio Correa na serie B? Planejem!

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Sampaio Correa na serie B? Planejem!

Foto: Sampaio Corrêa na série B? Planejem! 
Único time com 20 pontos ganhos no seu grupo, e com mais pontos que o primeiro (Guarani de Campinas) do outro grupo, o Sampaio Corrêa inicia hoje a fase de volta enfrentando o Brasiliense, em Brasília.


http://blog.jornalpequeno.com.br/josedeoliveiraramos/2013/08/18/sampaio-correa-na-serie-b-planejem/

BLOG de Oliveira Ramos - Jornal Pequeno - 18 de agosto de 2013
Quem observar atentamente a classificação atual dos disputantes da série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, bem como a formação dos dois grupos, vai conseguir descobrir muita coisa e vislumbrar que, matematicamente, ainda que não seja entre os dois primeiros, o Sampaio Corrêa dificilmente deixará de estar entre os quatro que se classificam para a próxima fase.
Único time com 20 pontos ganhos no seu grupo, e com mais pontos que o primeiro (Guarani de Campinas) do outro grupo, o Sampaio Corrêa inicia hoje a fase de volta enfrentando o Brasiliense, em Brasília.
No começo da semana passada, em pronunciamento à Imprensa, o Técnico Flávio Araújo projetou a classificação tricolor para a próxima fase com 35 pontos somados.  Poucos entenderam ou não deram muita importância, preferindo “subir nas tamancas” da boa fase do time tricolor maranhense.
Mas, dando uma olhada na tabela da segunda fase, é fácil descobrir: dos 9 jogos que disputará, o Sampaio Corrêa terá 4 em casa. Serão 12 pontos diputados em casa, no colo e embalo da sua torcida. Esses quatro jogos serão: Treze/PB, no dia 25/8; Águia/PA, no dia 01/09; Cuiabá/MT, no dia 22/09; e CRB/AL no dia 06/10. Desses 12 pontos disputados em casa, apenas 3 diante do Cuiabá/MT serão muito difíceis de conquistar e, assim, incertos.
Para atingir os 35 pontos imaginados por Flávio Araújo, levando-se em consideração a dificuldade dos pontos disputados contra o Cuiabá/MT, o representante maranhense terá que conquistar pelos menos mais 6 pontos fora de casa. Serão 15 pontos disputados fora de casa. Como se isso não fosse suficiente, desses 15 pontos disputados fora de casa – Luverdense/MT, 15/09; Santa Cruz, 29/09; e Fortaleza, 13/10, são concorrentes diretos na briga pela vaga, o que poderá dificultar uma vitória do tricolor maranhense. Assim, o Sampaio Corrêa terá que vencer fora o Brasiliense, hoje, e o Baraúnas, no dia 08/09 e não perder nenhum dos 12 pontos disputados em casa. Veja que não citamos nenhum caso de empate, resultado muito comum no futebol, da mesma forma que uma provável derrota em casa (ou até mesmo um empate).
Projetando dessa forma e atingindo a excelência otimista desses cálculos, o Sampaio Corrêa estará entre os quatro classificados para a próxima etapa, sem nenhuma dúvida.
A porca torcendo o rabo – Quem observar ainda mais atentamente, certamente perceberá a igualdade técnica entre pelo menos oito componentes do atual grupo do Sampaio Corrêa: Santa Cruz, Fortaleza, Brasiliense, Cuiabá, Luverdense, Águia, CRB e o próprio Sampaio Corrêa. Não há como imaginar, tecnicamente falando, a classificação de Treze, Baraúnas e Rio Branco. Mas não é lúcido esquecer a tradição de Santa Cruz, Fortaleza e Brasiliense que, inclusive, já disputaram o Campeonato Brasileiro da série A.
Quem, como nós, deseja o melhor para o futebol maranhense – quem nos conhece, sabe que torcemos pelo Maranhão Atlético Clube – projeta em consonância com Flávio Araújo, a classificação do Sampaio Corrêa e mais três, independentemente de quem seja.
Imaginemos, para efeito de continuar o raciocínio, a classificação de Sampaio Corrêa, Fortaleza, Santa Cruz e Brasiliense (ou Cuiabá). A posição na tabela de classificação será importante para servir de cálculo para a determinação dos mandos de campo na ida e na volta.
Agora, vejamos o outro grupo, onde o Guarani de Campinas/SP lidera de forma absoluta. Primeiro observe o total de pontos do Sampaio Corrêa, primeiro do grupo e agora o total de pontos para o sexto colocado. A diferença é de apenas 3 pontos. Agora observe a dierença de pontos do Guarani para o sexto colocado do seu grupo. A diferença é de 7 pontos.
No grupo B, o do Guarani de Campinas, sem nenhuma dúvida, Betim/MG; Grêmio Barueri/SP; Duque de Caxias/RJ e CRAC/GO não conseguirão classificação para a próxima fase. Pela aplicação e resultados obtidos até agora na disputa, dificilmente Guarani e Caxias/RS ficarão fora. Não se deve esquecer a tradição e o crescimento do Vila Nova/GO, time de maior torcida daquele estado. Mogi Mirim, Macaé e Madureira disputariam a quarta vaga.
Esse raciocínio nos permite imaginar a formação do grupo (oito) de disputantes para a próxima fase: Sampaio Corrêa, Fortaleza, Santa Cruz e Brasiliense (ou Cuiabá); mais Guarani, Caxias/RS, Vila Nova e Mogi Mirim (ou Macaé ou Madureira). Assim, o Sampaio Corrêa teria viagens cansativas e desgastantes para São Paulo (duas) e Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro.
Mas é principalmente na qualidade técnica desses disputantes que a “porca torce o rabo” e o representante maranhense terá oportunidade de mostrar que merece fazer parte de um grupo mais próximo da elite do futebol brasileiro em 2014. O Sampaio Corrêa terá que ficar entre os quatro para ascender à série B. Nesse resultado, entre os quatro, o que menos importa é se será o primeiro ou o último.
Planejamento, o que é isso? – Principalmente pelo comportamento pessoal, extremamente arrogante que consegue afastar alguns possíveis patrocinadores, o Senhor Sérgio Frota, atual Presidente do Sampaio Corrêa Futebol Clube – que indubitavelmente tem méritos no atual estágio técnico-administrativo do Tricolor Maranhense – terá que pensar num planejamento diferente com a provável ascensão do clube para a série B.
Enquanto desportistas, entendemos que somente um descarrilamento poderá tirar o Sampaio Corrêa do acesso para a série B em 2014. Mas ainda não é hora de “calçar tamancos e sair desfilando pela Rua Grande”, como fizeram no passado não tão distante, alguns jogadores e dirigentes que gostavam de aparecer.
E, assim, fala bobagem que diz que “isso está muito distante”, para que os dirigentes “bolivianos” iniciem um trabalho de planejamento para garantir a vida do Tubarão na série B. Mais difícil que subir para a série B, é permanecer por lá por mais de uma temporada. Se não pensam assim, deixem para “planejar” apenas na véspera e arquem com a responsabilidade e depois chorem o leite derramado.
O time atual do Sampaio Corrêa é bom o suficiente para ascender à série B. Mas não é bom o suficiente para permanecer naquela série. Mudanças e contratações pontuais – sem contar a estrutura organizacional em meios às disputas das competições domésticas – precisarão ser feitas.
Imaginemos que nos dias atuais, a DESPESA do Sampaio Corrêa se aproxime dos R$ 200.000,00/mês – isso sem contar as obrigações sociais, imperdoáveis. Na série B, o Sampaio Corrêa precisará projetar por baixo, R$ 600.000,00/mês.
Imaginemos, ainda, que, dessa DESPESA, por volta dos 70% (setenta porcento) sejam advindos “dos bolsos” dos dirigentes (ou, como seria lógico, “dos bolsos do Presidente”, pela forma autoritária como ele administra o clube) e os 30% (trinta porcento) restantes da RECEITA advindos das arrecadações dos jogos, onde a torcida tem comparecido em elogiável número.
Pois, é inteligente começar a planejar 2014 com os olhos e miolos voltados para esses últimos 30% (trinta porcento).
Classificado o Sampaio Corrêa para a série B em 2014, “acabou” o dia de domingo para as disputas do campeonato brasileiro. Acabou o único dia em que a torcida tem meios e motivação para comparecer aos jogos de futebol. Todos os 38 jogos serão às terças-feiras e sextas-feiras ou, esporadicamente nos sábados, nesse dia quase sempre transmitido por canal fechado de televisão.
Entre os atuais disputantes da série B, o Ceará, Figueirense, Avaí, Atlético/GO, Sport, Paysandu e ABC são os únicos dos seus estados que carregam torcedores para os seus jogos. Todos esses estão vivendo crises financeiras porque, dentro de campo, os times montados não têm correspondido. E isso afasta torcedor dos estádios nas noies de terça e sexta-feiras.
Ficam a lembrança e o conselho: planejem e não esqueçam de montar um bom time para, subindo, permanecer na série B. Aceitem se quiser.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!