Carnaval dos 400 anos na Passarela do Samba

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Carnaval dos 400 anos na Passarela do Samba


Já está quase tudo pronto para o espetáculo de cores, brilhos e ritmos na Passarela do Samba. Durante os dias 16 a 21 e 24 de fevereiro, a população poderá prestigiar os desfiles oficiais, onde 104 agremiações são esperadas para a disputa do título de campeões do Carnaval 2012. Este ano, as comemorações em homenagem aos 400 anos de São Luís conferem um tônus especial à festa, que tem como tema “Carnaval de São Luís – 400 vezes mais feliz”.

Para a realização do evento, a Prefeitura investiu cerca de R$ 6 milhões (seis milhões de reais), distribuídos entre montagem da Passarela, sonorização, segurança, pagamento de premiação e outros serviços e o apoio financeiro às agremiações carnavalescas que desenvolverem o enredo em homenagem ao aniversário da cidade.

A grandiosidade da festa pode ser percebida não só na quantidade de atores e recursos envolvidos, mas também na estrutura que será oferecida. Toda a área onde está sendo montada a Passarela está recebendo um tratamento especial para proporcionar aos foliões segurança e conforto durante a folia de momo. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e a Cité Luz estão providenciando nova instalação elétrica, desta vez subterrânea, e o recapeamento asfáltico da avenida utilizada para os desfiles, no Anel Viário.

A Passarela do Samba comportará um público de nove mil pessoas por dia, distribuídas em quatro módulos de arquibancadas com capacidade para seis mil lugares; mais de 60 camarotes, onde 25 estão disponíveis para a comercialização, cada um com capacidade para 20 pessoas; 2500 cadeiras de pista, localizadas à margem da Passarela. Tudo isso ao longo de 214 metros, extensão utilizada para os desfiles.

A Fundação Municipal de Cultura (Func), órgão executor do evento, espera receber um público de aproximadamente 65 mil pessoas durante todos os sete dias de festa. O acesso à Passarela é gratuito e o ingresso deve ser retirado horas antes dos desfiles na bilheteria do local. Desta forma, a distribuição dos ingressos estará sujeita ao limite de nove mil lugares, não podendo ultrapassar esta margem.


“Estamos preparando uma grande festa para que as agremiações façam o seu espetáculo em grande estilo e para proporcionar ao público diversão com conforto e segurança. Estamos felizes em poder celebrar essa grande festa voltada para as comemorações dos 400 anos de São Luís. Teremos, sem dúvida, um ótimo Carnaval”, afirmou o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

A abertura oficial do Carnaval, na Passarela do Samba, acontecerá no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 19 horas, com a entrega da chave da cidade pelo prefeito João Castelo ao Rei Momo e à Corte do Carnaval. Logo em seguida, as Turmas de Samba Mirins iniciam os desfiles da noite.

Às 20 horas, desfilarão as Tribos de Índio - Tupiniquins, Curumim, Tapiaca Uhu, Sioux, Guajajaras, Tupinambá (Iguaíba), Guarani, Navajo, Kamayurá, Carajás, Itapoã, Os Tupinambás (Anjo da Guarda) e Upaon-Açu. Depois, é a vez dos Blocos Tradicionais (hour concur) da Apae, Anjos Gladiadores e Boêmios do Ritmo. E, a partir da meia noite, as Turmas de Samba encerram a programação do dia – Ritmistas de São José de Ribamar, Ritmistas da Madre Deus, Vinagreira do Samba e Fuzileiros da Fuzarca.





Desfiles Oficiais - A ordem dos desfiles dos Blocos Tradicionais dos grupos ‘A’ e ‘B’, Blocos Organizados e das Escolas de Samba foi definida por meio de sorteio, que acontecerão nas próprias entidades representativas.

Blocos Tradicionais - Do sorteio para definir a ordem de desfile dos Blocos Tradicionais só não participaram os blocos que subiram para o grupo ‘A’ (Os Vigaristas do Ritmo, Os Apaixonados e Os Perfeccionistas) e os três que desceram para o grupo ‘B’ (Geração do Ritmo, Reis da Liberdade e Alerquim de Ouro), e assim abrem os desfiles.

O desfile dos 22 blocos do grupo ‘B’ acontecerá na sexta-feira (17) e será aberto pelos dois blocos que não participaram do concurso no ano passado: Príncipe da Meia Noite e Bola de Prata. Logo em seguida, desfilam Geração do Ritmo, Reis da Liberdade, Arlequim de Ouro, Vinagreira Show, Os Malabaristas, Os Fenomenais, Os Guerreiros, Os Especialistas do Ritmo, Cia do Ritmo, Renovação do Ritmo, Os Gaviões do Ritmo, Falcão de Prata, La Boêmios de Fátima, Os Tropicais do Ritmo, Alegria do Ritmo, Fênix, Tradicionais do Ritmo, Os Curumins, Os Vingadores, Os Gladiadores e Os Inacreditáveis.

Já no dia 18 (sábado), acontecem os desfiles dos 22 Blocos Tradicionais do grupo ‘A’, que ficará assim: Os Vigaristas do Ritmo, Os Apaixonados, Os Perfeccionistas, Mensageiros da Paz, Dragões da Liberdade, Os Guardiões, Os Fanáticos, Originais do Ritmo, Kambalacho do Ritmo, Príncipe de Roma, Os Vampiros, Os Indomáveis, Os Feras, Pierrot, Os Vigaristas, Os Versáteis, Os Magnatas, Os Brasinhas, Os Diplomáticos, Os Tremendões, Os Foliões e Os Trapalhões.

Escolas de Samba e Blocos Organizados – A ordem do desfile para as Escolas de Samba foi definida em Assembléia Geral convocada pela União das Escolas de Samba do Maranhão (Uesma), na sede da entidade, e obedeceu à ordem de classificação de 2011. Assim, as escolas classificadas na ordem par desfilarão no domingo (19) e as de ordem ímpar irão desfilar na segunda-feira gorda de carnaval, dia 20 de fevereiro.

A novidade deste ano fica por conta do concurso dos Blocos Organizados que antecederá os desfiles das Escolas de samba. Desta forma, nove blocos desfilarão no domingo (19) e sete na segunda-feira (20). Com isso, a ordem dos desfiles ficará assim:

Dia 19 (domingo), a partir das 18 horas, desfile dos Blocos Organizados: Unidos da Vila Embratel II, Mocidade de Fátima, Sambista Caroçudos, Beatos do Samba, Canto Quente, Unidos de São Roque, Os Cobras das Estrelas, Dragões da Madre Deus e Os Liberais. A partir das 21 horas, começam os desfiles das Escolas de Samba: Unidos de Fátima, Túnel do Sacavém, Unidos de Ribamar, Turma do Quinto e Marambaia.

Dia 20 (segunda-feira), a partir das 18 horas, desfile dos Blocos Organizados: Super Sambista, Pau Brasil, No Maranhão O Babaçu Abunda, Unidos do Porto Grande, Turma do Saco, Os Gorjeadores e Unidos da Vila Isabel. A partir das 21 horas, começam os desfile das Escolas de Samba: Mocidade da Cohab, Terrestre do Samba, Império Serrano, Turma de Mangueira, Flor do Samba e Favela do Samba.

Na terça-feira de carnaval, dia 21 de fevereiro, o dia será dedicado aos desfiles e shows dos Blocos Afros. A programação iniciará às 18 horas com o desfile de Alegorias de Rua: Tijupá, Casinha da Roça e Tapera. E, a partir das 19 horas, começam os desfile dos Blocos Afros: GDAM, Akomabu, Juremê, Garotinhos Beleza, Abibimã, Oficina Affro, Afro Ominirá, Didara, Abiyêyê Maylô, Aruanda e Netos de Nanã. O encerramento ficará por conta de shows com cantores afros.

Apuração – A apuração do concurso acontecerá na quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro, a partir das 14 horas, no Auditório do Comando Geral da Policia Militar, localizado no retorno do Calhau.

Desfile dos Campeões - Este ano, o desfile dos campeões acontecerá no dia 24 de fevereiro, sexta-feira seguinte ao resultado do concurso, e reunirá os três primeiros colocados de cada categoria – Blocos Organizados, Blocos Tradicionais e Escolas de Samba para desfile e entrega de troféus.

Horário dos Desfiles – De acordo com a Promotoria de Justiça especializada na proteção ao meio ambiente, urbanismo e patrimônio cultural, baseada na lei delegada nº 200, de 24 de setembro de 2009, em seu artigo 177, o uso de som mecânico é limitado até as 03 horas da manhã. Desta forma, os desfiles na Passarela do Samba deverão obedecer ao tempo-limite para as apresentações dos blocos e escolas de samba.

Parceiros – “A Func é organizadora do evento, mas sem as competências de cada órgão seria impossível a realização do Carnaval. Todos os anos realizamos uma reunião para acertar os detalhes quanto ao aparato logístico, para garantir diversão e segurança aos foliões durante os dias de desfiles na Passarela do Samba”, destaca Euclides Moreira Neto.

Assim, a Func conta com a parceria das secretarias municipais de Turismo (Setur), de Saúde (Semus), de Comunicação (Secom), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Urbanismo e Habitação (Semurh), de Trânsito e Transporte (Smtt), da Criança e Assistência Social, (Semcas), de Segurança Alimentar (Semsa), de Segurança (Semusc), Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), além da 1ª Vara da Infância e Juventude, Centrais Elétricas do Maranhão (Cemar), Cité Luz, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Delegacia de Costumes e Conselho Regional de Engenharia (Crea).

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!