Governo do Estado vai gastar 15 milhões com a folia momesca de 2012

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Governo do Estado vai gastar 15 milhões com a folia momesca de 2012

Com o tema Viva São Luís-Carnaval 400 anos, a folia será animada por mais de 1.500 brincadeiras



O governo do Estado já definiu a programação para a Folia de Momo deste ano. Com o tema Viva São Luís - Carnaval 400 anos, serão mais de 1.500 apresentações de 16 a 21 de fevereiro, fim de semana gordo do Carnaval. Enquanto isso, desde a sexta-feira, dia 20, o pré-Carnaval teve sua programação intensificada nos bairros de São Luís, com apresentações de sexta-feira até hoje, e a inclusão dos Vivas no circuito das festas pré-carnavalescas. O governo do Estado investirá R$ 15 milhões no Carnaval 2012, que traz algumas novidades em relação ao ano passado.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) já concluiu o Plano Oficial do Carnaval 2012, que será desenvolvido pelo Governo do Maranhão em todas as cidades do estado, durante a folia momesca. A apresentação do Plano e todos os detalhes da programação carnavalesca acontecerão logo que a governadora Roseana Sarney voltar de viagem, o que está previsto para acontecer até o fim deste mês.





Segundo o secretário de Cultura, Luís Bulcão, o governo manterá sua política de fortalecer o Carnaval de rua. "Ainda no seu primeiro mandato, a governadora Roseana Sarney demonstrou sua intenção em resgatar essa tradição da capital e desde então temos trabalhado no sentido de tornar cada vez mais forte, atrativo e seguro os circuitos de rua do Carnaval", afirmou.

A programação será desenvolvida nos circuitos São Pantaleão, Deodoro-Cajazeiras, Madre Deus e Praia Grande. "Somente na Praia Grande serão quatro pontos de folia, nos quais se apresentarão blocos tradicionais, afro, organizados, alternativos, artistas maranhenses, grupos folclóricos, escolas de samba, entre outras atrações", informou Luís Bulcão. Na Praia Grande, serão instalados palcos na Praça Nauro Machado, Praça da Faustina, Canto da Cultura e Praça dos Catraeiros.

A Avenida Litorânea também será palco de festas. Pelo corredor da folia que será armando na orla de São Luís, se apresentarão atrações nacionais como a banda baiana Sarypa, destaque do Axé. Tendas de música eletrônica integram a programação à beira-mar. "Na Litorânea faremos um Carnaval para a juventude. Faremos um grande baile popular com a participação de trios, além de um palco por onde passarão os nomes do Carnaval maranhense, como bandas, grupos e blocos", comentou o secretário de Estado da Cultura.

Nos bairros de São Luís, as apresentações acontecerão nos Vivas. Além disso, três jardineiras circularão pela capital levando várias atrações à população que preferir curtir a Folia de Momo próximo de sua casa. "Faremos um Carnaval para toda a população do estado, de forma que todo mundo possa se divertir com tranquilidade, assistindo às apresentações de sua preferência no local que achar mais atrativo", afirmou Luís Bulcão.

Premiação - A partir deste ano, o Governo do Estado passará a premiar as apresentações que mais se destacarem durante os dias oficiais de Carnaval. Os prêmios serão em dinheiro e troféus, e serão divididos em categorias, de acordo com o tipo de brincadeira.

Os critérios para a concessão da premiação serão discutidos ao longo desta semana pela Secma e serão anunciados junto com o Plano de Carnaval. Os eventos e o apoio que o Estado dará às festas no interior serão definidos em audiências no Palácio Henrique de La Rocque, junto com o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, e deputados estaduais.

Pré-Carnaval

Desde o dia 1º de janeiro, o Governo do Estado está promovendo eventos de pré-Carnaval no bairro Madre Deus. Desde a semana que passou, a programação, que era realizada somente aos domingos, passou a acontecer desde sexta-feira. É o Fim de Semana Macro do Pré-Carnaval. Nestes dias ocorrerem apresentações de blocos tradicionais, organizados, afro, shows de artistas locais, escolas de samba e tribos de índio. Serão sete pontos de folia na Madre Deus e cinco Vivas, além do cortejo no circuito Deodoro- Praia Grande.

Nos bairros de São Luís, continuam os arrastões das bandas de Carnaval. Aos sábados, o Bloco da Imprensa reúne profissionais e amigos da imprensa na Praia Grande. Aos domingos, na Ponta d''Areia, quem comanda a festa é a Bandida. O Boneco Guelo arrasta milhares pelas ruas do Vinhais, e no Cohatrac quem faz a festa é o Lapada.

Domingo

Neste domingo, a partir das 16h, diversas atrações promovem um arrastão pelas ruas do Centro Histórico (Ceprama, Ponto de Fuga, Ponto do Gavião, Ponto do Meio, Vila Gracinha, Beco das Minas, Praça da Saudade, e Vivas Liberdade, Estiva, Cidade Operária, João Paulo e Bairro de Fátima. Vão se apresentar blocos tradicionais, alternativos, afros, organizados, escolas de samba, tribos de índio, tambor de crioula, além de shows com artistas locais, bandas de Carnaval e grupos folclóricos.

Números do Carnaval 2012

104 agremiações

11 escolas de samba

45 blocos tradicionais

16 blocos organizados

11 blocos afro

6 dias de desfiles

12 premiados

15 mi investimento do Governo do Estado

1 comentários:

EDINALDO MACIEL disse...

ONDE FICA A SAUDE DOS MARANHENSES?

Postar um comentário

visualizações!