5ª FEIRA DO LIVRO SERÁ ENCERRADA NESTE DOMINGO

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

5ª FEIRA DO LIVRO SERÁ ENCERRADA NESTE DOMINGO

A maior festa literária do Maranhão encerra com grande participação popular


Durante dez dias a cidade escreveu mais um capítulo desta grande obra literária, artística e cultural do estado, a Feira do Livro de São Luís. Em sua quinta edição, o evento, que é empreendido pela Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), alcançou a sua meta principal: garantir o fomento das cadeias criativa, produtiva e mediadora da leitura.

Tendo poesia como eixo temático, elegeu o maior representante deste gênero literário, o jornalista, poeta e membro da Academia Maranhense de Letras, José Chagas como o patrono desta edição. Além dele, foram homenageados outros ícones da literatura, artes e cultura de São Luís: o teatrólogo Aldo Leite, a escritora Sônia Almeida, o compositor e cantor João do Vale, e o historiado e escritor Mário Meireles.


Grandiosa estrutura - A população se fez presente no evento, movimentando os mais de 20 espaços montados em uma área de seis mil m², abrangendo a Praça Maria Aragão, Espaço Cultural e o Centro de Formação de Educadores/Semed (Rua Rio Branco).

Os protagonistas da festa, os livros, tiveram um amplo espaço climatizado e ambientado para abrigar os 64 estandes instalados com cerca de 20 mil títulos, proporcionando ao público visitante uma variedade de obras, além de segurança e conforto.

Paralelo ao espaço de comercialização de livros, que teve dimensão fundamental para o êxito do evento, uma programação centrou as atividades na importância da leitura no desenvolvimento humano e educacional, capacitando educadores, estudantes universitários e alunos do ensino fundamental e médio. Envolvendo assim, uma gama enorme de atores que contribuíram diretamente para a realização do evento, entre eles, os escritores locais e convidados de estados, editores, livreiros, distribuidores, professores, bibliotecários, arte-educadores, animadores culturais e artistas.

Adversidades - A estrutura desta 5ª edição, também não deixou por menos, foi ousada e inovadora. A organização enfrentou o desafio de montar a grandiosa estrutura em um curto período de tempo. No entanto, todas as dificuldades foram superadas, garantindo o pleno funcionamento da Feira.

Apesar das adversidades que se instalaram nos últimos dias na cidade, causando insegurança e desconforto geral na população, a Feira obteve uma grande circulação de pessoas que visitaram os espaços, participaram das atividades e consumiram os serviços do evento.

“A intensa participação popular demonstra a consolidação deste evento como um dos mais importantes do calendário cultural da cidade. A Feira realmente proporciona um momento singular na vida de nossa cidade e, mesmo baseada em um modelo já tão aplicado Brasil afora, obtêm aqui um ar próprio e uma tonalidade aplicada pela forte tendência literária local. Todo o nosso esforço e empenho para realizar este grande evento é recompensado quando enxergamos o contentamento e a alegria estampada na fisionomia de todos que visitam a Feira”, afirma emocionado o presidente da Func, Euclides Moreira Neto

Números alcançados - Durante a semana cerca de 400 escolas municipais, estaduais e particulares participaram do evento através da visitação monitorada, atingindo assim a soma de três mil estudantes.

Assim, muitas crianças e jovens participaram estimuladas pelas 72 oficinas, pelos mais de 30 espetáculos teatrais, pelas 45 contações de histórias, pelos jogos e brincadeiras.

Nesta edição também foram lançados e re-lançados por escritores locais e nacionais 54 títulos. 67 palestras, seminários e oficinas foram realizados durante a Feira nos auditórios José Chagas e Aldo Leite; 18 escritores no café literário; aproximadamente 1.000 educadores participaram de 48 palestras, mini-cursos e oficinas de capacitação no espaço Casa do Professor. No Teatro Reynaldo Faray foram 44 apresentações teatrais, além das mais de 30 intervenções poéticas.

Parcerias - A 5ª Feira do Livro de São Luís é promovido pela Prefeitura por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), co-realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), com apoio da Vale, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IGHM), Academia Maranhense de Letras (AML), além dos órgãos e secretarias municipais

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!