7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática, diz MEC
Dados do Saeb 2017 divulgados
nesta quinta-feira (30) mostram que o ensino fundamental avançou, mas o ensino
médio segue estagnado.
Sete de
cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e
matemática. Entre os estudantes desta etapa de ensino, menos de 4% têm
conhecimento adequado nestas disciplinas. É o que mostram os dados do Sistema
de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 divulgados pelo Ministério da
Educação(MEC) nesta
quinta-feira (30).
O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo
federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada
etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino
médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em português e
matemática extraídas da Prova Brasil, e pelo Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) que ainda não foi divulgado.
Pela primeira vez, o MEC classificou os níveis de
proficiência que estão organizados em uma escala de 0 a 9 - quanto menor o
número, pior o resultado. Níveis de 0 a 3 são
considerados insuficientes; entre 4 e 6 os alunos têm nível de conhecimento básico; e a partir de 7 até 9, adequado.
Etapa mais problemática da educação básica, o
ensino médio foi classificado no nível 2 de proficiência. Em matemática, 71,67%
dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado. Desses, 23% estão no nível 0,
o mais baixo da escala de proficiência. Em português, 70,88% dos dos alunos têm
nível insuficiente de aprendizado, sendo que 23,9% estão no nível zero, o mais
baixo.
Evolução na série histórica
Se avaliada a série histórica do Saeb, é possível
notar a estagnação do ensino médio. Houve pequeno incremento nas médias de
proficiência em língua portuguesa desde 2009. Nesta edição do Saeb, a nota foi
de 268 pontos, um ponto a mais do que o registrado em 2009 (veja os gráficos abaixo).
Em matemática, o cenário do ensino médio é ainda
pior: houve queda em relação ao registrado em 2009. Naquele ano, a média de
matemática do ensino médio era de 275 pontos, e em 2017, caiu para 270.
Os números na prática
Do ponto de vista pedagógico, os números do ensino
médio significam que:
·
em português - a maioria dos estudantes brasileiros não consegue localizar
informações explícitas em artigos de opinião ou em resumos, por exemplo.
·
em matemática - a maioria dos estudantes não é capaz de resolver problemas com
operações fundamentais com números naturais ou reconhecer o gráfico de função a
partir de valores fornecidos em um texto.
Estas habilidades fazem parte das matrizes de
referência do MEC e são esperadas em estudantes classificados em níveis
proficiência superiores ao insuficiente.
“É possível que o ensino fundamental ultrapasse na
escala o ensino médio, o que seria um absurdo e é, literalmente, o fundo do
poço”, diz o ministro da Educação Rossieli Soares
Evolução das proficiências médias em língua portuguesa no Saeb
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