Cinema do Maranhão em evidência. Curta maranhense “Aquarela”, leva dois Kikitos na 46ª edição do Festival do Cinema de Gramado

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Cinema do Maranhão em evidência. Curta maranhense “Aquarela”, leva dois Kikitos na 46ª edição do Festival do Cinema de Gramado




SÃO LUÍS - O curta-metragem maranhense “Aquarela” levou dois prêmios na 46° edição do Festival do Cinema de Gramado. Os cobiçados Kikitos foram para Melhor Desenho de Som, para Fábio Carneiro Leão e Melhor Montagem, para Thiago Kistenmacker. “Aquarela”, produzido pelos diretores e roteiristas Thiago Kistenmacker e Al Danuzio, com produção executiva da atriz e produtora Luna Gandra, também está no Festival Internacional de Curta-Metragem de São Paulo, que ocorre até o dia 2 de setembro.

Com enfoque na violência das grandes cidades e tendo como pano de fundo a realidade das penitenciárias brasileiras, o filme maranhense, que tem duração de 15 minutos, retrata o abuso sofrido pelas mulheres dos detentos atrás dos muros do presídio. A produção, baseada em fatos reais, conta a história de Ana, uma jovem que mora com sua sogra e filha enquanto Marcelo, seu noivo, aguarda julgamento preso. Ignorando o pedido dele, ela o visita na penitenciária e a humilde família passa a ser ameaçada pelo líder da facção mais violenta do local. Ana detém o destino de Marcelo nas mãos, em uma situação onde todos se encontram encarcerados.
O filme foi rodado na capital maranhense, com a participação de quatro atores, mais elenco de apoio e figuração. A equipe de arte, formada por Cris Quaresma (diretora de Arte), Diones Caldas (cenotécnico) e Neila Albertina (estagiária), construiu uma cela, onde parte da história se desenrola.
A 46ª edição do Festival de Gramado teve 365 filmes inscritos que foram avaliados por uma comissão de seleção formada por Camila de Moraes, diretora; Karine Emerich, produtora e diretora; Sérgio Fidalgo, ator e produtor; Stephen Bocskay, professor e escritor; e Tatiana Sager, produtora e diretora. O curta foi produzido com recursos da premiação do 1º Edital de Audiovisual do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com o Fundo Setorial Audiovisual (FSA).
Equipe do filme celebrando a premiação em Gramado
Festival 

A premiação ocorreu na noite de sábado (25), e teve como vencedor o filme "Ferrugem", que conquistou o Kikito de Melhor Filme Nacional do Festival do Cinema de Gramado. "Las Herederas", filme paraguaio, ganhou o prêmio de melhor longa estrangeiro e "Guaxuma", animação feita em areia, foi reconhecida como o melhor curta nacional. O público que participou das sessões da mostra competitiva escolheu "Benzinho" como o melhor filme do ano. Reconhecido pela crítica, o filme também levou o prêmio especializado.
O festival concedeu uma menção honrosa a "A Cidade dos Piratas", animação do gaúcho Otto Guerra que levou às telas uma mistura de sonho e realidade, ficção e documentário, em um filme que aborda a rejeição da cartunista Laerte a seus antigos personagens do quadrinho "Piratas do Tietê". l


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!