Três projetos do Maranhão selecionados em edital da Oi
Tecnologia do Blogger.

Três projetos do Maranhão selecionados em edital da Oi

Maranhão na tela foi um dos projetos selecionados

Eventos ocorrerão este ano e ano que vem em cidades como São Luís e Timon; ao todo foram aprovados 73 projetos de 11 estados
“Maranhão na Tela – 10 anos”, “Timon Junino 2016” e “Bumba-Meu-Canto – 1º Festival de Sotaques” foram os projetos locais selecionados pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. A divulgação foi feita semana passada e foram beneficiados 73 projetos de 11 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, intermídia, dança, tecnologia e novas mídias, artes visuais, cultura popular e literatura. A lista completa pode ser acessada no sitewww.oifuturo.org.br.


O Maranhão na Tela, festival de cinema focado no fomento à produção audiovisual maranhense, realizou, mês passado, sua 8ª edição, também com o patrocínio da Oi. Na ocasião foram exibidos filmes nacionais e maranhenses de curta e longa-metragem, animações, mostras, além de cursos e oficinas de capacitação. Já o Timon Junino ocorrerá na cidade de Timon em celebração aos festejos de são João.
Além do Maranhão, nesta edição foram selecionados projetos culturais da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Programa, que destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura, inclui projetos da linha de seleção nacional e iniciativas voltadas para a programação dos centros culturais Oi Futuro, no Rio de Janeiro.
Entre as novidades desta edição estão o Festival Contrapedal (SP), evento de sucesso no Uruguai que reúne a nova cena musical da América Latina e agora chega ao Brasil; Meeting of Favela (RJ), que vai reunir mais de mil representantes da arte urbana em uma comunidade na Baixada Fluminense; 3º Festival Internacional de Arte Urbana (CE); Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia (DF), Conexões Sonoras (BA), que une shows e multiplataforma digital, o projeto de valorização da cultura popular Casa das Palavras - Luz, Cultura e Movimento (RN), o multimídia Salvador Mapping (BA), entre outros.
Outra ênfase da seleção é em festivais de música, caracterizados pela mobilização de público e reforçando o posicionamento do Oi Futuro na formação de plateias e no apoio a projetos que promovem a difusão da produção cultural realizada em todo o território nacional. Entre os exemplos estão Fest Bossa & Jazz (RN), Festival Satélite061 24hNoar (DF), Festival Se Rasgum (PA) e outros.
O cinema brasileiro foi contemplado por meio de festivais como Festival do Rio (RJ), Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), AnimaMundi (SP), Festival Ibero-Americano de Cinema – 26º Cine Ceará (CE), Goiânia Mostra Curtas (GO), Maranhão na Tela (MA); seja no patrocínio à distribuição do longa-metragem “My Name is Now, Elza Soares”, sobre a vida da cantora.



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!