Nova estrutura do Palácio Cristo Rei é inaugurada

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Nova estrutura do Palácio Cristo Rei é inaugurada

Fachada do Palácio Cristo Rei, no Centro, sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão

  • O prédio, que é sede da reitoria da UFMA, ganhou acessibilidade aos três andares da edificação com a instalação de um elevador e ainda incluiu um espaço de café, atendendo às necessidades de atendimento ao público.

  • Foi inaugurada na sexta-feira, 4, a nova estrutura do edifício Palácio Cristo Rei, sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na praça Gonçalves Dias, no centro de São Luís. O imóvel foi restaurado por meio de um montante de R$ 2,36 milhões provenientes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e faz parte do PAC Cidades Históricas, projeto do Governo Federal, que contempla a intervenção nas praças Deodoro, Pantheon e Alameda e a Rua Grande, na região central da capital maranhense.

    “É uma conquista e um presente que a UFMA oferece à comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A história da universidade está aqui e merece esse cuidado, essa requalificação. Esse já é 4° prédio da instituição que recebe essa restauração. Entre essas construções, estão o da Faculdade de Direito e o Palacete Gentil Braga”, explicou Nair Portela, reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
    Com a obra, o prédio ganhou acessibilidade aos três andares da edificação com a instalação de um elevador e ainda incluiu um espaço de café, atendendo às necessidades de atendimento ao público. Também foram reformulados o layout dos espaços internos, resgatada a entrada social lateral pelo jardim, restaurados elementos artísticos integrados do prédio, como portões, balcões e esculturas e proposto um novo projeto museográfico.
    “Nós iniciamos esse projeto quando São Luís apresentou o seu plano de restauração ao PAC. A intervenção contempla a história da cidade e oferece mais dinamismo cultural”, ressaltou Kátia Bogéa, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
    Palácio e Reitoria
    Tombado pelo Iphan, como parte do Conjunto da Praça Gonçalves Dias, o Palácio Cristo Rei é um sobrado construído em 1838, em estilo tradicional luso-maranhense, com características de um barroco tardio e um impotente jardim. Concebido como residência para a família de um comendador, o sobrado de três pavimentos foi sede de diversas instituições ao longo dos anos, até ser adquirido pela UFMA.
    Incêndio
    Na década de 1990, o prédio passou por um grande incêndio e foi então restaurado, passando a receber um memorial para resgatar e preservar a memória da universidade.
    Frase
    "A história da universidade está aqui e merece esse cuidado, essa requalificação"
    Nair Portela
    Reitora da Universidade Federal do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!