IPHAN DESARQUIVA PROCESSO DOS BLOCOS TRADICIONAIS DO MARANHÃO

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

IPHAN DESARQUIVA PROCESSO DOS BLOCOS TRADICIONAIS DO MARANHÃO



O processo dos Blocos Tradicionais do Maranhão para ser reconhecido Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN foi desarquivado......

O comunicado foi feito Por Hermano Fabrício Guaianais e Queiroz, Diretor do Departamento Imaterial do IPHAN, por meio do Ofício 079/2017-GAB/DPI/IPHAN, datado de 7 de jnho de 2017 e dirigido a Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão, após gestão proposta no mês de novembro de 2016, por provocação do investigador científico da Universidade de Aveiro, Euclides Moreira Neto, do Programa Doutoral em e Estudos Culturais,, que percebendo a importância da manifestação cultural Bloco Tradicional do Maranhão não aceitava o arquivamento prematuro do inventário feito na gestão do prefeito João Castelo.


Com esse desarquivamento feito pelo DPI/IPHAN, agora é possivel a reavaliação da manifestação Bloco Tradicioal do Maranhão ser considerada “Patrimonio Cultural Imaterial do Brasil”.

Essa notícia foi trasmitida ao investigador Euclides Moreira Neto pela produtora cultural Silvana Fontenele, do BTM "Os Brasinhas", que também é dirigente da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão.
O inventário dos BTMs foi feito no período de 2009 a 2012 sob a coordenação da produtora cultural Maria Michol Pinho de Carvalho (falecida em novembro de 2012), na gestão do professor Euclides Moreira Neto, quando foi presidente da Fundação Municipal de Cultura, na gestão do Prefeito João Castelo (também já falecido).

O professor Euclides Moreira Neto, após receber a notícia do desarquivamento do processo o inventário dos BTMs avaliou que agora cabe as Institições Culturais locais e os Blocos Tradicionais do Maranhão se organizarem e fazer gestões junto ao IPHAN para que esse reconhecimento venha o mais rápido possivel, pois a atual presidente do IPHAN é maranhense, a Dra. Kátia Borgea, e isso poderá ser um ponto positivo para os grupos dessa manifestação cultural.

O professor Euclides acredita que a inoperância das grestões que lhes sucedeu à frente da política cultural do município tenha sido uma das causa para que o processo do inventário dos BTMs tenha sido arquivado prematuramente em 2014. Agora com esse desarquivamento é possivel "nós maranhenses termos mais uma manifestação cultural reconhecida como “Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”, a exemplo das manifestações culturais do Tambor de Crioula e Bumba Meu Boi"  

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!