Oficinas, workshops, competição de filmes e mostras inéditas dão continuidade ao 40º Festival Guarnicê de Cinema

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Oficinas, workshops, competição de filmes e mostras inéditas dão continuidade ao 40º Festival Guarnicê de Cinema


            As atividades do 40º Festival Guarnicê de Cinema continuam movimentando o Centro Histórico de São Luís durante a semana, com a presença de artistas e profissionais de todo o Brasil. Nesta segunda-feira (5), a competição entre filmes que concorrem ao Troféu Guarnicê continua, além da exibição de mostras infantis, nacionais, maranhenses, de reprises e do início das ações formativas. A programação se divide entre o Teatro Alcione Nazareth, o Cine Praia Grande, o Cine Teatro da Cidade e a sede do Departamento de Assuntos Culturais (DAC-UFMA), na Rua Humberto de Campos. O festival segue até sábado, 10.


Os workshops e as oficinas gratuitos têm início nesta segunda, oferecendo os conteúdos de direção cinematográfica, direção de fotografia, produção para cinema, atuação para vídeo, roteiro cinematográfico, som em cena, montagem e “artesãos da imagem – o pensamento criativo em direção de arte para cinema, do roteiro à concepção e execução”, com ministração de professores da Academia Internacional de Cinema (AIC), que fecharam parceria inédita com o Guarnicê para esta edição comemorativa.

Já dentre a exibição de filmes, a Mostra “40 anos: Clássicos Maranhenses” estreia às 14h no Cine Praia Grande, trazendo uma oportunidade de rever ou conhecer produções que marcaram a história do audiovisual local. Além dela, a Mostra “Guarnicezinho” exibe curtas-metragens de animação voltadas para crianças a partir das 9h e é reprisada às 15h no Cine Teatro da Cidade. Outra opção é a mostra “Brasil Ontem e Hoje”, às 14h30 e às 16h30 no Teatro Alcione Nazareth, com filmes gravados em vários estados do país.

A nível competitivo, novos filmes são apresentados a partir das 19h, concorrendo ao Troféu Guarnicê: “Balada Para os Mortos” (Lucas Sá - Maranhão e Rio Grande do Sul); “O Quebra Cabeça de Tarik” (Maria Leite – Minas Gerais); “Confidente” (Karen Akerman e Miguel Seabra – Rio de Janeiro) e “Ridículos” (Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge – Bahia). Às 12h, haverá reprise dos filmes “O Tempo Passa” (Diego Bauer – Amazonas); “Abissal” (Arthur Leite – Ceará); “A Nova Melancolia” (Álvaro Andrade Alves e Marcus Curvelo – Bahia e Minas Gerais) e “Para Ter Onde Ir” (Jorane Castro – Pará), exibidos no domingo.

O 40º Guarnicê é promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/UFMA), tem patrocínio do Mateus e do Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Tem apoio do Banco do Nordeste, Fundação Sousândrade, Universidade FM e TV UFMA, Academia Internacional de Cinema (AIC), Prefeitura de São Luís, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e Rock Filmes. 


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!