Encontro discute plano de salvaguarda do Bumba-meu-boi do Maranhão

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Encontro discute plano de salvaguarda do Bumba-meu-boi do Maranhão



O objetivo do evento é propor discussão com os detentores do Bumba-meu-boi dos diversos sotaques as medidas de salvaguarda a serem inseridas no Plano.

Na próxima segunda-feira (05), integrantes dos grupos de Bumba-meu-boi do Maranhão reúnem-se juntamente com gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal, para um amplo debate acerca da política pública para a preservação desse bem cultural e a construção do Plano de Salvaguarda. O encontro se estenderá até o dia 06 (terça-feira) e acontecerá no auditório da Escola de Música Liláh Lisboa, das 14 às 18 horas.


O evento é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa de Religião e Cultura Popular da UFMA e representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão e Orquestra.

A programação será dividida em duas etapas. Em um primeiro momento os participantes serão divididos em grupos de trabalho. A discussão será feita dividindo-se as propostas em duas categorias: gerais, que envolvem o bem cultural em todos os estilos; e específicas - relacionadas às questões de cada sotaque.

No segundo momento serão apresentados os resultados das discussões dos grupos para o público maior a fim de consolidar o documento final a partir do qual será elaborado o texto do plano de salvaguarda. A expectativa é envolver um público estimado em 200 representantes de grupos de Bumba-meu-boi.

Para o Superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Abreu Itapary,  o encontro é de fundamental importância que se dê início ao processo de construção do plano de salvaguarda. “Somente através das discussões e apontamentos dos detentores será possível o desenvolvimento de ações de proteção desse bem cultural. Do encontro sairá uma Comissão, eleita pelos praticantes do bem cultural, que atuará junto ao Iphan na elaboração do texto final do Plano de Salvaguarda do Bumba-meu-boi”, observou.

Plano de Salvaguarda – O processo de registro do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi foi inciado em 2001, com a realização do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), e concluído em 2011, com a concessão do título de Patrimônio Cultural do Brasil. Ao longo de cinco anos após o registro, a Superintendência do Iphan no Maranhão vem desenvolvendo ações de salvaguarda. Nos anos de 2014 e 2015 foram feitas reuniões com representantes de grupos de Bumba-meu-boi em 26 municípios do interior maranhense, onde foram identificados 127 grupos de Bumba-meu-boi de estilos variados nos municípios nas regiões do Litoral Ocidental Maranhense (Guimarães e Cururupu), Baixada Ocidental Maranhense (Viana e Pinheiro), Munim (Rosário) e Caxias. As reuniões aconteceram Mirinzal, Pinheiro, Viana, Cururupu, Rosário e Caxias. Os resultados dessas reuniões e as informações coletadas nas pesquisas que as antecederam, serão somadas aos apontamentos feitos durante o evento.

NOTA
Plano de salvaguarda do Bumba-meu-boi do Maranhão
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA) realiza nos dias 05 e 06 de junho um Encontro para discutir o Plano de Salvaguarda do Bumba-meu-boi do Maranhão.
O evento, que acontecerá no auditório da Escola de Música Liláh Lisboa, reunirá cerca de 200 representantes de grupos de Bumba-meu-boi dos diversos sotaques, além de gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal, num amplo debate acerca da política pública para a preservação desse bem cultural e a construção do Plano de Salvaguarda.
Do encontro sairá uma Comissão, eleita pelos praticantes do bem cultural, que atuará junto ao Iphan na elaboração do texto final do Plano de Salvaguarda do Bumba-meu-boi.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!