Organizadores divulgam detalhes do 40º Guarnicê de Cinema

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Organizadores divulgam detalhes do 40º Guarnicê de Cinema


Cidades - Jornal O Estado do Maranhão
Evento acontecerá entre os dias 2 e 10 de junho no Centro Histórico de São Luís. Este ano, o ano o ator Lima Duarte, da Rede Globo, será um dos homenageados
Entre dias 2 e 10 de junho acontece o Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís, que este ano chega à sua 40ª edição e se tornou uma reverência no que diz respeito à produção e divulgação do audiovisual. Na tarde de hoje, os organizadores do festival se reuniram e divulgaram os detalhes do evento.

O centro histórico de São Luís foi como sendo o espaço onde o festival ganhará vida. Ao longo dos noves dias, as atividades do Guarnicê irão se concentrar Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Cine Teatro da Cidade (Roxy) e na sede provisória do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, localizado na Rua Humberto de Campos.
Filmes - Na programação haverá mostras competitivas e não competitvas, exposições, lançamentos e homenagem ao ator Lima Duarte. O evento reunirá cineastas, produtores, atores, atrizes, técnicos e grande público, estimado em mais de 10 mil cinéfilos de todas as idades.
O festival será aberto ao público e terá mostras nacionais competitivas de longas e curtas e uma específica para filmes maranhenses. O melhor longa nacional receberá o Troféu Guarnicê e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 23 mil, dedutíveis de impostos.
O melhor curta nacional ganhará o Troféu Guarnicê, além da premiação em dinheiro no valor de R$ 12 mil, também dedutíveis de impostos. O Prêmio Assembleia para melhor filme realizado por maranhenses outorgará uma premiação em dinheiro no valor de 10 salários mínimos, dedutíveis de impostos.
O evento será coordenado por Eduardo Valente e a curadoria, formada por Rafaelle Petrini, Stela Aranha e Daniel Queiroz, selecionou seis longas e 18 curtas nacionais e 13 produções maranhenses. De um total de quase 400 filmes inscritos, 37 deles, entre curtas e longas-metragens, foram selecionados para competirem no 40º Festival Guarnicê de Cinema.
Entre os maranhenses que participarão da Mostra Competitiva estão “Angústia” (Frederico Machado), “Traçados” (Arturo Saboia), “Um Convite” (Daniel Drummond), “A Pequena História da Lenda de Ana Jansen” (Beto Nicácio), “Pare, Olhe e Escute” (Pablo Monteiro), “Natureza Fala” (Ramusyo Brasil), “Carnavalha “ (Áurea Maranhão e Ramusyo Brasil), entre outros.
Na Mostra Nacional Competitiva de Filmes em Curta-Metragem estão “Abissal” (Arthur Leite – CE), “Luiza” (Caio Baú – PR), “O Quebra Cabeça de Tarik” (Maria Leite – MG), “Stanley” (Paulo Roberto - PB), entre outros. Entre os longas-metragens, “Lamparina da Aurora” (Frederico Machado – MA), “O Tempo Feliz que Passou” (André Costa – PB), “Danado de Bom” (Deby Brennand - PE),”Balada para os Mortos” (Lucas Sá – Mae RS), etc.
Oficinas – O evento também contará com as oficinas de Direção Cinematográfica, ministrada por Leandro Afonso Guimarães; Direção De Fotografia, ministrada por André Fonseca Besen; Artesãos de Imagem, ministrada por Dicezar Oscar Leandro Júnior e Produção para Cinema, ministrada por Alessandra Gonçalves de Haro. Também serão oferecidas as oficinas de atuação para vídeo, roteiro cinematográfico, montagem e de som.
Com patrocínio do Mateus e Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Festival é uma promoção é da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce). Tem apoio do Banco do Nordeste, Fundação Sousândrade, Universidade FM e TV Ufma.



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!