UFMA cresce nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior do MEC
Cursos de Administração e
Psicologia obtiveram a pontuação máxima
A
Universidade Federal do Maranhão elevou seus índices na avaliação dos cursos de
graduação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados apontam ainda
que os cursos de Administração e Psicologia conquistaram nota máxima no Exame
Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em 2015. Os Indicadores
de Qualidade da Educação Superior foram divulgados pelo Instituto Nacional de
Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última quarta-feira, 8.
O Inep
atribui notas numa escala crescente de 1 a 5 e compõe os dados por meio de três
Indicadores de Qualidade da Educação Superior. São eles: Conceito Enade;
Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da
Instituição (IGC). Eles mantêm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Exame
Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e, portanto, são avaliados segundo
as áreas de avaliação vinculadas a um dos três ciclos.
Em 2015,
foram avaliados os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas,
Ciências Humanas e áreas afins, além dos eixos tecnológicos em Design, Gestão e
Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer e Produção Cultural. Entre os 11
cursos avaliados da UFMA, dos câmpus de São Luís e Imperatriz, cinco foram
certificados com o conceito “Bom” e seis com o conceito “Muito Bom”, com
destaque para os cursos de Administração e Psicologia, que obtiveram a
pontuação máxima.
Segundo o
procurador educacional institucional da UFMA, Romildo Sampaio, todos os cursos
da UFMA foram bem avaliados, e a universidade foi a única do estado que teve um
crescimento em relação à última avaliação do mesmo ciclo, ocorrido em 2012,
aproximando seu IGC a 4, ou seja, ao conceito “Muito Bom”.
Nesse
contexto, a universidade já busca ampliar os resultados obtidos. “Como o MEC
considera o CPC o principal indicador de qualidade para medir a suficiência do
curso de graduação, os coordenadores, ao receberem as notas, partem para uma
segunda etapa do trabalho: analisar e detectar a necessidade de alterações
dentro das matrizes do projeto curricular de cada curso para, assim, orientar
possíveis mudanças nas ementas nas diretrizes curriculares nacionais”, frisou
Sampaio. O procurador lembra ainda que muitas políticas educacionais estão
associadas a esses conceitos, como por exemplo, a quantidade de recursos
destinada às instituições de ensino superior.
Entre os
1.806 cursos avaliados, o curso de Administração conseguiu resultado inédito na
prova do Enade 2015 e está entre os 50 melhores do país. “O resultado
representa o comprometimento dos professores, que enfatizam a formação prática
e teórica cotidianamente, e dos estudantes, que buscam o reconhecimento e a
excelência do curso”, ressaltou a professora de Administração, Vilma Heluy,
então coordenadora do curso em 2015.
Já para a
coordenadora do curso de Psicologia, Catarina Malcher, o resultado exalta os 25
anos de existência do curso. “A nota máxima no Enade
veio a coroar esse momento de comemorações e representa o desempenho dos
discentes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes
nacionais para a formação em Psicologia. Não posso deixar de registrar, ainda,
que a nota é uma demonstração de determinação de todos que compõem a estrutura
do curso, mesmo em um cenário de crise”, pontuou.
Na análise
da pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, os resultados positivos da UFMA são
reflexos das ações
realizadas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a Procuradoria Educacional
Institucional (PI) e
as coordenações de curso na sensibilização dos
estudantes para a realização do Enade. “Esta conquista é fruto do trabalho
realizado com as coordenações. É também resultado do envolvimento dos
professores, da administração superior e, principalmente, dos alunos, que
compreenderam a importância de realizarem o Enade”, lembrou Isabel.
Saiba
mais
Conceito
Enade
O conceito
Enade é divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes
participantes do Enade, que tem como objetivo aferir o desempenho dos
estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes
curriculares dos respectivos cursos de graduação e as habilidades e
competências em sua formação. Em 2015, foram avaliados os cursos de
Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social
(Jornalismo), Design, Direito, Psicologia e Turismo, que serão reavaliados este
ano.
CPC
O Conceito
Preliminar de Cursos (CPC) é calculado no ano seguinte ao da realização do
Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo
docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos,
conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da
Educação Superior (Conaes).
O CPC dos
cursos com oferta nas modalidades presencial e a distância é divulgado
conjuntamente, considerando a soma dos estudantes das duas modalidades e seus
respectivos resultados.
IGC
O Índice
Geral de Cursos Avaliados da Instituição é um indicador de qualidade que avalia
as instituições de educação superior e leva em consideração a média dos últimos
CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos
dois anteriores, o número de matrículas em cada um dos cursos computados, a
média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos
pela Capes na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos
estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou
pós-graduação stricto
sensu.
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