Câmara em Destaque

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Câmara em Destaque

Vereador debate volta de vendedores
ambulantes nos terminais de integração

O vereador Edson Gaguinho (PHS) se reuniu com os vendedores ambulantes, na manhã desta quinta-feira (30). O encontro ocorreu no auditório do Memorial Maria Aragão e contou com a participação do vereador Honorato Fernandes (PT) e Defensoria Pública do Estado do Maranhão. A reunião serviu para debater a volta dos vendedores ambulantes aos terminais de integração de São Luís.

A categoria vem lutando pela permissão para voltar a trabalhar dentro dos terminais. Edson Gaguinho foi quem encampou a luta em prol dos comerciantes, com ajuda de outros vereadores.

O Presidente do Sindicato de Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira, conhecido como Ribinha, disse que a categoria precisa voltar a trabalhar dentro dos terminais e inclusive pretende firmar um termo de compromisso com a Prefeitura de São Luís no sentido de padronizar as vendas. 

Entre os itens que os vendedores devem cumprir estão: Não sair do local permitido para fazer vendas, não ocupar as plataformas e colunas, manter o local sempre limpo, ser responsável por qualquer ato ilícito, não exceder o espaço permitido por lei que é de 1,20/80 cm, usar crachá e fardamento. “Nós precisamos voltar a trabalhar dentro dos terminais, o nosso ganha pão está alí. 

O vereador Edson Gaguinho é quem está nos ajudando, com ajuda dele e de Deus vamos resolver tudo e voltar a fazer nosso trabalho”, comentou Ribinha.
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão disse que também pretende ajudar a categoria. O defensor Jean Carlos Nunes conversou com os ambulantes e já está tomando as providências necessárias. “O papel da defensoria é defender a sociedade. Vamos trabalhar para que tenhamos como resultado uma resolução célere, em defesa da causa desse segmento. Já conversei com os vendedores e agora eles farão um detalhado levantamento da atual situação do comércio informal nos terminais, a fim de auxiliar nas negociações”, explicou Jean.

Os participantes da reunião interagiram com perguntas e puderam tirar dúvidas. José Ribamar que vendedor ambulante há mais de 5 anos disse que a reunião foi produtiva. “Foi muito importante esse encontro porque pudemos tirar nossas dúvidas. Vamos fazer tudo conforme o acordo para voltarmos a trabalhar nos terminais”, disse.

Para o vereador Edson Gaguinho, a união da classe e o cumprimento dos acordos firmados com o poder público é extremamente importante para que os vendedores ambulantes voltem aos terminais e façam um bom trabalho. “A venda de lanches, sucos, água de coco, refrigerantes, entre outros alimentos, faz parte da cultura de todas as cidades do país. Se todos trabalharem da forma correta, padronizados, vamos ter apoio de toda a sociedade. Eu estou nesta luta porque sei o quanto esse trabalho é importante para todos que estão aqui. Tenho certeza que a prefeitura vai nos ajudar”, finalizou o vereador.

NOVO CAMELÓDROMO

O vereador Edson Gaguinho, fez uma importante visita nesta quinta-feira (30), à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH). Acompanhado de assessores e do Presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira, foi recebido pelo gestor da pasta, Leonardo Andrade. Na pauta da reunião, a construção do camelódromo em São Luís e de espaços de lazer em bairros da cidade.

O parlamentar apresentou o pré-projeto do camelódromo, uma espécie de Mercado Popular do Camelô. A ideia é construir um espaço para os vendedores ambulantes comercializarem seus produtos, isso para melhorar o atendimento à população e garantir mais segurança e privacidade aos profissionais. “Com o camelódromo a categoria vai poder trabalhar em condições apropriadas. Tenho certeza que a Prefeitura de São Luís vai nos ajudar. Quem trabalha no comércio informal precisa trabalhar de forma digna”, explicou o vereador. Edson Gaguinho também reivindicou espaços de lazer para diversos bairros da cidade.

O Secretário de Urbanismo e Habitação, Leonardo Andrade, parabenizou a iniciativa do vereador. “Fico feliz em ver a preocupação do vereador Edson Gaguinho em querer melhorar, tanto a vida de quem trabalha no comércio informal, como na questão urbanística da cidade. A ideia do camelódromo é excelente, vamos analisar e ver a possibilidade da construção”, finalizou o secretário.

_______________________________________________________________ 
Vereador Edmilson Jansen pede cobertura de
quadra poliesportiva do bairro da Alemanha



Com o objetivo de melhorar a qualidade das atividades esportivas oferecidas aos alunos da UEB Senador Miguel Lins e moradores do bairro Alemanha, o vereador Edmilson Jansen (PTC) apresentou na Câmara Municipal de São Luís, o ofício de número 142/17 de sua autoria, solicitando ao Prefeito Edivaldo Holanda Junior à cobertura e a conclusão da reforma da quadra poliesportiva daquele bairro , bem como a construção de vestiários, reiterando o requerimento 170/16], também de sua autoria.

Na última semana, ele esteve na comunidade para verificar as condições atuais da quadra. Segundo o vereador,  que a conclusão da reforma  da quadra  será  uma das obras mais importantes para o bairro, que já é bastante populoso e não possui um local adequado para a prática esportiva e também para a realização de eventos. “Encaminhamos um ofício ao prefeito para que ele possa colocar no seu Plano de Governo a construção de cobertura da quadra para os moradores e para escola”, pontuou Edmilson Jansen.

“A Alemanha é um dos bairros de classe média da cidade, e dentro dele só existe um espaço para atividades, como é o caso desta quadra. Faz falta essa quadra coberta não só para as atividades de educação física, mas também para práticas de esportes da comunidade ”, finalizou o vereador do PTC.
Texto: Mauro Garcia
_____________________________________________________________________________
Programa criado por Gutemberg Araújo oferece
palestra sobre saúde, na Câmara Municipal de São Luís


Parlamentares, servidores e público em geral acompanharam, nesta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de São Luís, palestra sobre ‘A Saúde da Mulher Contemporânea’, ministrada pela médica ginecologista e chefa da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher do Hospital Universitário, Márcia da Silva Sousa. A palestra consiste em uma atividade do Programa “Cuidando de Você: Educação e Saúde”, idealizado pelo vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSDB), para tratar dos atuais temas da área.

Fizeram parte da mesa do evento: a supervisora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sílvia Viana; a coordenadora pedagógica da Faculdade Laboro, Rosemary Ribeiro Lindholm; a vereadora Bárbara Soeiro (PSC) e o vereador Genival Alves (PRTB).

Durante a palestra, Márcia Sousa demostrou para o público presente, como a saúde da mulher vem modificando, negativamente, ao longo do tempo, devido à sobrecarga do trabalho assumido por ela, dentro e fora de casa. “Falamos sobre as consequências dessa sobrecarga, como sedentarismo, sobrepeso, aumento da obesidade e do stress, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Também buscamos conscientizar os homens aqui presentes, acerca do funcionamento do corpo da mulher, da sua variação hormonal e de humor, ao longo do mês. Se isso for entendido e respeitado, o companheiro vai ser mais solícito. Por fim, expomos às mulheres, as consequências dos hábitos nocivos, que elas vêm acumulando, ao longo dos anos, para a sua saúde”, pontuou a médica.

Márcia Sousa elogiou o vereador Gutemberg, por ter criado o programa. “A iniciativa do vereador Dr. Gutemberg, é louvável. Querer que as pessoas sejam informadas sobre saúde, é um passo fundamental para que os programas governamentais, nesta área, tenham algum sucesso. Tive a honra de ser convidada por ele, que também foi meu professor na universidade, para proferir essa palestra. O profissional não deve guardar a informação para si, e sim dissemina-la na comunidade. Essa visão do vereador Gutemberg é a que todo profissional da saúde tem e, acho eu, que todo legislador e gestor público também deveria ter”.

A representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sílvia Viana, fez questão de saudar todos os presentes, em nome do gestor estadual da Saúde, Carlos Lula. “Toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde fica muito honrada quando é convidada para uma solenidade como esta. Mais ainda, de acompanhar um programa tão importante quanto este, que cuida da saúde e das pessoas. Trago aqui a saudação e o compromisso da nossa secretaria, enquanto órgão da esfera federal. Desejo a esta Casa e a todos os participantes, que este programa cresça, se desenvolva, realmente. Desejo sucesso ao idealizador, aos executores, e, atendendo à recomendação do secretário Carlos Lula, coloco a SES à disposição, para colaborar com o programa”, afirmou Sílvia.

O vereador Dr. Gutemberg Araújo explicou que o objetivo do programa é conscientizar e informar a população, fomentando as boas práticas para uma vida saudável e solucionando dúvidas recorrentes, a respeito dos mais variados assuntos da área da saúde. “Aproveitamos que, neste mês, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, e trouxemos uma profissional para falar às mulheres, sobre as questões de saúde que mais as afligem”, disse.

Gutemberg declarou a intenção de levar o programa para as comunidades. “As que tiverem interesse, façam a solicitação, para que levemos essa caravana de informação às pessoas. No futuro, queremos associar a informação à ação, algo que vai sair dessa Casa para as ruas, para a sociedade, o que achamos ser o mais importante”, comentou o parlamentar.

Programa

O “Cuidando de Você: Educação e Saúde” foi criado pelo vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSDB), e aprovado unanimemente pelos demais parlamentares da Câmara Municipal de São Luís.

De acordo com o programa, às 9 horas da última quarta-feira do mês, no plenário da Casa, será realizada uma palestra sobre temas variados da área de saúde, ministrada por profissionais renomados e aberta ao público em geral.

A primeira palestra do Cuidando de Você, ocorreu em novembro de 2016, mês destinado à conscientização da importância dos cuidados com a saúde do homem. Na ocasião, o médico José de Ribamar Rodrigues Calixto, discorreu sobre o tema “Câncer de próstata, câncer de pênis e impotência”, para marcar as ações preventivas no Novembro Azul.    


__________________________________  


Joãozinho Freitas pede construção
de uma creche no Recanto Fialho

O vereador Joãozinho Freitas (PTB), através de um requerimento aprovado pelos demais pares de forma unânime, solicita ao Governo Municipal, que proceda estudos que viabilizes a construção de uma creche no bairro Recanto Fialho, que possa atender também os bairros: Vila União, Jardim Eldorado, Vila Cruzado, Vila Jibóia, Vicente Fialho e bairros adjacentes.    
Em sua justificativa o vereador informa que a comunidade é formada por dezenas de famílias que necessitam do benefício de uma creche. Atualmente, muitas mulheres (mães), trabalham e não dispõem de um local adequado para deixarem suas crianças com conforto e segurança.
Segundo o parlamentar Joãozinho Freitas, a iniciativa é destacar a importância da realização da obra social, pois também irá contribuir com a educação das crianças da comunidade. Joãozinho afirma ainda que conta com o apoio do Chefe do Executivo, no sentido de incluir este projeto na pauta das obras prioritárias do Governo Municipal.      


________________________________________________________________

Concita Pinto solicita
limpeza do Papódromo


Por meio de ofício encaminhado ao prefeito Edivaldo Holanda Junior e ao secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, a vereadora Concita Pinto (PDT) está fazendo a solicitação urgente do Papódromo, localizado na área do Aterro do Bacanga. No seu expediente, a parlamentar pedetista argumenta que aquela área necessita de constante serviço de limpeza.

Concita Pinto assinala que o Papódromo periodicamente é utilizado para a realização de eventos, citando especialmente o “Terço dos Homens”, que promove reunião para orar pela cidade e sua população. “Devido a necessidade daquele local está sendo solicitado por segmentos de nossa sociedade, é que esperamos contar com a colaboração dos órgãos públicos para a sua manutenção, até porque também já se transformou em um cartão postal do município”, afirma ela.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!