Alunos de música da UFMA levam alegria para pacientes e acompanhantes do Hospital Carlos Macieira

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Alunos de música da UFMA levam alegria para pacientes e acompanhantes do Hospital Carlos Macieira



Os pacientes e acompanhantes do Hospital Carlos Macieira (HCM), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), receberam alunos do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Nas apresentações, música ao som de instrumentos de sopro e percussão.

“A música modifica o paciente, e a mudança começa pelo rosto, que fica com as feições mais leves, e tem o sorriso deles, que nos alegra também”, contou a terapeuta ocupacional Giselda Andrade sobre a apresentação dos alunos. 


A iniciativa foi da área de Reabilitação do HCM, em parceria com a musicoterapeuta Brasilena Gottschall, que ministra disciplinas como educação especial musical e flauta doce na UFMA, e faz parte de um programa de extensão do curso. “A música consegue socializar o paciente, a partir dela ele exterioriza sentimentos, emoções e pode representar um alívio para eles. E a música promove uma mudança de comportamento e qualidade de vida”, explicou. 

Já o músico Erivan Ney ressaltou que tocar em hospitais é transformador tanto para os pacientes como para os músicos. “A música traz emoções diferentes para cada pessoa, e nós, que tocamos, percebemos que eles ficam felizes, mais alegres”. 

Para o paciente da Unidade de Hemodiálise, Francisco das Chagas, é gratificante ver ações de humanização do atendimento por parte do hospital. “Nós, que passamos muito tempo aqui, acabamos ficando amigos dos funcionários, é como se fossem da família. E é uma honra saber que lembraram da gente. Eu sou grato por toda atenção e carinho que recebo”, contou o sorridente Francisco. Já o acompanhante David dos Santos, que também interagiu e cantou com o grupo, elogiou a iniciativa. “Achei muito divertido esse momento de música. O hospital está de parabéns”.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!