Bate-papo sobre Gonçalves Dias e palestra com Eduardo Bueno são destaques desta terça-feira na FeliS

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Bate-papo sobre Gonçalves Dias e palestra com Eduardo Bueno são destaques desta terça-feira na FeliS


Atores Uimar Junior e Cassia Cabral, ao lados do ator Daniel Almeida e o jornalista Joel Jacinto 

Um dos maiores ícones da literatura do país e responsável por consolidar o movimento romântico brasileiro, Gonçalves Dias foi escolhido para ser patrono da 10ª FeliS. Em alusão à ele, nesta terça-feira (8) às 17h30 acontece um bate-papo literário com Weberson Grizoste, pesquisador da vida e obra de Gonçalves Dias, que traz o tema "Gonçalves Dias: as várias faces do poeta maior". O debate será no Café Literário - espaço localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho - e também terá participação dos professores Dino Cavalcante, José Neres e a pesquisadora Renata Ribeiro, com mediação de José Neres.


Gonçalves Dias foi homenageado na abertura da Feira do Livro de São Luís com a primeira grande conferência da programação "A Vida e Obra de Gonçalves Dias", também com o escritor convidado, Weberson Grizoste, doutor em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra e profundo pesquisador da obra do poeta maranhense.

A programação do Café Literário inicia às 17h com Sarau Musical "Brilhando no Café", realizado pelo Curso de Licenciatura em Música - DEART da UFMA. Às 19h acontece o Sarau Café com Canção, uma produção do Curso de Licenciatura em Música da UEMA. Ao longo de toda a programação também acontecerão performances, intervenções e saraus poéticos que vão celebrar a obra poética do Gonçalves Dias.

Eduardo Bueno na Praça Nauro Machado
O Palco FeliS, localizado na Praça Nauro Machado, será espaço para recontar a história nesta terça-feira (8) às 20h. O jornalista e escritor, Eduardo Bueno ministra a palestra "Na Estrada da História" com mediação de Marcus Saldanha, jornalista e historiador. Eduardo Bueno iniciou a sua vida profissional aos dezessete anos, como repórter do jornal gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de "Peninha", a personagem da Disney que trabalha no jornal A Patada.

Também na Nauro Machado acontece diversas programações para todos os públicos, a partir das 14h com Ciranda da Rosa Vermelha e Dança do Ventre da UEB Primavera, Nazuá e o Arco íris da Residência 05, Baú de Histórias do Xama Teatro, A mala do biruta com André Coelho e Um apartamento no céu, do NAFEM.

Gonçalves Dias na FELIS

Ainda no Café Literário, acontecerá na quarta-feira (9), às 17h30, outro bate-papo sobre a influência da poesia de Gonçalves Dias na literatura caxiense, com a participação dos poetas e escritores da cidade de Caxias Raimundo Nonato Medeiros, Frederico Brandão, Antônio Augusto Brandão, Arthur Almada Lima Filho, Jaqcques Inandy Medeiros, Silvana Meneses, José de Ribamar Correa Filho, Quincas Vilaneto e Wybson Carvalho.

E no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (Rua do Giz, 59) e abordará o tema ''A etnologia (quase) esquecida de Gonçalves Dias'', com os pesquisadores Deusdedit Carneiro Leite (Arqueólogo), João Damasceno Figueiredo (Antropólogo) e Paulo Melo Sousa (Jornalista), no dia 11 de novembro, às 15h.

10º FeliS

A 10ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) este ano homenageia o poeta maranhense Gonçalves Dias. Com o tema "Ler a Cidade e suas Memórias", o maior evento literário do Maranhão vai até o dia 13 de novembro, na Praia Grande. A FeliS ficará aberta das 13h às 22h todos os dias com programações voltadas para todas as idades. O evento é realizado pela Prefeitura de São Luís e tem, como correalizadores, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem).
A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no site da Feira do Livro de São Luís (www.feiradolivrodesaoluis.com.br).

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!