Acordes de Cristian Budu no Arthur Azevedo

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Acordes de Cristian Budu no Arthur Azevedo

Pianista, um dos mais renomados de sua geração, faz concerto gratuito hoje, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo

Cristian Budu se apresenta gratuitamente em São Luís

SÃO LUÍS - Com uma carreira reconhecida internacionalmente, o pianista Cristian Budu se apresenta neste sábado, gratuitamente, no Teatro Arthur Azevedo (Centro), a partir das 20h e traz no repertório, peças de compositores como Robert Schuman e Frederic Chopin. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 14h. O artista foi o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, um dos mais importantes e prestigiados do cenário mundial, que elege apenas um ganhador por edição.
Considerado um dos expoentes de sua geração, Budu, desde muito jovem, alcançou os primeiros lugares em diversos certames nacionais, como o Concurso Nelson Freire e o Programa Prelúdio, da TV Cultura. Mas foi em 2013, com apenas 25 anos, que o pianista alcançou maior reconhecimento ao tornar-se o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça. Além do prêmio principal, foi vencedor, ainda de mais dois prêmios extras, incluindo o do público.

Radicado em Boston, Estados Unidos, desde 2010, o pianista lançou, em maio deste ano, o CD “Chopin & Beethoven” no qual combina a alegria do espírito brasileiro com a profundidade mística da Romênia, de onde seus pais vieram. Adepto da democratização da música, Budu faz parte de uma geração de músicos sensíveis à partilha da arte.
Prova disto é o projeto Pianosofia, quem tem como proposta o desenvolvimento do repertório de câmara, visando a aproximação do público com a música de forma descontraída. O projeto, idealizado e dirigido pelo pianista, é realizado por músicos brasileiros que organizam encontros em residências e locais de confraternização, aproximando a música clássica dos ouvintes. Os saraus promovem música de câmara com piano.
O Pianosofia é inspirado no Groupmuse, projeto que o artista iniciou quando se mudou para Boston e passou a hospedar saraus especiais em sua casa. Nos Estados Unidos, o projeto teve grande impacto na mídia e ganhou a parceria da Boston Symphony Orchestra.
Reconhecido também pela sua sensibilidade camerística, Budu já dividiu o palco com artistas como Christian Poltera, Jennifer Stumm, Rick Stotijn, Alexandra Soumm, Giovanni Gnocchi, Joseph Conyers e Semion Gavrikov, spalla dos segundos violinos da Orquestra Filarmônica de Israel. Cristian hoje também desenvolve um duo com a violinista suíça Esther Hoppe, vencedora do Concurso Internacional Mozart e que leciona no Mozarteum, em Salzburg.
Perfil
Cristian Budu cresceu em Diadema (SP), e foi então, procurando caminhos a seguir na vida musical, que teve seus primeiros contatos com o multi-artista Antônio Nóbrega, que o introduziu ao universo das músicas e danças tradicionais brasileiras.
Foi aluno do Instituto Brincante por quatro anos, tendo aulas com Rosane Almeida e diversos artistas populares, e lá seu aprendizado foi de grande importância ao seu desenvolvimento artístico. Budu teve já a honra de fazer participações especiais em espetáculos de Antônio Nóbrega; e depois, em Boston, integrou um quarteto especializado em música brasileira que em 2013 venceu o Honors Competition do New England Conservatory, na categoria “Improvisação Contemporânea”. Esta premiação proporcionou diversas apresentações nos EUA e a gravação de um CD.
Cristian Budu é formado em música pela Universidade de São Paulo. Nos Estados Unidos, tornou-se mestre em performance pianística sob tutela de Wha-Kyung Byun, com uma bolsa de estudos especial concedida pelo New England Conservatory de Boston. Em 2014, foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.
Serviço
O quê
Concerto com pianista Cristian Budu
Quando
Sábado, às 20h
Onde
Teatro Arthur Azevedo, Centro
Ingressos
Podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro a partir das 14h


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!