São João de Todos começa nesta sexta-feira (17)
Tecnologia do Blogger.

São João de Todos começa nesta sexta-feira (17)



Começa nesta sexta-feira (17) o ‘São João de Todos’ com muitas atrações prometendo animar os arraiais da cidade. Grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, shows com cantores maranhenses, quadrilhas, cacuriá, danças portuguesas e outras manifestações da cultura popular estão entre as opções oferecidas. Os festejos seguem até o dia 29 conforme programação do Governo do Maranhão, que promove o evento por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).


As atrações do ‘São João de Todos’ podem ser conferidas nos arraiais da Praça Nauro Machado (Praia Grande, Centro Histórico) Parque Folclórico da Vila Palmeira, Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado) e Praça Maria Aragão (em parceria com a Prefeitura de São Luís). Além da grade oficial, o Governo apoia os festejos juninos dos Vivas do João Paulo, Cohajap, Cidade Operária, Vicente Fialho, Bairro de Fátima, Liberdade e João de Deus, e os arraiais do Largo de São Pedro, Santo Antônio e do Anjo da Guarda.
Atrações
No primeiro dia do Arraial do Ipem a programação vai agitar o público com a apresentação dos bois de Morros (orquestra), Leonardo (zabumba), Brilho da Ilha (orquestra) e Maioba (matraca). A noite terá ainda show com o cantor maranhense Mano Borges e apresentação do grupo folclórico de dança do coco Pirinã.
Na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, o bumba meu boi de Guimarães (zabumba) promete animar o Arraial. Outra atração que acontece na Praia Grande é o show Bandeira de Aço com o cantor maranhense Alê Muniz que fará um tributo ao cantor, percussionista e compositor Papete, mostrando algumas de suas mais conhecidas canções. O Cacuriá da Dona Teté e o Boi de Axixá (orquestra) fecham a noite de estreia.
Maioba também vai esquentar o Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira no primeiro dia do São João de Todos. Na programação tem show de Teresa Canto, Boi Unidos de Santa Fé (baixada), Boi da Alemanha (orquestra) e Cacuriá Mirim da Vila Palmeira.
Vale destacar que na Vila Palmeira quem aprecia tambor de crioula vai encontrar espaço exclusivo para a manifestação. Vários grupos se apresentarão todas as noites na Tenda Therezinha Jansen até o dia 29. O Arraial da Praia Grande também contará com área exclusiva para o tambor de crioula. Lá os grupos se apresentarão no Canto da Faustina.
Além das apresentações culturais, outro grande atrativo dos arraiais são os pratos típicos da época. As barracas instaladas nesses locais vão oferecer ao público mingau de milho, arroz de cuxá, torta de camarão, variedade de bolos e cocadas, entre outras iguarias.
“Nosso objetivo é fazer um grande festejo junino garantindo alegria e diversão com segurança para a população”, disse o Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.
Na Praça Maria Aragão, Vila Palmeira e Ipem os festejos acontecerão todos os 13 dias do período junino, sempre a partir das 19h. Já o Arraial da Praça Nauro Machado funcionará nos dois fins de semana que integram o período junino, nos dias 17, 18 e 24, 25, também com início previsto para as 19h.
Programação 1º dia, sexta-feira (17)
Arraial do Ipem
19h – Boi de Morros
20h – Dança do Coco Pirinã
21h – Show Mano Borges
22h – Bumba Meu Boi de Leonardo – Zabumba
23h– Bumba Meu Boi Brilho da Ilha
00h – Boi da Maioba-Matraca
Praça Nauro Machado
19h – Boi de Guimarães- Zabumba
20h – Quadrilha Juventude Esperança
21h – Show Bandeira de Aço (Tributo a Papete)
23h – Cacuriá da Dona Teté
00h – Boi de Axixá- Orquestra
Vila Palmeira
19h –Cacuriá Mirim da Vila Palmeira
20h – Show Mano Borges
21h – Boi da Maioba – Matraca
22h – Boi Unidos de Santa Fé – Baixada
23h – Show Teresa Canto
00h – Boi da Alemanha – Orquestra


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!