Festejo junino encerra-se neste fim de semana com o tradicional Lava-Bois

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Festejo junino encerra-se neste fim de semana com o tradicional Lava-Bois

O evento será realizado no sábado (2) e domingo (3) na sede de São José de Ribamar.
Como a acontece todos os anos, a programação terá início na noite de sábado (2), a partir das 21h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede.

 Como a acontece todos os anos, a programação terá início na noite de sábado (2), a partir das 21h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede. –

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Os festejos juninos do Maranhão serão encerrados, oficialmente, neste fim de semana no município de São José de Ribamar, com o tradicional Lava-Bois, que este ano chega a sua 63º edição.
A previsão é de que mais de 100 mil brincantes passem pela sede da cidade durante os dois dias da festa - sábado (2) e domingo (3).

Como a acontece todos os anos, a programação terá início na noite de sábado (2), a partir das 21h, no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede. No local, serão realizados shows culturais e a apresentação do Bumba-Boi Meu Tamarineiro, sotaque de orquestra.
Já na madrugada de domingo, tem início o tradicional encontro de grupos de Bumba-Boi.
Os grupos irão se apresentar na avenida Gonçalves Dias, seguindo em desfile ou cortejo até o Parque Municipal onde, a partir de meio-dia, também serão promovidos shows culturais.
Para garantir o conforto e a segurança dos brincantes, foram montados esquemas nas áreas da segurança, trânsito e saúde. Seguranças contratados pelo governo municipal, além de homens da Guarda Municipal, estarão trabalhando nos dois dias da festa. Mais de 300 homens da Polícia Militar, além de integrantes do Corpo de Bombeiros, estarão na cidade durante todo fim de semana para reforçar a segurança.
Equipes médicas e ambulâncias estarão de plantão em pontos estratégicos do circuito. O Hospital Municipal oferecerá atendimento médico para casos mais graves.
O trânsito no município sofrerá algumas intervenções sábado, a partir das 19h. Os coletivos que estiverem trafegando no sentido São Luís/Ribamar deverão seguir o seguinte itinerário: avenida Clodomir Cardoso, avenida Garrastazu Medice até o terminal da Campina.
O retorno para a MA-201 deverá ser feito pelo seguinte trajeto: rua Humberto de Campus, praça do Cruzeiro até a avenida Clodomir Cardoso. Já as vans que estiverem trafegando no sentido São Luís/Ribamar deverão seguir o seguinte itinerário: avenida Clodomir Cardoso, avenida Garrastazu Médice, rua Humberto de Campus até a praça do Cruzeiro.
História
São poucos os relatos históricos dando conta da origem do Lava-Bois. A versão contada por moradores mais antigos de São José de Ribamar revela que a festa teve início na década de 50. O Lava-Bois surgiu de um ritual promovido por boieiros que foram até o município pagar uma promessa de São João. Os primeiros batalhões que chegaram à cidade foram os de orquestra. Eles vieram a convite de brincadeiras locais, mas também com o objetivo de pagar promessas. A concentração das brincadeiras acontecia em frente a Igreja Matriz. Os primeiros Bois que participaram da festança foram os batalhões de Axixá, Rosário, Peri-Merim, Santa Rita e São José de Ribamar.
O evento começou a ganhar maiores proporções com as participações de representantes dos Bois de São José dos Índios e Sítio do Apicum. Zé Camões, de São José dos Índios, Luís da Navó, da Maioba, e Lucas, do Sítio do Apicum, começaram a convidar outras brincadeiras para participar da festa.
Desde então, o evento ganhou grandes proporções e tornou-se essa grande manifestação cultural vista nos dias atuais. O nome Lava-Bois foi dado devido ao fato do evento encerrar oficialmente a temporada junina no Estado.



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!