Seminário que ocorre de amanhã a sexta-feira na Universidade Federal do Maranhão destacará reflexões atuais sobre o pensamento de Simone de Beauvoir
Tecnologia do Blogger.

Seminário que ocorre de amanhã a sexta-feira na Universidade Federal do Maranhão destacará reflexões atuais sobre o pensamento de Simone de Beauvoir


No ano em que completa 30 anos da morte da filósofa e escritora Simone de Beauvoir - cujo pensamento influenciou fortemente o despertar e a consolidação de uma área de conhecimento conhecida como estudos de gênero – o grupo de estudos em Gêneros Identidade e Memória (Geni) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza de amanhã a sexta-feira o “I Seminário de Gênero, Memória e Identidade: Simone de Beauvoir, contribuições e releituras”. A abertura do evento será às 17h30 no auditório setorial do Centro de Ciências Sociais da UFMA, local onde ocorrerá toda a programação.

Com temática centrada no pensamento da filósofa Simone de Beauvoir, o seminário pretende abarcar a diversidade de reflexões desenvolvidas na atualidade sobre esses estudos bem como suas implicações com as ciências humanas e sociais, na perspectiva de inserção no debate local e nacional. Pretende ainda promover a integração de professores e orientandos de iniciação científica, pós-graduação, bem como de pesquisadores da comunidade acadêmica cujos trabalhos se inserem no campo dos estudos de gênero.
O Geni pretende explorar os estudos da filósofa por meio de minicursos, exibição de documentários, apresentação de trabalhos em painéis e conferências. Entre os palestrantes convidados para o seminário destacam-se as professoras Djamila Taís Ribeiro dos Santos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que ministrará, amanhã, às 18h a conferência de abertura “A Atualidade do pensamento de Simone de Beauvoir”, com a professora Djamila Taís Ribeiro dos Santos; e Carla Rodrigues, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falará, às 17h30, sobre o tema “Simone de Beauvoir: Diferença Sexual e Prótese de Origem”, na mesa de encerramento.

Minicursos
Durante o seminário serão ofertados dois minicursos, sendo o primeiro “Contribuições e releituras de Simone de Beauvoir”, a ser ministrado pelas professoras Juciana Sampaio, do IFMA e Karla Cristhina Soares Sousa, da Universidade Federal da Bahia; e o segundo “O debate do gênero nas ciências sociais e os estudos queer”, com o professor Allyson Perez, da UFMA e a professora Nilvanete Lima, do IFMA.
No primeiro minicurso as professoras farão a introdução ao pensamento de Simone de Beauvoir e salientarão aspectos conceituais do existencialismo, destacarão a recepção brasileira do pensamento de Simone de Beauvoir, bem como noções de estruturalismo e pós-estruturalismo, concepções críticas ao pensamento beauvoriano e contribuições aos estudos de gênero.
Na segunda oficina serão apresentadas a crítica empreendida por sociólogas e antropólogas feministas e estudiosas do gênero a autores consagrados das ciências sociais e a suas perspectivas de compreensão do gênero. Em seguida, discutirá as propostas dos estudos queer para explicar a construção do gênero numa crítica radical aos enquadres binários e no interior de processos sociais mais amplos de normalização e abjeção.
Filósofa
Em abril de 2016, completou 30 anos da morte de Simone de Beauvoir. O feminismo do século XX e início do século XXI devem muito às discussões iniciadas por ela nas décadas de 1940/50, reconhecendo na produção continuada, a partir de então, a atualidade de seu pensamento.
Beauvoir tem seus escritos constantemente resgatados e reinterpretados, a partir de várias disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Sociais, especialmente Filosofia, Sociologia, Artes e Literatura. Sua figura paira no imaginário social como apanágio de liberdade e emancipação feminina e seus escritos são constantemente estudados em inúmeros grupos de estudos e pesquisas espalhados pelo país. Em função da importância das suas reflexões, sua memória tem sido resgatada e homenageada com frequência ao longo das últimas décadas.
Nesse sentido, Simone de Beauvoir é considerada uma autora clássica. Seu pensamento continua pautando muitas discussões atuais. Sua obra desenvolveu-se basicamente em três direções, compreendendo romances, memórias e ensaios. O ensaio intitulado “O segundo sexo”, de 1949, é a obra que consagrou Beauvoir em relação aos estudos de gênero, alçada a uma grande referência no mencionado campo.
A propalada frase “Não se nasce mulher, torna-se”, demarca a separação inaugural das reflexões que dividem os domínios natureza (sexo) e cultura (gênero), postulado que seria problematizado por estudiosos/as posteriores a Beauvoir. Historicamente, essa obra abriu um debate sobre sexualidade, marcando a emergência de um novo feminismo, então embrionário, mais voltado aos aspectos culturais, na medida em que afirma que as diferenças sexuais não são biologicamente determinadas, mas socialmente construídas. A compreensão do que se entende “naturalmente” por mulher (e também por homem) é, na concepção da autora, uma elaboração cultural construída ao longo da história.
Serviço
O quê
I Seminário de Gênero, Memória e Identidade (Geni): Simone de Beauvoir, contribuições e releituras
Quando
De amanhã a sexta-feira
Onde
Universidade Federal do Maranhão
Inscrições
Até amanhã, no site do evento (http://grupogeniufma.blogspot.com.br/)


BOX
Programação
Amanhã
14h às 18h - Credenciamento – Auditório Setorial do Centro de Ciências Sociais
17h30 - Cerimônia de Abertura
Local: Auditório Setorial do Centro de Ciências Sociais
18h às 19h30 - Conferência de abertura: A Atualidade do pensamento de Simone de Beauvoir.
Profa. Dra. Djamila Taís Ribeiro dos Santos (UNIFESP)
Quinta
08h às 12h - Minicurso 1: Contribuições e releituras de Simone de Beauvoir
Profa. Dra. Juciana Sampaio (IFMA)
Profa. Karla Cristhina Soares Sousa (UFBA)
08h às 12h - Minicurso 2: O debate do gênero nas ciências sociais e os estudos queer
Prof. Me. Allyson Perez (UFMA)
Profa. Ma. Nilvanete Lima (IFMA)
13h30 às14h30 - Exibição de documentário sobre Simone de Beauvoir
“Simone de Beauvoir – “Uma Mulher Atual”
14h30 às 16h30 - Mesa Redonda 1: Sexo e gênero: perspectivas analíticas
Prof. Dr. Jackson Ronie (UEMA)
Profa. Dra. Sandra Maria Nascimento Sousa (UFMA)
17h às 19h – Mesa Redonda 2: Estudos de gênero e outros marcadores sociais da diferença
Profa. Dra. Juciana Sampaio (IFMA)
Profa. Dra. Tatiana Reis (UEMA)
Prof. Me. Allyson Perez (UFMA)
Sexta
08h às 12h - Minicurso 1: Contribuições e releituras de Simone de Beauvoir
Profa. Dra. Juciana Sampaio (IFMA)
Porfa. Karla Cristina Soares Sousa (UFBA)
08h às 12h - Minicurso 2: Os estudos queer e o debate de gênero nas ciências sociais
Prof. Me. Allyson Perez (UFMA)
Profa. Ma. Nilvanete Lima (IFMA)
13h30 às 14h30: Exibição de documentário sobre Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre
Os amantes do Café Flore - Beauvoir e Sartre
14h30 às 17h00: Apresentação de painéis
Tema geral: Estudos de gênero na contemporaneidade
17h30 às 19h - Mesa de encerramento: Simone de Beauvoir: Diferença Sexual e Prótese de Origem.
Profa. Dra. Carla Rodrigues (UFRJ)


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!