Pinturas femininas de Marlene Barros

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Pinturas femininas de Marlene Barros


ARTES PLÁSTICAS
JORNAL O ESTADO MA- ALTERNATIVO – 24 de maio - Depois de cerca de cinco anos sem montar uma individual, artista plástica maranhense retorna com a exposição “Uma de nós”, em cartaz na Galeria de Arte do Sesc.A última individual foi há cerca de cinco anos, mas nem por isso a produção artística de Marlene Barros parou. Agora, a maranhense reúne telas inéditas na mostra “Uma de nós”, aberta ao público na Galeria de Arte do Sesc (Praça Deodoro, Centro) até o dia 24 de junho, com visitação gratuita das 9h às 17h - exceto sábados, domingos e feriados.

Sobre o hiato entre a última exposição e esta, Marlene Barros explica que nesse tempo não deixou de expor, pois participou de algumas mostras coletivas. A vontade de fazer outra individual foi despertada quando viu que o Sesc tinha aberto edital. “Já estava um tempo pintando, aproximadamente um ano e decidi que já era tempo de mostrar os trabalhos”, diz Marlene Barros, que também esculpe e desenha.


A pintura, matéria-prima desta exposição, não é o ponto focal na trajetória da artista que se considera muito mais desenhista que pintora. O mergulho nas tintas, aliás, é apontado por Marlene Barros como um dos diferenciais desta exposição, que traz telas bastante coloridas. “A impressão que tenho é que de certa forma estou me despendido da pintura nesta mostra. Não é algo definitivo, apenas uma impressão, até mesmo porque a pintura ocupa um lugar diferente, sempre pinto em momentos mais tranquilos, mais íntimos. Não pinto no ateliê, por exemplo, porque é sempre mais agitado”, comenta Marlene Barros.

(Foto: Divulgação)

Se a pintura e o colorido fogem da faceta mais conhecida da artista plástica, o mesmo não se pode dizer do tema que Marlene Barros escolheu para sua exposição. O universo feminino é inerente ao trabalho dela, que costuma dizer que não escolheu esta temática, mas que foi escolhida por ela desde muito pequena. “Meus desenhos, quando criança, eram sempre voltados para o feminino. Desde que me lembro é assim”, comenta.

Temática
Construindo um diálogo entre a intuição e a razão, Marlene Barros aborda em suas telas assuntos como a vaidade, sensualidade, sexualidade, gravidez, sofrimento e aprisionamento social, desejo, amor, entre outros comuns às mulheres. Tudo expresso por meio de traços e também da mistura de técnicas já que em algumas telas ela optou por incluir costura, colagens e outros materiais.

A princípio Marlene Barros planejou a mostra como forma de abarcar não somente a galeria, mas também a cidade. A ideia era expor as telas nos moldes tradicionais, mas também imprimir algumas destas imagens e colocá-las em diversos pontos da cidade. “Seria a mostra na galeria e na cidade. Mas, infelizmente não tive recursos para levar a ideia adiante”, lamenta a artista.

Marlene Barros procura dar uma linguagem contemporânea a sua obra buscando sempre novos rumos em um caminho tantas vezes percorrido por outros artistas, mas principalmente provocando questionamentos em quem observa a sua arte.
Família de artistas
Formada em Desenho Industrial pela universidade Federal do Maranhão/UFMA, onde hoje trabalha como programadora cultural, Marlene Barros vem de uma família de artistas, sendo João Ewerton e Fernando Mendonça seus irmãos pintores e sua mãe Maria Mendonça, que trabalha confeccionando bonecas de pano.

Sua primeira individual foi em 1981, na Galeria Universitária do Solar Nazeu Quadro, tendo como tema as mulheres de Bacurituba, sua cidade natal.

Serviço
O quê
Exposição “Uma de Nós”, de Marlene Barros
Quando
Até 24 de junho
Onde
Galeria de Arte do Sesc, Praça Deodoro, Centro
Visitação
Gratuitas das 9h às 17h - exceto sábados, domingos e feriados

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!