Boi da Maioba realiza ensaio neste sábado.
Tecnologia do Blogger.

Boi da Maioba realiza ensaio neste sábado.

Marquinhos da Maioba é o cantador oficial do grupo
ALTERNATIVO - JORNAL O ESTADO DO MA 
Bumba meu boi da Maioba dá início aos ensaios para a temporada junina 2016 recebendo seu novo cantador oficial, Marquinhos da Maioba, que estreia neste sábado, às 23h, na Associação da Caema, com grande festa para apresentação de novas toadas)
Uma das potências do bumba meu boi do Maranhão, o Boi da Maioba já ensaia os primeiros passos para o São João deste ano. Mas desta vez, a renovação não se limitará apenas à troca de indumentárias, que costumam ser substituídas anualmente. Ao microfone, dando voz a esse expressivo grupo, estará o cantador Marquinhos, agora o Marquinhos da Maioba, a mais nova aquisição do batalhão.

O cantador oficial estará ao lado dos auxiliares Darlan e Jailson nos terreiros juninos. A estreia será neste sábado, 2, às 23h, durante ensaio na Associação da Caema (São Cristóvão), quando serão apresentadas as novas toadas, contidos em um CD com 16 faixas, sendo 14 inéditas. O núcleo do batalhão estará vestido com as indumentárias, em uma grande festa de confraternização para receber o novo cantador.
Acostumado às intensas temporadas de cantoria nas noites de São João, Marquinhos na verdade está retornando a casa onde já esteve antes. Ele iniciou a carreira em 2003, no Boi da Pindoba. Depois, migrou para Maioba, onde passou dois anos,, depois retornou à Pindoba, onde permaneceu até ano passado. Agora, o ciclo renova-se e ele terá a oportunidade de retomar o trabalho que começou junto ao grupo folclórico.
“Eu terei uma responsabilidade muito grande de estar à frente de um batalhão sempre muito esperado nos arraiais da cidade, mas estou muito feliz porque estou voltando a essa casa, onde fiz muitos amigos e vou poder revê-los. Estou bastante empenhado e confiante de que faremos um bom trabalho. Daremos o sinal verde para a temporada junina deste ano com muito entusiasmo e dedicação”, disse.
Com fôlego de cantador, Marquinhos da Maioba está habituado a cantar por quatro horas ininterruptas. Este ano, irá para os terreiros entoar, por exemplo, “Guarnicê”, “Povo querido da Maioba”, “Lá vai!”, “Chegada!”, “Bumbar”, “Urro do Boi”, “Toadas de Salão e Pique”, “Retirada”, entre outras toadas. “Estou feliz pelo convite e estou preparado para esse novo desafio que terei de enfrentar, com muita alegria”, afirma o cantador.
Faixas- Marquinhos, que é microempresário, começou em grupos de bumba meu boi aos 15 anos e mais tarde passaria a compor toadas. Ele substitui Chagas - afastado do grupo recentemente e que, agora, está no Boi de São José de Ribmar.
Segundo o presidente do grupo, José Inaldo Ferreira, o novo CD do Boi da Maioba tem duas faixas em pout-pourri, homenagem ao compositor Mundico de Rita, que completa 80 anos.
O CD deverá ser lançado no dia 16 de abril. O batalhão irá para os terreiros juninos com 130 integrantes (que formam o cordão de personagens), além de uma centena de matraqueiros, pandereiros e tocadores de tambores-onça. “Nossos artesãos estão trabalhando nas indumentárias e os ensaios terão início neste sábado e somarão 10 no total, os quais acontecerão até o início do São João”, adiantou José Inaldo Ferreira.
O Boi da Maioba é um dos mais festejados no São João maranhense. É seguido por um batalhão de mutucas (pessoas que acompanham os grupos de bumba meu boi nas noites juninas) e simpatizantes o ano inteiro. Uma de suas toadas, intitulada “Se não existisse o Sol”, é chamada de “hino do bumba meu boi do Maranhão”. O boi, independente do São João, tem uma agenda anual, pois sempre é convidado para eventos os mais diversos. l
Serviço
O quê
Ensaio do Boi da Maioba
Quando
Neste sábado, 2, às 23h
Onde
Associação da Caema (São Cristóvão)
Ingressos: R$ 10,00





0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!