Histórias da vida real retratada em longa-metragem premiado

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Histórias da vida real retratada em longa-metragem premiado

Cena do filme A Vizinhança do Tigre
 “A Vizinhança do Tigre”, filme de Affonso Uchôa vencedor da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, está em cartaz em sessão às 17h, no Cine Lume
Filme em longa-metragem vencedor da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, “A Vizinhança do Tigre” está em cartaz em São Luís, com sessão às 17h, no Cine Lume (Renascença II), depois de ser exibido primeiramente em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre e Vitória. Além de São Luís, o filme passa em Fortaleza e Curitiba. Cidades como Niterói, Recife e João Pessoa também estão na rota de exibição.

Segundo longa-­metragem de Affonso Uchôa (“Mulher à tarde”, 2010), “A Vizinhança do Tigre” foi produzido de maneira independente ao longo de cinco anos de gravações e ganhou o “Prêmio Itamaraty de Melhor Filme” pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem. Conta a história de cinco garotos que moram no mesmo bairro, na periferia de Contagem (MG). No filme, o documentário se mistura à ficção: os atores encenam acontecimentos de sua própria vida, trafegando na fina navalha entre a violência e o sonho, o crime e a esperança. O filme foi feito com equipe mínima (na maioria das vezes, eram duas pessoa no set) e o processo todo, dentre gravação e montagem, durou cinco anos.
Trata-se de obra que nasce da mistura entre arte e vida, em que emoções e sentimentos reais são impressos na tela. Um filme em que cada imagem tem o valor de uma cicatriz. A obra recebeu também o prêmio de melhor longa-­metragem no 5º Cachoeiradoc (Bahia) e no 18º forumdoc.BH (Minas Gerais). Conta a história de cinco jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG): Juninho, Menor, Neguinho, Eldo e Adílson.
Misto - Amigos do diretor, eles não tinham experiência profissional anterior com o cinema. Trata-se de um misto de documentário e ficção, no qual os atores encenam acontecimentos de sua própria vida. Entre a violência e o sonho, o crime e a esperança, o filme retrata os desafios e superações de cada uma dessas vidas.
“A Vizinhança do Tigre” ganhou ainda o Prêmio da Crítica Abraccine no “2º Olhar de Cinema ­ Festival Internacional de Curitiba/PR” e os prêmios de “Melhor Diretor” e “Melhor Filme” pelo Júri Jovem (1º Fronteira ­ Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental, Goiânia/GO). A trajetória pelos festivais também se estendeu para fora do Brasil. O longa foi exibido em Portugal (FESTIN ­ Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa ­ Lisboa), Argentina (Festival Internacional Cosquin ­ Córdoba), ­ onde ganhou a menção honrosa do júri oficial, Equador (Festival EDOC), e Alemanha (Festival de Cinema de Hamburgo).
Serviço
O quê: A Vizinhança do Tigre
Sessão: 17h
Onde: Cine Lume (Renascença)



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!