Escola de Cinema do Maranhão será inaugurada na Praia Grande

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Escola de Cinema do Maranhão será inaugurada na Praia Grande

Aulas-testes da Escola de Cinema começaram a acontecer em novembro de 2015

Escola será inaugurada nesta segunda-feira, 14, às 10h, na Rua Portugal, para formar cineastas e de dar suporte técnico
Com o objetivo de incentivar a formação de novos produtores audiovisuais no Maranhão, será apresentada nesta segunda-feira (14), a Escola de Cinema do Maranhão. A solenidade será às 10h, no Casarão de número 221, na Rua Portugal, local onde funcionará o centro de ensino

Na solenidade, será apresentada a estrutura e também a grade de cursos que deverão ser oferecidos, bem como será enfatizada a importância do projeto em prol da dinamização da cinematografia maranhense, em consonância com o desenvolvimento do setor na esfera nacional.
A escola oferecerá cursos em todas as áreas técnicas do cinema, além do curso regular de formação de roteiristas e diretores, com um ano de duração, o novo centro especializado na formação de profissionais do cinema começará a funcionar já neste primeiro semestre, com três cursos de 160 horas: “Direção de Fotografia”, “Som para Cinema” e “Atuação para Cinema”. Todos os cursos serão gratuitos e o ingresso dos alunos respeitará o sistema de cotas.
“A Escola é uma grande conquista de todos que fazem cinema no Maranhão, um sonho antigo, um projeto escrito por muitas mãos e que agora se realiza. Nosso objetivo é oferecer cursos ministrados por grandes profissionais do mercado brasileiro e estrangeiro para que os alunos possam atuar de forma crítica e criativa”, afirma o cineasta Marcos Ponts, diretor e idealizador da Escola de Cinema do Maranhão e presidente da APROCIMA – Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão.
Edital - Em agosto, a escola dará início ao curso regular de formação de roteiristas e diretores, no entanto, o edital para o curso será lançado no mês de abril. A ideia é lançar o curso de graduação no primeiro semestre de 2017.
A Escola oferecerá também serviços de coprodução aos produtores maranhenses, que consistirá em empréstimos de equipamentos e finalização de som e imagem. Tudo isso por meio de edital interno.
Segundo o diretor da Escola de Cinema do Maranhão, Marcos Ponts, ela será vinculada ao IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), instituição gerenciada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação e antes de ser inaugurada passou por um processo de experiência.
“Nós tivemos uma prévia da Escola de Cinema do Maranhão, com cursos realizados entre os meses de novembro de 2015 e janeiro deste ano, com aulas-testes ministradas por professores nacionais e internacionais e um resultado bastante satisfatório”, disse Marcos Ponts.
Em 2017, o objetivo é que a Escola lance o curso de graduação. De acordo com Ponts, a Escola de Cinema do Maranhão será também um suporte a produtores, com lançamento de editais de coprodução para cineastas locais, os quais consistirão no empréstimo de equipamentos e finalização de imagem e som. “Além de incubadora de projetos para dinamizar o setor do audiovisual maranhense”, antecipou Marcos Ponts.
Serviço
O quê
Inauguração da Escola de Cinema do Maranhão
Quando
Nesta segunda-feira, 14, às 10h
Onde

Rua Portugal (Praia Grande)

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!