Cia. São Jorge de Variedades, de São Paulo, está em São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Cia. São Jorge de Variedades, de São Paulo, está em São Luís

Cortejo cênico na rua

Cia. São Jorge de Variedades, de São Paulo, está em São Luís para apresentações e oficina e hoje apresenta, em Panaquatira, o espetáculo “São Jorge Menino”; programação vai até o dia 25
Desde ontem, até o dia 25, está em São Luís um dos mais expressivos grupos de teatro da cidade de São Paulo, a Cia. São Jorge de Variedades, em ações de apresentações e oficinas gratuitas. Comemorando 15 anos de existência, trata-se de uma experiência voltada para o público infantil e seus familiares. Hoje, às 19h, a atividade acontecerá na Associação do Boi de Panaquatira, em Panaquatira.

O espetáculo “São Jorge Menino” será apresentado em espaços abertos e acontece no formato de um grande cortejo cênico que se desenvolve no percurso de uma ponta à outra de uma “rua”. Em cima da concretude empoeirada da cidade, desenvolve-se a história e constrói-se uma rua poética.
A peça investiga o tempo/espaço dos rituais e das festas, numa manifestação artística onde a plateia interage diretamente na encenação celebrando o encontro. Crianças e seus familiares são também protagonistas da obra tanto quanto os artistas em cena. A montagem conta com dez atores e quatro músicos que regem a festa no intuito de transformar a encenação numa grande e gostosa brincadeira.
A direção geral é de Rogério Tarifa. A direção musical é de Lincoln Antonio. As composições são de Jonathan Silva e o cenário é assinado pelo Ateliê La Tintota e os figurinos por Anahí Santos. Todo o cenário e os figurinos são confeccionados com diferentes tipos de papéis. Já que no espetáculo são prestadas homenagens aos pintores Candido Portinari e Di Cavalcanti, a ideia é que esses corifeus junto com seu coro (público), literalmente pintem o cenário.
Como a encenação acontece em uma “rua” feita de papel, ela é construída diariamente junto com o público e ao final de cada apresentação temos uma rua diferente numa grande instalação construída por todos. Nessa via, as crianças conhecem os pintores Dica e Candinho, participam com os atores da apresentação e descobrem que o teatro é invenção de mundo, é jogo, é uma relação criativa com a vida.
O texto de Ilo Krugli, São Jorge Menino, conta a hist­­ória de Jorge, um menino de rua, que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração. Ao retirar os panos que cobrem a estátua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo, o menino ou a estátua. E assim, Jorge começa a caminhar e a levar o público por uma verdadeira saga de São Jorge.
Já na saída, a grande mãe, a nossa mãe da rua, o batiza de São Jorge e o menino segue a sua trajetória por uma imensa rua de papel que surge aos olhos do público. Jorge conhece os pintores Candinho e Dica, que pintarão o futuro e o passado dentro do espetáculo, uma homenagem clara aos pintores Candido Portinari e Di Cavalcanti.
Serviço
O quê
Espetáculo São Jorge Menino
Quando
Hoje, às 19h
Onde
Associação do Boi de Panaquatira, em Panaquatira
Programação
Hoje
Panaquatira (Balneário de São José de Ribamar)
Local : Associação do Boi de Panaquatira
Hora: 19h.
Dia 25
São Luis
Local: Casa do Maranhão (Praia Grande)
Hora: 18h.
Oficina: dias 24 e 25/02 de 9h às 12h
Local: Casarão Angelus Novus (Praia Grande)



0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!