Pré-Carnaval movimenta Região Metropolitana de São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Pré-Carnaval movimenta Região Metropolitana de São Luís

O Bloco da Imprensa saiu pela primeira vez este ano no sábado e já disse a que veio; com muita alegria e irreverência, a brincadeira chamou a atenção e atraiu muitos foliões
Blocos tradicionais, organizados e charangas invadiram os circuitos carnavalescos da Madre Deus, Praia Grande, Cohatrac e Maiobão
 A folia de pré-Carnaval em São Luís reinou no fim de semana em diversas áreas da capital e na Região Metropolitana. Charangas e blocos deram o “ar da graça”, principalmente nos circuitos mais animados da cidade, como é o caso da Madre Deus, Cohatrac e Maiobão. O estreante no pré-Carnaval foi o Bloco da Imprensa, que atraiu profissionais de rádio, televisão e jornal para a Praia Grande.

Na Madre Deus, a comunidade entrou na festa da charanga “C. de Asa”, que saiu em cortejo pelas principais ruas em alegre batucada. Os foliões concentraram-se cedo no Largo do Caroçudo, ponto de maior movimentação, seguido da Praça da Saudade, onde os moradores fazem sua própria folia. A charanga também desfilou por becos e vielas e onde passava agregava mais gente. Assim foi em sua passagem pelo Beco do Burgo, rumo à Rua de São Pantaleão.

“Na Madre Deus é assim. Quando a charanga passa, os moradores apoiam. Às vezes, estamos na cozinha e de lá saímos correndo para ver a movimentação. Nada melhor do que ver o Carnaval passar na sua porta”, disse a moradora Maria da Graça Pereira.
O “C de Asa”, que procedia da Rua do Norte, desviou sua trajetória para não bater de frente com os integrantes de blocos tradicionais que também faziam seu cortejo na “III Batucada pela Paz”. A ideia é chamar a atenção dos foliões para que brinquem o Carnaval sem violência.
Alegria
No bairro Maiobão, os foliões formaram um grande bloco na Praça do Viva e, de lá, saíram em cortejo até o espaço Arena 3 Amores. Sábado, na Cohama, a movimentação foi na casa de espetáculos Batuque Brasil, onde cinco artistas subiram ao palco, entre eles, os cantores Herton Rá e Natália Leite, além da banda Vamu de Samba.
A festa terá continuidade no dia 30 de janeiro e no total, 17 artistas subirão ao palco. Na Praia Grande, o sábado ficou para o Bloco da Imprensa, que saiu da toca para divertir quem trabalha na cobertura da festa ao longo da temporada carnavalesca.
“Nossa saudação e viva a todos os foliões que se juntaram ao cordão do Bloco da Imprensa, em uma grande festa na Praia Grande. Foi bom demais”, disse o jornalista Joel Jacintho, um dos organizadores.
“Na Madre Deus é assim. Quando a charanga passa, os moradores apoiam. Às vezes, estamos na cozinha e de lá saímos correndo para ver” Maria da Graça Pereira
Moradora
Cultura divulga edital de desfile na passarela
A Secretaria de Cultura de São Luís (Secult) divulga edital de convocação para a entrega da documentação das agremiações carnavalescas que vão participar do Concurso da Passarela do Samba no Carnaval.
Os blocos organizados, blocos tradicionais dos grupos A e B e escolas de samba podem se inscrever até o dia 22 deste mês, no setor de Coordenação de Eventos, na sede da Secult (Rua do Mocambo, 253 - Centro), das 13h às 18h de segunda a quinta-feira e das 8h às 14h, na sexta-feira.
Para participar dos cinco dias de folia momesca na Passarela do Samba, cada bloco e escola deverão apresentar a documentação atualizada em número de vias necessárias, de acordo com cada grupo.
Os participantes deverão apresentar histórico de atividades de formação do grupo, descrição dos elementos característicos da manifestação, ano de fundação, enredo do tema para o carnaval 2016, identificação da fantasia, letra do samba-tema, nome artístico e nome completo de cada autor.
Os blocos organizados terão de apresentar 10 cópias de cada documento; blocos tradicionais, 15 cópias de cada documento, e escolas de samba, 27 cópias.
A programação do Carnaval terá início no dia 5 de fevereiro (sexta-feira), com desfile dos blocos tradicionais do grupo B. No sábado (6), será a vez do desfile dos blocos tradicionais do grupo A. Já as turmas de samba e alegorias de rua abrirão os desfiles do domingo (7) e, em seguida, acontecerá a primeira noite do desfile das escolas de samba.
Na Segunda-Feira Gorda, (8), desfilarão as tribos de índio e escolas de samba. Na terça-feira de Carnaval (9), a passarela será palco do encerramento oficial do período carnavalesco, com desfile de blocos organizados, cortejo de blocos afro e show.


0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!