Adiamento da reforma na Rua Grande será debatido
Uma audiência pública a ser realizada na tarde desta quinta-feira (15) vai discutir o projeto de reforma da Rua Grande, em São Luís. O encontro acontece no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no centro da cidade e reunirá todos os envolvidos na requalificação do principal polo comercial da capital maranhense.
Lojistas, vendedores ambulantes e representantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros, Cemar e de outros órgãos participarão do encontro. Durante a atividade, a superintendente do Iphan, Kátia Bogéa, fará a exposição das intervenções que serão realizadas na Rua Grande, do cronograma e da dinâmica de realização das obras, que devem durar por aproximadamente um ano e meio.
Na audiência, os lojistas conhecerão também a logística que será empregada pelos órgãos municipais nas questões de trânsito e remanejamento do comércio informal, entre outros aspectos que serão abordados pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e Urbanismo e Habitação (Semurh).
Reforma - As obras para a reforma da Rua Grande, inicialmente previstas para iniciar no fim deste mês, devem ser adiadas e os serviços iniciados após o período natalino. A possibilidade do adiamento deve-se ao fato de a reforma causar transtornos para os lojistas do principal polo comercial da capital maranhense durante as compras de fim de ano, período em que os as vendas devem ser aquecidas. A possibilidade do atraso será um dos pontos a ser discutido durante a audiência.
O projeto urbanístico da obra inclui o nivelamento total da via, que não terá mais calçadas, mas um piso todo em granito de altíssima resistência; drenagem profunda; rede de esgotamento sanitário e fiação elétrica e telefônica embutidas, pois hoje as redes expostas causam uma série de problemas à Rua Grande. O principal deles é o comprometimento da aparência estética do conjunto de casarões. Além disso, em caso de queda, a fiação pode deixar toda a rua sem energia elétrica.
Também serão instalados postes de iluminação e equipamentos urbanos (lixeiras, jardineiras, bancos colocados em pontos estratégicos para não comprometer a visão das fachadas que ainda preservam as características arquitetônicas originais, iluminação artística, acessibilidade, sinalização e outros). Os equipamentos serão instalados de modo a permitir que em caso de emergência, ambulâncias e outros veículos possam se deslocar com facilidade pela via.
Mais - Será realizada a acessibilidade total dos cruzamentos da Rua Grande para garantir a mobilidade urbana. Todas as transversais da rua receberão serviços em um trecho de até 5 metros para ser feito o nivelamento para que crianças, idosos, cadeirantes e outras pessoas com dificuldades de locomoção possam acessar a Rua Grande em segurança. Por causa disso, os serviços de carga e descarga e de coleta do lixo terão de ser feitos por veículos menores e pelas transversais. A obra inclui ainda o monitoramento eletrônico 24 horas de toda a via.
0 comentários:
Postar um comentário