Estudantes da rede pública participam no 38º Guarnicê Festival de Cinema

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Estudantes da rede pública participam no 38º Guarnicê Festival de Cinema


Estudantes da rede pública participam de exibições dos filmes no 38º Guarnicê Festival de CinemaCerca de 2.300 estudantes de 56 Unidades de Educação Básica (U.E.B). da Prefeitura de São Luís estão assistindo a produções exibidas na programação do 38º edição do Guarnicê Festival de Cinema. Eles acompanham a programação da mostra Guarnicezinho, que acontece no Tetro João do Vale e tem como objetivo apoiar a disseminação de produções audiovisuais voltadas para o público infantil.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, afirmou que a participação das crianças como público espectador da mostra integra as parcerias firmadas pela Prefeitura de São Luís no sentido de proporcionar acesso à cultura e ao lazer. "Por meio da parceria com a organização do 38º Festival Guarnicê de Cinema, complementamos a formação cultural e cidadã de nossos estudantes, propiciando momentos que ajudam a desenvolver, de forma lúdica e divertida, as habilidades cognitivas das nossas crianças", disser o titular da Semed.

Fábio dos Anjos Serrão, 11, estudante da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Menino Jesus de Praga, no Planalto Vinhais, disse que estava ansioso para assistir aos filmes. "Sempre assisto desenho animados em casa, acho muito legal ver filmes. Toda vez que tem atividades fora da escola, acordo cedo. Ir para o cinema me deixou bem animado". Vaneide Ferreira Oliveira, 12 anos e estudante do 5° ano do Ensino Fundamental da (U.E.B) Prof.ª Rosália Freire, o cinema é muito divertido. "Gosto muito de ir ao cinema. As cadeiras são confortáveis e com a tela grande dá pra ver melhor os personagens", contou a garota animada.

Nesta quarta-feira (19), a sessão Guarnicezinho reuniu as U.E.B.s Prof.ª Rosália Freire (Vila Isabel), Menino Jesus de Praga (Planalto Vinhais II), 21 de Abril (Maracanã), Honório Odorico Ferreira (Tajipuru), Orquídea Santos (Vila Embratel), Rosa de Saron (Cajupari), Joaquim Pinto (Maracanã), Primavera (Tibiri). As crianças assistiram aos filmes The Adventures of Benny & Roo; O filme de Carlinhos; A chegada de Aninha; Garoto Propaganda e Sansão.
Para o gestor da (U.E. B) Prof. ª Rosália Freire, Josué Silva Figueira, o festival é uma maneira divertida de somar à formação dos estudantes. "É uma ação interdisciplinar de grande valor pedagógico. Eles adquirem novas experiências, o que fortalece no aprendizado. Muitas dessas crianças tiveram hoje a primeira oportunidade de conhecer o teatro e o Centro Histórico. É gratificante vê-las conseguir isso por meio da escola", afirmou.

O Guarnicezinho tem como objetivo apoiar a disseminação de produções audiovisuais voltadas para o público infantilMOSTRA JOVEM
A programação do 38º Guarnicê vai até este sábado (22) nos principais equipamentos culturais do Centro Histórico. O Cine Teatro da Cidade de São Luís, um dos equipamentos culturais da Prefeitura, recebe a Mostra Jovem do Festival Guarnicê, com a exibição de nove filmes direcionados para o público adolescente da rede pública de ensino.
A curadoria da mostra foi organizada pela coordenação do festival junto com técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Segundo o coordenador geral do Guarnicê, Gersino dos Santos, a mostra tem o caráter educativo. "A Mostra visa estimular adolescentes e jovens estudantes maranhenses a conhecer e difundir a cultura do cinema nas escolas, formar plateias e estimular novos talentos", disse. As sessões são gratuitas, no horário das 9h e 15h, até esta quinta-feira (20).

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!