Ancine abre inscrições para nova etapa de Encontros com o Cinema Brasileiro
Tecnologia do Blogger.

Ancine abre inscrições para nova etapa de Encontros com o Cinema Brasileiro

Sala de cinema Cinesesc Augusta em São Paulo

Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) abriu hoje (15) as inscrições para a segunda etapa da 12ª edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro, que promove o contato da produção nacional com os curadores dos principais festivais do mundo. Participam dessa etapa o Festival Internacional de Documentários de Copenhagen, na Dinamarca, que ocorre de 5 a 15 de novembro; e o Festival Internacional de Documentários de Amsterdam, na Holanda, de 18 a 29 de novembro. As inscrições estão abertas até as 23h59 do próximo dia 27, no portal da Ancine.
Devido ao perfil dos dois festivais, a Ancine receberá apenas inscrições de filmes do gênero documentário. Ao contrário do que tem ocorrido em outras edições do programa, os curadores dos dois eventos não virão ao Brasil. Cada um deles selecionará, entre os inscritos, 12 filmes que serão avaliados pessoalmente nos respectivos países em que forem concorrer.
De acordo com a Ancine, os documentários inscritos na primeira etapa da 12ª edição – o encontro com a curadora Zita Morriña, do Festival de Havana – serão considerados automaticamente inscritos para a segunda etapa, sem precisar repetir o processo. O programa está aberto à participação de documentários já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou de obras em fase de finalização, mas com corte provisório capaz de ser projetado em formato DVD ou Blu-Ray.
Iniciativa da Ancine, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, oEncontros com o Cinema Brasileiro foi planejado levando em conta o calendário dos festivais internacionais. Dessa forma, os encontros ocorrem no período em que os curadores fazem a escolha dos filmes que vão integrar as programações dos eventos.
Nas edições anteriores do programa, já vieram ao Brasil para ver a recente produção nacional os curadores dos festivais de Cannes (França), Veneza (Itália), Berlim, San Sebastian (Espanha), Locarno (Suíça), Toronto (Canadá), Roterdam (Holanda), Roma, Sundance (EUA) e Buenos Aires.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!