São João de Todos recebe milhares de pessoas no final de semanaA temporada junina em São Luís foi aberta oficialmente na última sexta-feira (12), com programação na Praça Maria Aragão, e contou com a presença do prefeito Edivaldo, o governador Flávio Dino e demais autoridades. Mais de 200 atrações foram selecionadas pela Prefeitura, por meio de editais públicos elaborados pela Fundação Municipal de Cultura (Func), e que estarão se apresentando no palco da Maria Aragão até o dia 29 de junho. Milhares de pessoas estiveram na praça Maria Aragão e aproveitaram a riqueza da cultura maranhense manifesta nas apresentações juninas.
Nesta terça-feira (16) a programação do São João de Todos continua, às 19h, com apresentação do Tambor de Crioula de Claudionor, Boi Unidos Venceremos, Boi de Apolõnio, Boi Mirantes da Ilha, Boi Estrela Maior e show com Kennedy Aranha.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, reafirmou a parceria entre governo do Estado e Prefeitura de São Luís na manutenção dos saberes tradicionais. "É um São João com a marca da diversidade. Nossas raízes são prioridade e a tradição deve ser mantida", destacou.
No domingo (14), a festa contou com a apresentação de espetáculo teatral, danças e grupos de bumba-meu-boi. O grupo Laborarte encenou o auto do bumba meu boi com o espetáculo "Casemiro Coco canta o auto do bumba meu boi". De forma teatralizada, os atores encenaram a história de uma grande fazenda de criação de gados, na qual o casal Catirina e Francisco (ou pai Francisco e mãe Catirina) passam por uma situação inusitada. Grávida, Catirina deseja comer a língua do boi preferido da fazenda. Angustiado, o pai Francisco tenta uma solução e faz a vontade da mulher. Mas depois o boi ressuscita e é feita uma promessa a São João. A apresentação mescla teatro, música e dança.
Toda essa mistura encantou o turista de Minas Gerais, Igor Carlos. "Estou impressionado com a valorização cultural, o espaço muito bonito e a vista muito boa", destacou ele. A programação contou ainda com apresentação da dança portuguesa tradição de Portugal da Liberdade, do Boi de Leonardo (sotaque de zabumba), do Boi de Nina Rodrigues (sotaque de orquestra), do Boizinho Barrica, do Grupo Piaçaba e do Boi de Ribamar (sotaque de matraca).
A diversidade cultural das manifestações folclóricas encantou as turistas Rebeca Winter, da Alemanha, e Alicia Stromback, da Suécia. Há 11 meses em São Luís, elas já se consideram amantes da cultura maranhense. "Muito bonito, rico e diversificado", destacou a estudante alemã.
No sábado (13), a Quadrilha Asa Branca subiu ao palco da Maria Aragão. Com 33 anos de existência, o grupo é do bairro da Liberdade e mantém a relação a tradição de uma das danças mais populares do Nordeste. Os bois Pirilampo, Encanto do Olho D'Água, Boi de Sonhos e Maracanã também se apresentaram no palco da praça, que também contou com show do cantor e compositor Papete.
ACESSIBILIDADE E INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
No "São João de Todos", ninguém foi esquecido. Na barraca institucional da Prefeitura, há servidores da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) oferecendo panfletos com a programação detalhada para visitantes e público em geral, além de informações turísticas.
Quem tem visão privilegiada de todo o espetáculo são os idosos. Aproximadamente 300 cadeiras foram separadas em um espaço reservado para eles. Uma forma de chamar o público de diversas idades para o espetáculo junino. O aposentado Manoel de Jesus Fernandes aprovou. "As apresentações estão muito bonitas e a gente olha tudo de perto", comemorou ele.
O "São João de Todos" é uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secma), com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além das Secretarias Municipais de Segurança com Cidadania (Semusc), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Saúde (Semus), da Criança e Assistência Social (Semcas), de Segurança Alimentar (Semsa), e de Trânsito e Transportes (SMTT).
|
0 comentários:
Postar um comentário