Folia carnavalesca já invade ruas de São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Folia carnavalesca já invade ruas de São Luís


Blocos atraem centenas de foliões nas prévias do Carnaval na capital maranhense.

19/01/2015 -Caderno Cidade - Jornal O Estado do Maranhão

Bloco da Imprensa promoveu primeira concentração


·         .Ainda falta quase um mês para o Carnaval, mas o clima da Folia de Momo já se instalou em São Luís. No sábado, os blocos Bicicletinha do Samba e da Imprensa atraíram centenas de pessoas para a área do Centro Histórico da capital. Em meio ao público, muitos fizeram questão de brincar fantasiados, fazendo do período de pré-Carnaval uma grande festa.
No sábado (17), a Bicicletinha promoveu mais um baile na Rua do Egito, no Centro, com a via fechada em dois pontos - em frente ao Colégio Santa Teresa e ao Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy –, e os brincantes lotaram o espaço.
Antes de seguirem pelas ruas do Centro no tradicional trajeto do bloco (Praça João Lisboa, Beco da Pacotilha, Rua do Giz e Praça dos Catraieiros), muitos foliões se destacavam pela animação contagiante e também pelas fantasias inusitadas. A professora Márcia Cristina Mafra Borges estava vestida de Noviça Rebelde. É a terceira vez que ela acompanha o bloco e faz questão de ir fantasiada. Além do hábito ousado que estava vestindo, a filha que a acompanhava, Larissa Andrezza, carregava hóstias para distribuir aos demais brincantes.

Patrícia Teixeira Cordeiro foi fantasiada, como ela mesma intitula, de “Bolarina”. A dona de casa participa todos os anos dos bailes da Bicicletinha. Como sempre vai vestida de bailarina, já é figura conhecida no evento. “Não tem pré-Carnaval. Para mim, já é Carnaval mesmo”, declarou. Mesmo quem não estava totalmente caracterizado chamou a atenção ao usar algum adereço. As amigas Glaucia Mendes e Aucilene Araújo foram ao baile usando véus de noiva, em busca de um noivo.
Segundo os organizadores do bloco, a intenção com os bailes da Bicicletinha é resgatar o carnaval de rua de São Luís e tornar o período de pré-Carnaval um dos mais animados da região Nordeste e do país. A presença de vários foliões fantasiados e a empolgação do público demonstram que esse objetivo está aos poucos sendo alcançado. O Bloco da Bicicletinha sairá novamente nos dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Homenagem - As fantasias e uma homenagem ao jornal francês Charlie Hebdo também foram destaque no Bloco da Imprensa, que iniciou sua temporada sábado. Segundo o idealizador da festa, Célio Sérgio, o bloco está fazendo um tributo a todos os cartunistas do Maranhão e do mundo com o tema Liberté, Egalité, Fraternité, em alusão ao atentado terrorista ocorrido no último dia 8 contra o jornal francês Charlie Hebdo, em Paris. “Como São Luís foi a única cidade fundada por franceses no país, estamos prestando a nossa homenagem e solidariedade ao povo francês e à imprensa, que é em sua essência liberdade, igualdade e fraternidade”, justificou.
Blogueiros, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas, jornalistas, gráficos, entre outros profissionais da imprensa,z caíram na folia com divertidos chapéus, perucas e outros adereços no Bar Senzala, na Praça Nauro Machado, no sábado. Quem animou a brincadeira foi a banda Piratas da lha. O bloco também atraiu pessoas que passeavam pelo Centro Histórico, como a estudante Maria Clara Lemos: “A gente não estava sabendo que teria bloco aqui. Achamos que estava bem animado e ficamos”.
O Bloco da Imprensa terá ainda duas apresentações nos próximos sábados. Para completar a festa, será montado um palco na Praça Nauro Machado, onde se apresentarão Bicho Terra, Máquina do Tempo, Banda Bandida e outros.
Saindo do eixo Madre Deus e Centro, as festas de blocos de rua já começam a ser realizadas em outros bairros de São Luís. No sábado (17), foi a vez do Bloco Skoltadas, do Monte Castelo, dar a largada para o Carnaval deste ano na comunidade. A brincadeira já está em seu quinto ano. No último fim de semana, aconteceu a primeira prévia, na Rua 1º de Janeiro. Nos anos anteriores, o bloco promovia uma grande festa no domingo gordo de Carnaval. Neste ano, a festa será no domingo e segunda-feira de Carnaval, dias 15 e 16 de fevereiro.

No sábado, foram lançados o abadá dos brincantes deste ano e a banda oficial Segundo o presidente do bloco, Rafael Ramos, com o passar dos anos a festa começou a atrair várias famílias do bairro e de outros pontos da cidade. “Faltava uma manifestação carnavalesca na comunidade e os moradores abraçaram a ideia. Já chegamos a ter um público de 800 pessoas brincando no bloco. Cresceu tanto que resolvemos formar a banda do bloco", destacou.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!