Bloco Tradicional 'Os Foliões' promove cortejo carnavalesco no domingo, 11 de janeiro
Tecnologia do Blogger.

Bloco Tradicional 'Os Foliões' promove cortejo carnavalesco no domingo, 11 de janeiro

TRADICIONAL "DIA DO CAÇADOR " 


A Rua Cândido Ribeiro, tradicional reduto cultural localizada no Centro Histórico de São Luís, já está em clima de carnaval. A famosa Rua das Crioulas desde sábado passado já conta com os primeiros ensaios de rua do "Os Foliões".
E a grande expectativa este domingo, dia 11 de janeiro, uma vez que há mais de 10 anos o segundo domingo do mês é reservado para a primeira saída de rua oficial da agremiação, que realiza um grande cortejo pelo núcleo de São Pantaleão. O Dia do Caçador, como ficou conhecido, é o grito de carnaval da turma da alegria.
A festa está programa da para ter início às 16h, com a concentração em frente à sede, localizada na casa de número 319. Às 17h30, o bloco sairá em cortejo, utilizando um trio elétrico, visitando casas de componentes e amigos, obedecendo ao seguinte trajeto; Rua Cândido Ribeiro – São Tiago – São Pantaleão - Norte – Largo do Codozinho – Madre Deus – retorno.

Na oportunidade, serão apresentadas canções novas e sucessos do bloco em diversos carnavais, nas vozes de Coracinha e Carlindo Filho (Leia-se Favela do Samba e Grupo Argumento). Entre os compositores, destacam-se Walmir Moraes Corrêa, Godão, Luís Bulcão, Gilvan da Mocidade, Marcílio Dias, William Moraes Corrêa. Jailson Pereira, Vicente Melo, Gersinho Silva, Jeovah França, Wilson Bozzó, Magno Dantas, Luzian Filho, Costa neto, Oton Santos, Godinho, entre outros.
O samba de 2015, Africanidade, será lançado em outra ocasião, pois está em fase de gravação. A obra pertence a Gilvan da Mocidade, Godinho, Zé Costa e Zé Lopes, todos veteranos campeões de festivais de música e concursos de carnaval.
São esperadas centenas de pessoas para o cortejo, a exemplo do que acontece desde o primeiro ano da brincadeira de rua. O bloco não estará usando a fantasia de 2014, mas uma roupa alusiva aos seus 39 anos, obra do jovem designer Fábio Perfeccionista. A mesma estará sendo comercializada ao preço de R$ 20,00.
É a primeira saída oficial do ano, mas em verdade o bloco não parou no ano de 2014. Todos os finais de semana, de abril a dezembro, foram destinados a eventos do grupo, apresentações em eventos culturais e ensaios itinerantes da bateria nota 10, através do projeto Andanças e Folias.

 O bloco participou, ainda, do I Festival Internacional de Folclore de São Luís, promovido em setembro pelo Conselho Internacional de Folclore e Culturas Tradicionais, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado do Maranhão, através da Lei Estadual de Cultura.
O tema desse ano é Africanidade, um poema de amor à cultura afro-brasileira, enaltecendo grandes nomes da arte negra no Brasil, além de símbolos da luta pela igualdade racial pelo mundo. O tema é da diretoria, sendo a fantasia assinada pelo desenhista Falbert Silva.
Os Foliões já confirmaram presença, também, no Baile de Honolulu, promovido pelo jornalista Nedilson Machado no Hotel Luzeiros.

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!