Lei Seca provoca queda no movimento noturno em bares

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Lei Seca provoca queda no movimento noturno em bares

Condutor está receoso de dirigir à noite e ser pego, sob efeito de bebida alcoólica, em uma das blitze.

17/09/2014

Blitz da Operação Lei Seca-Vida no Trânsito
As blitze da Operação Lei Seca - Vida no Trânsito já estão provocando mudanças no comportamento dos condutores da Região Metropolitana de São Luís. Além da redução no número de acidentes com mortes em decorrência da combinação álcool e direção, representantes de bares e restaurantes da capital enviaram documento ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informando que houve redução no movimento noturno dos estabelecimentos, sobretudo nos fins de semana.

A mudança no comportamento dos condutores tem reflexos na rotina da cidade. De acordo com Marcos Jorge dos Santos, coordenador da Operação Lei Seca, em São Luís, o Detran recebeu um documento enviado por representantes de bares, restaurantes e casas noturnas de São Luís, segundo o qual o movimento aos fins de semana tem sido menor no período da noite, quando as ações da Operação Lei Seca são intensificadas. "Não é nosso objetivo causar queda no movimento de estabelecimentos comerciais, mas isso é reflexo das operações. O condutor está receoso de dirigir à noite e ser pego em uma blitz", comentou.

Com menos condutores dirigindo após consumir bebida alcoólica, o trânsito de São Luís começa a dar sinais de que está mais seguro e apresenta queda no número de acidentes com mortes. "O último acidente fatal foi o que vitimou um policial militar, que foi atropelado por um médico que dirigia embriagado", afirmou Marcos Jorge dos Santos, coordenador da Operação Lei Seca, em São Luís. No dia 17 de agosto, o 1º sargento da Polícia Militar (PM), João Eudes Barros Carneiro, de 57 anos, morreu após ser atropelado pelo médico Marco André Carneiro Salomão, de 27 anos, que dirigia alcoolizado pela Avenida dos Holandeses, no Calhau.

Autuações - Por causa do trabalho ostensivo realizado, de julho a agosto aumentou em 61% o número de condutores autuados por dirigir sob a influência de álcool, apenas em São Luís. Em julho, foram 21 registros contra 34 no mês seguinte. Desde o dia 25 de julho, a fiscalização foi intensificada nas avenidas e rodovias estaduais da Região Metropolitana de São Luís. Durante as 13 operações já realizadas, mais de 2.300 veículos e 3.500 pessoas foram abordadas.
Mais de 250 testes do bafômetro foram realizados, dos quais 29 resultaram em crime, sendo os condutores autuados em fragrante e encaminhados para as delegacias de Polícia Civil. Outros 120 condutores foram notificados com auto de infração por dirigir sob efeito de álcool e um total de 220 veículos foi removido para o pátio do Detran. "As 13 primeiras operações já realizadas mostram um saldo muito positivo, pois estamos coibindo também outras infrações, já que verificamos todas as possíveis irregularidades que o veículo possa ter", comentou Marcos Jorge Santos.
As blitze ocorrem diariamente nas avenidas de São Luís e região metropolitana, onde são montadas barreiras policiais em pontos estratégicos para fazer a abordagem de condutores. Durante as atividades, são utilizados 50 etilômetros (bafômetros) que foram doados pelo Detran à PM. A Operação Lei Seca-Vida no Trânsito é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) com o Detran, Instituto de Criminalista e Medicina Legal do Maranhão (ICRIM/IML), PM, por meio da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) e a Polícia Civil.

Saiba mais

Conforme a Lei Seca (Lei Nº 11.705), é considerado um ato criminal quando o motorista for flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que é 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou seis decigramas por litro de sangue. Nesse caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa no valor de R$ 1.915,40, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação. O valor da multas é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo código de trânsito, o condutor é punido apenas com multa. No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool e pode ser preso se tiver mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue.

Números da operação

2.326 veículos foram abordados
3.547 foram abordadas
28 pessoas autuadas criminalmente
29 pessoas conduzidas a uma delegacia de polícia por estarem embriagadas
120 pessoas receberam auto de infração
254 testes do bafômetro foram realizados
135 carros removidos para o pátio do Detran
66 motocicletas removidas para o pátio do Detran
19 veículos removidos para o pátio do Detran porque estavam sem placa
60 condutores autuados por dirigirem sem habilitação
119 veículos estavam com a licença vencida
61 veículos estavam com faróis de xenon, o que é irregular
104 veículos estavam com película irregular

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!