Igreja da Sé e Museu de Arte Sacra serão entregues hoje, em São Luís

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Igreja da Sé e Museu de Arte Sacra serão entregues hoje, em São Luís

Restauração da catedral e reforma do espaço para receber o museu foram realizadas em 11 meses por meio do PAC Cidades Históricas.

10/09/2014

Palácio Arquiepiscopal e a Catedral Metropolitana
Uma das maiores atrações turísticas de São Luís e também um dos principais pontos da Fé Católica no estado, a Catedral de Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé) será entregue hoje à população, após 11 meses ininterruptos de reforma e restauração. Junto com a igreja, será entregue o novo Museu de Arte Sacra do Maranhão, que funcionará no andar superior do Palácio Arquiepiscopal. Toda a estrutura do prédio foi adaptada para receber aquele que é considerado pela superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Kátia Bogéa, como o melhor museu do estado.

A cerimônia de entrega será às 17h e contará com a presença da governadora Roseana Sarney, a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, o arcebispo de São Luís, dom José Belisário, entre outros. Após a entrega, a administração e conservação do espaço ficarão a cargo da equipe do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e deve estar aberto ao público a partir de amanhã.


"A entrega da restauração da Catedral e o Museu de Arte Sacra representa o resgate de nossa história e mais um importante monumento do nosso rico patrimônio que está sendo preservado. É um grande presente para a nossa cidade, que acaba de completar 402 anos de fundação", declarou a governadora.

Roseana Sarney lembrou que essas obras se somam a outras que estão sendo executadas em parceria com o Iphan, por meio do PAC Cidades Históricas, que está assegurando a recuperação de 44 obras no Centro Histórico de São Luís, incluindo 17 prédios pertencentes ao Governo do Estado.

Restauro - As obras de restauro na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a Sé, custaram R$ 6 milhões e foram executadas em cinco áreas: os ferros da estrutura, as esquadrias, a fachada, as pedras de cantaria e o altar-mor. Outras áreas, como banheiros e a acessibilidade, também foram revistas, e salas que estavam fechadas foram reabertas e adaptadas para receber as pastorais que ficavam no andar superior do Palácio Arquiepiscopal. A catedral agora possui uma nova sacristia, e um apartamento foi construído nos fundos da igreja, no andar superior. 

Mas o principal investimento dentro do templo foi no altar-mor. A peça datada de 1699, e única em todo o Brasil, é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e ganhou novamente seu brilho dourado com a aplicação de ouro 22 quilates, importado da Itália. Para efetuar o trabalho, foram contratados especialistas de outros estados, já que não existia mão de obra especializada no Maranhão.

Esta é a quarta vez que a obra passa por uma reforma. A primeira e maior de todas foi em 1768, quando, após a expulsão dos jesuítas, a igreja, que era de Nossa Senhora da Luz, se tornou a Catedral. Com isso, as imagens, todas elas de santos venerados pelos jesuítas, foram retiradas para dar lugar ao nicho de Nossa Senhora da Vitória e a cor dourada foi coberta por uma pintura azul. Depois disso, a igreja foi restaurada duas vezes, primeiro no período de 1993 a 1996 e depois em 2006. Agora, o trabalho dos especialistas procurou retomar, ao máximo, a obra original, de 1699, tendo inclusive encontrado um símbolo jesuíta, que estava escondido embaixo de várias camadas de tinta.

Museu - A obra de reforma do Palácio Arquiepiscopal de São Luís foi realizada para adaptar o espaço para receber o novo Museu de Arte Sacra do Maranhão. O espaço, que funcionava com o Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), será o mais moderno e informativo do estado. 

De acordo com Kátia Bogéa, que também é curadora do museu, 13 salas compõem o circuito de visitação, que pode ser feito guiado por um monitor, ou não. Isso porque, ao contrário de outros museus no estado, ele tem espaços explicativos e insere as obras de arte dentro da história do Maranhão, fazendo com que o visitante possa, além de conhecer as obras, aprender mais dos eventos históricos do estado. "Esse vai ser um local de visita e de apoio das escolas no estudo e na compreensão da história do Maranhão", afirmou Kátia.

São mais de 400 peças em exposição, que foram restauradas e passaram por uma curadoria especializada, feita por duas historiadoras, Kátia Bogéa e Emanuela Sousa Ribeiro, e uma arquiteta e restauradora, Stella Soares de Brito. Todas as peças expostas estarão protegidas por cúpulas de vidro temperado ou vitrines à prova de balas. As salas possuem também circuito de videmonitoramento e iluminação composta de lâmpadas de LED de última geração. Até um elevador foi montado no local para facilitar o acesso.

Escola - Além do museu e das obras de restauro e reforma na Catedral, o dia de hoje será importante para 40 alunos que participaram do curso de restauração oferecido durante o tempo em que a obra foi executada. Essas pessoas, das quais fazem parte da comunidade eclesiástica e outras interessadas no assunto, participaram de oficinas e tiveram aulas de conservação e restauro e irão receber seus certificados, estando, portanto, capacitados para atuar como auxiliares em obras de restauro de bens móveis, arte de imaginária, prataria, de pedra e elementos artísticos de fachada como estuque.

O altar

O altar-mor, ou retábulo, é uma construção de madeira, mármore, ou outro material que fica por trás ou acima do altar em uma igreja. A Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a Sé, possui uma peça única em todo o Brasil. Ela é datada de 1699 e confeccionada em madeira policromada e dourada e com 10 metros de altura, 7,6 de largura e 3,1 de profundidade. A peça desenhada pelo padre Felipe Bettendorf e entalhada pelo português Manoel Manços, ajudado por índios, foi tombada em 1954 pelo Iphan.

Circuito museu

- Espaço de Abertura
- A defesa do território: as capitanias hereditárias
- A ocupação francesa no Maranhão
- A colonização portuguesa
- As ordens religiosas e colonização
- A missão da Companhia de Jesus no Estado Colonial Português do Grão Pará e Maranhão
- Os Jesuítas e o Colégio de Nossa Senhora da Luz.
- A escola Maranhense de Imaginária
- A Imaginária no Maranhão no Século XIX
- Igrejas, freguesias e irmandades
- Ritual e nobreza dos metais- sala azul
- Ritual e nobreza dos metais- sala vermelha
- Arte sacra popular

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!