SEMANA DA CULTURA POPULAR EM SÃO LUÍS

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

SEMANA DA CULTURA POPULAR EM SÃO LUÍS

Semana de Cultura Popular destaca estudos realizados no estado sobre festas e tradições religiosas em evento que tem início hoje e se prolonga até sexta-feira, em homenagem ao Dia do Folclore (22 de agosto). A abertura ocorrerá às 19h, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Praia Grande), local onde acontece toda a programação.

Além das palestras, haverá exibição de vídeo, lançamento de livro, exposição e atrações culturais. Na abertura oficial será proferida a palestra Projeto Memória Audio-Visual da Cultura Popular Maranhense, por Andréa Frazão, representante da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Na ocasião, será apresentado o projeto do Museu Digital da Imagem e do Som do Maranhão. O Museu está sendo desenvolvido pelo Estúdio Zona 5, do fotógrafo Albani Ramos, que falará sobre o projeto.

De acordo com o diretor do Museu, Gabriel Melônio, o espaço servirá de abrigo ao vasto acervo maranhense. “São arquivos provenientes de repartições públicas como documentos, imagens e depoimentos”, adianta Melônio.

Albani Ramos explica que a iniciativa visa tornar acessíveis material audiovisual de todas as casas de cultura e museus do Maranhão, bem como acervos particulares de fotografias e vídeos doados ao Museu da Imagem e do Som do Maranhão. A noite será encerrada com uma programação cultural com tambor de crioula.

O cientista social e diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso Júnior, ressalta que a Semana da Cultura Popular acontece anualmente e que este ano o destaque é para pesquisas realizadas por professores e alunos de universidades. “São trabalhos sobre a cultura popular que abrangem temas de relevância e interesse de todos”, diz Cardoso.

Festas – Amanhã, os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Adalberto Rizzo e Murilo Santos falarão, às 17h, sobre Autos de Natal no Maranhão e Festas de Santo em ruas e terreiros. Eles abordarão a utilização de tecnologias de comunicação e informação no ensino de Antropologia Visual no Curso de Ciências Sociais da UFMA por meio das festas de São Sebastião, na Madre Deus; Festa do Divino no Terreiro Santa Bárbara, no Goiabal; Festa de Reis, em São José de Ribamar; e Queimação de Palhinhas, no João Paulo.

A programação inclui a exibição do vídeo Tramas do Trabalho Artesanal, de Paulo Keller (UFMA), sobre a produção artesanal em fibra de buriti em Barreirinhas e Tutóia, no Maranhão.

Na quinta-feira, acontecerá, às 17h, a exposição Reflexões sobre a história das expressões religiosas afro-maranhenses composta por palestras como Pajelança: experiências religiosas e repressão no século XIX e XX, com Thiago Lima dos Santos (UFMA), e Outras histórias do município de Pinheiro, com Raimundo Inácio Souza Araújo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em História (UFPE). Ele abordará relatos que fornecem subsídios para pensar em um passado religioso mais diverso do que aquele que a memória local apresenta. Outra palestra é O passado religioso afro-maranhense e a Biblioteca Digital da Baixada, com Priscila da Conceição Aguiar, graduanda do Curso de História (UFMA) e integrante do Projeto Biblioteca Digital da Baixada Maranhense.
Mais

No Brasil o Dia do Folclore foi oficializado em 1965. No Maranhão, em 1971, foi criada a Biblioteca e Museu do Folclore e Arte Popular, instalados inicialmente na Rua do Ribeirão e depois transferidos para Rua do Giz, onde hoje se encontra o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.
Serviço

• O quê

Semana de Cultura Popular

• Quando

De hoje a sexta-feira

• Abertura

Hoje, às 19h

• Onde

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

(Rua do Giz, Praia Grande)

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!