CANTOR XANGAI SE APRESENTA NO TAA

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

CANTOR XANGAI SE APRESENTA NO TAA





O cantor Xangai se apresenta hoje, às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo; concerto terá participações especiais.

19/08/2014 -Caderno Alternativo - Jornal O Estado do MA

Violeiro de profissão e paixão, o cantor e compositor baiano Xangai se apresenta hoje, às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo, acompanhado dos músicos João Liberato e Ricardo Vieira em concerto que será marcado por interpretações das músicas do cantor Elomar, além de canções que consagraram a carreira artística do violeiro baiano.

A abertura do show será realizada pelo flautista baiano João Liberato e o violonista sergipano Ricardo Vieira. O duo vem expandindo os horizontes da música instrumental brasileira por meio do trabalho de pesquisa e divulgação da música instrumental e apresentará ao público ludovicense um repertório variado de peças brasileiras escritas ou arranjado para flauta e violão de sete cordas. Estarão presentes no repertório alguns dos gêneros genuinamente brasileiros, numa das mais representativas formações instrumentais da nossa cultura, além de autores consagrados, como Jacob do Bandolim e Egberto Gismonti.


Professando que a música flui do seu interior, de algo que transcende e que converge numa espiritualidade, Xangai perpassará sua apresentação por meio das músicas consagradas de Elomar, homem que, segundo ele, possui uma erudição extraordinária. Considerado o maior travador brasileiro, Elomar é conhecido pelas canções que remetem à era medieval. Curvas do Rio, uma das composições mais conhecidas de Elomar e que expressa a vivência do homem sertanejo, será interpretada por Xangai.

“Nossa proposta é colocar em evidência parte da cultura brasileira que foi esquecida pela mídia. Elomar é um dos maiores compositores do país. Suas músicas são muito difíceis de serem interpretadas e, talvez, por isso muita gente o desconheça, o que não significa que suas canções sejam ruins”, comenta João Liberato.

Xangai – Nascido Eugênio Avelino, mas conhecido como Xangai por causa da sorveteria do seu pai na cidade de Nanuque, no interior da Bahia, o violeiro é um dos mais consagrados intérpretes da música popular brasileira, tendo uma carreira consolidada ao longo de décadas de atuação musical no Brasil e no exterior. Fez parcerias musicais antológicas com compositores como Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, Elomar, Vital Farias e Juraildes da Cruz. No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, Acontecivento, com destaque para as músicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta Mata Serenou.

Com quase 40 anos de carreira, Xangai gravou mais de 20 discos de grande importância para a música brasileira, dentre eles: Parceria Malunga (1980); Qué Que Tu Tem Canário (1981); Mutirão da Vida (1984); Cantoria 1 (1984), com Geraldo Azevedo, Vital Farias e Elomar; Cantoria 2, com Geraldo Azevedo, Vital Farias e Elomar (1985); Xangai canta (1986); Xangai, Lua Cheia-Lua Nova (1990); Dos Labutos (1991); Aguaterra, ao vivo com Renato Teixeira (1996); Cantoria de Festa (1997); Mutirão da Vida (1998); Um Abraço Pra Ti, Pequenina (1998); Brasileirança (2002); Nóis é Jeca Mais é Jóia, com Juraíldes da Cruz; e Estampas Eucalol (2006).
Serviço

• O quê

Xangai

• Quando

Hoje, às 20h30

• Onde

Teatro Arthur Azevedo

• Ingressos

R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (estudante)

0 comentários:

Postar um comentário

visualizações!