BATIZADO DO BOI DE MARACANA NESTA SEGUNDA-FEIRA, VESPERA DE SAO JOAO
Ritual para manter a tradição
Boi de Maracanã realizará amanhã, às 23h30, em sua sede, no Maracanã, o ritual de batismo, oportunidade em que haverá o pré-lançamento.
Um dos mais tradicionais grupos folclóricos do Maranhão, o Boi de Maracanã realizará amanhã, às 23h30, em sua sede (Maracanã), ritual de batismo para o São João 2014. Na oportunidade, será pré-lançado um documentário sobre a vida do mestre Humberto de Maracanã e também o novo CD do batalhão, com novas toadas. O grupo se apresentará em diversos terreiros juninos até o fim deste mês. No dia 30, Maracanã será um dos bois de destaque na Festa de São Marçal, no bairro João Paulo.
O documentário intitulado O Mestre do Maracanã será exibido em rede nacional no dia 6 de agosto, pela TV Brasil por intermédio da série Visceral Brasil – As veias abertas da música. No entanto, a produção fará um pré-lançamento especial na sede do boi para a comunidade. A série é uma parceria da Plural Filmes com a gaúcha Joner Produções, tem curadoria de Carla Joner e direção de Márcia Paraíso. O filme retrata a vida de Mestre Humberto, à frente do batalhão do Boi de Maracanã, e que representa a força da tradição do bumba meu boi no estado. Ele foi premiado cantador e condecorado Mestre da Cultura Brasileira.
O documentário mostra também a comunidade do Maracanã, um misto de zona industrial e rural na periferia de São Luís. As cenas foram gravadas inclusive durante o batizado do Boi de Maracanã realizado em junho do ano passado. “Nós estamos muito felizes com esse documentário, que muito nos orgulha. Afinal, nossa história e a do mestre Humberto de Maracanã será conhecida por todo o Brasil”, disse Maria José Soares, vice-presidente do grupo folclórico.
A comunidade de Maracanã encara com seriedade o ritual de batismo simbólico do batalhão, que receberá as bênçãos dos santos juninos para encarar a maratona de apresentações até o término do mês de julho. É também quando o grupo apresenta suas novas toadas, este ano um número total de 15. No CD, no entanto, foi mantida a toada que representa o hino do batalhão: Maranhão, meu tesouro, meu torrão, de autoria de Humberto de Maracanã.
Amanhã, os brincantes estarão no Ceprama (Madre Deus), às 23h, e na Vila Palmeira, por volta de meia-noite, onde participarão de cortejo e farão uma apresentação. O boi costuma se apresentar com cerca de mil pessoas, entre brincantes e mutucas (pessoas que acompanham os grupos de bumba meu boi nas noites de São João).
Cantadores – O centenário Boi de Maracanã é um dos grupos folclóricos mais festejados e aplaudidos nas noites de São João no Maranhão. No sotaque de matraca, sua marcação é feita em uníssono pelos inúmeros brincantes que acompanham o batalhão caracterizado com indumentária: mais de 300 pessoas este ano. Suas apresentações são comandadas pelos cantadores Humberto de Maracanã, Ribinha, Roberto Ricci, Humberto Filho, Toinho Rocha, Gaguinho e Cabeça Branca. Aos 75 anos, Humberto de Maracanã, que está há 42 como amo maior do grupo, reassumiu a presidência do boi este ano, e Maria José Soares, sua esposa, passou à vice-presidência.
O batalhão é transportado até os arraiais juninos em 10 ônibus. Além das apresentações na capital, Maracanã anima terreiros em outras cidades maranhenses. O batalhão destaca-se pela originalidade de seu projeto e por desenvolver um trabalho de permanência de sua autenticidade e tradição ao longo de mais de um século de história. Sua história é cantada e mostrada em 25 CDs e em um DVD. Entre seus projetos sociais, destaca-se o Ponto de Cultura, incentivado pelo Governo Federal e por meio do qual são oferecidas oficinas gratuitas de bordados, confecção de indumentárias, percussão e de inclusão digital.
Serviço
• O quê
Batizado do Boi de Maracanã
• Quando
Amanhã, às 23h30
• Onde
Sede do Boi de Maracanã (Maracanã)
• Evento aberto ao público
Fonte: Caderno ALTERNATIVO , domingo 22 de junho de 2014.
0 comentários:
Postar um comentário