Mestre Bita do Barao e o grande homenageado da Turma do Quinto

java redirecionamento

Tecnologia do Blogger.

Mestre Bita do Barao e o grande homenageado da Turma do Quinto


Turma do Quinto está em ritmo acelerado de trabalho, que homenageará o pai de santo Bita do Barão, conhecido em todo o Brasil e no exterior.
Evandro Júnior
Da equipe de O Estado

Um dos pais de santo mais conhecidos no Brasil, Bita do Barão confirmou presença no desfile da escola de samba Turma do Quinto na Passarela do Samba (Anel Viário). A escola vai homenageá-lo com o enredo No terreiro Maranhão, o Mestre é Bita do Barão, de Josias Filho e Luzian Filho. Mestre Bita desfilará sobre um dos carros alegóricos na companhia de diversos outros pais de santo. O desfile será no dia 2 de março.
Na próxima sexta-feira, ele estará em São Luís para participar do ensaio da harmonia, ala das baianas e alas coreografadas no Largo do Caroçudo (Madre Deus), que acontecerá por volta das 22h. Barão vai levar também integrantes de sua família para desfilar na Turma do Quinto, a exemplo da filha Janaína, que será o destaque do carro-alegórico Iemanjá.
A agremiação irá para a avenida com 17 alas, cinco carros-alegóricos, dois tripés e 150 ritmistas na bateria. Uma das alas será composta por moradores de Codó, que prestigiarão Bita do Barão. Quatro alas serão coreografadas pelo bailarino Mano Braga, as quais farão uma alusão a entidades africanas. A comissão de frente, segundo o presidente da escola de samba, Marcos Túlio, está guardada a sete chaves por Mano Braga e só será conhecida na hora do desfile. "Ele não contou nem mesmo para mim, razão pela qual continua sendo uma verdadeira surpresa. No entanto, tenho plena confiança no trabalho de Mano Braga, que é um coreógrafo experiente e de muita sensibilidade para desenvolver um trabalho que faça jus à proposta da Turma do Quinto para este ano. Iremos homenagear uma personalidade do candomblé no Brasil e uma das figuras mais marcantes e conhecidas do Maranhão", salientou Marcos Túlio.
A escola levará quatro casais de mestre sala e porta bandeira. A harmonia será uma responsabilidade dos puxadores Gabriel Melônio, Lucas Neto, Frank Hudson, Alessandra Loba e Hakan do Cavaco. O diretor de Carnaval é Gersinho Silva e os carnavalescos Gilson Bozzó e Airton Rolim. O carnavalesco Darlan Oliveira ajuda nos trabalhos de barracão. Os carros estão em fase de montagem. Marcos Túlio informou que a bateria da escola e outros elementos que a comporão realizam ensaios sempre nas sextas-feiras.
Ano retrasado (ano passado, não houve desfile), a agremiação ficou na terceira colocação. "Nós iremos com tudo e mais um pouco para a avenida, especialmente para mostrar a história de Bita do Barão, toda sua magia e curiosidades, especialmente para brigarmos pelo título de campeã", disse Marcos Túlio, que agradeceu o apoio de simpatizantes da escola, como o deputado Roberto Costa, os vereadores Pedro Lucas Fernandes e Pereirinha, o carnavalesco Eduardo Santana e o empresário Fábio Nahuz.
Marcos Túlio confidenciou que o homenageado está super entusiasmado com a iniciativa da escola de samba. "Ele chegará na quinta-feira e permanecerá em São Luís até sexta-feira, tempo em que acompanhará tudo o que está sendo feito para o desfile e também dará sugestões", revelou Marcos Túlio.
Homenageado - Bita do Barão nasceu Wilson Nonato de Sousa, no dia 10 de julho de 1932, no município de Codó. Ele próprio afirma que desde os cinco anos de idade começou a ter visões e a receber o guia espiritual, sendo que este, à época, já tinha vinte anos de idade. A partir daí, iniciou a sua vida nos terreiros de umbanda em tendas espíritas existentes no povoado de Santo Antônio dos Pretos, em Codó. Ele ficou conhecido como Bita do Barão por receber o encantado Barão de Guaré. Há tempos que a sua fama de pai de santo conquistou o mundo, devido a seus bem sucedidos trabalhos .
"Eu sou uma pessoa muito alegre e gosto muito de Carnaval. Foi por isso que quando eles me convidaram, eu aceitei de pronto e quero sair vitorioso, pois gosto de vitórias. Queria dizer à comunidade da Turma do Quinto, que estou indo muito entusiasmado para desfilar", disse Bita do Barão, que recentemente estava em Portugal, onde passou três dias. Bita do Barão disse que é devoto de São Francisco de Assis, razão pela qual também gosta de ir à Assis, na Itália. Muitas das vezes, vai em um dia e retorna no outro.
Em 24 de janeiro de 1954, Bita fundou, no povoado Santo Antônio dos Pretos, em Codó, a Tenda Espírita de Umbanda Rainha de Iemanjá, tendo como chefe espiritual o Barão de Guaré. Naquela época, o preconceito religioso era muito grande, e o pessoal de terreiro sofria muitas perseguições pela polícia. Vencendo preconceitos e a polícia, a tenda espírita está em pleno funcionamento, funcionando até os dias de hoje, onde, no mês de agosto, é realizada a obrigação aos santos e orixás, com a grandiosa Festa de Iemanjá.
Durante a realização da festa aos santos e orixás, sob o comando do mestre, centenas de filhos e filhas-de-santo de terreiros de todo o Brasil participam de todas as obrigações e rituais. Muitas são as pessoas que participam do festejo, inclusive políticos e empresários maranhenses bem sucedidos.
Em sua luxuosa e grandiosa tenda espírita, cujas linhas de atuação são Mina, Mata, Umbanda e Quimbamba, o mestre Bita do Barão também festeja Santa Bárbara, festa por meio da qual as pessoas saem pelas ruas da cidade de Codó levando consigo oferendas (frutas, flores, comidas e perfumes), e que é encerrada com homenagem à Iemanjá, às margens do rio Itapecuru, onde são deixados inúmeros bilhetes contendo pedidos e agradecimentos para a rainha das águas.
Em 1988, Bita do Barão recebeu o título de Comendados da República, concedido pelo presidente José Sarney. Ele teve o seu reconhecimento popularizado como a expressão máxima da umbanda no Brasil, e foi noticiado pelas revistas Época, Isto É, Trip e Parla e já esteve nos programas de televisão: Marília Gabriela, Jornal Nacional e SuperPop.

1 comentários:

Anônimo disse...

É o grande e "único", não é? Afinal, ele é o tema do enredo. Ele É O homenageado.
No papel e pelo que estão divulgando, finalmente, aleluia!, após anos a fio, a Turma do Quinto vem digna do seu nome.
Assim esperamos. Queremos ver a beleza, a garra e a alegria de sempre, mas dentro de um desfile organizado, de uma coerência. Seja rei absoluto (ou rainha?) na passarela, mas nunca esqueça que você sacode como ninguém as ruas de São Luís - entre as escolas de samba.

William Moraes Corrêa

Postar um comentário

visualizações!