Exposição Carnaval em Cores e Formas fica em cartaz até o dia 7 de março na Galeria Trapiche Santo Ângelo.
Folia carnavalesca em mostra coletiva
Carla Melo
Do Alternativo
Do Alternativo
10/02/2013

Está aberta até o dia 7 de março, na Galeria Trapiche (Praia Grande), a mostra coletiva Carnaval em Cores e Formas. São pinturas, esculturas, fotografias e instalações assinadas por artistas maranhenses que se inspiraram na Folia de Momo para confeccionar seus trabalhos. O público poderá visitar a mostra artística das 14h às 18h.
São 40 obras que retratam toda a diversidade do Carnaval de São Luís em suas mais variadas formas e apresentações. Assim, estão registradas na exposição manifestações típicas como a casinha da roça, fofões, bloco tradicional e tambor de crioula, que, nesta época do ano, tomam conta das ruas e avenidas da cidade arrastando muitos foliões.
Assinam as obras Ana Borges, Cláudio Costa, Murilo Santos, Edgar Rocha, Ribamar Alves, Fonseca Maranhão, Marília de Laroche, Cyro Falcão, Airton Marinho, Mondego, Paulo Cesar, Luzinei, Edmar Santos, Alaim Moreira Lima, Marcelo Lobato, Marcos Ferreira, Conceição Pinto, Beto Lima, Romana Maria, João Carlos Pimentel, Robson Migueiz, Ana Rodrigues, C. Diniz e Nill Muniz.
Quanto à seleção dos artistas o diretor da Galeria Trapiche, Paulo Melo Sousa explica que foi feita a partir de um convite destinado àqueles cujo trabalho tem uma vertente voltada para o Carnaval. “São pessoas que já tinham trabalhos prontos e que faziam referência ao Carnaval. Os convidamos e, a partir daí, montamos a mostra”, diz .
A mostra conta com visitas monitoradas e as escolas públicas e privadas interessadas em comparecer à mostra poderão agendar visitas pelo telefone (98) 8824-5662.
De acordo com Paulo Melo Sousa, uma nova filosofia está sendo implantada no espaço que passará a ter uma utilização permanente, com exposições e oficinas. “A ideia é movimentar a classe artística com exposições e promover encontros nos quais serão discutidas as funções da galeria e do salão de artes visuais”, afirma Paulo.
Galeria - Ligada à Fundação Municipal de Cultura (Func), a Galeria Trapiche firmou parceria com a União dos Moradores do Centro Histórico de São Luís para a realização de projetos com a comunidade. Inaugurando esta nova etapa, a Galeria Trapiche ofereceu uma oficina de confecção de máscaras de Carnaval para 40 crianças e jovens moradores de áreas próximas.
Usando papel, cola e balão, as aulas ensinaram aos pequenos foliões a fazerem máscaras tradicionais do carnaval maranhense, usadas principalmente por fofões. “Pretendemos ampliar a oferta para as escolas da rede municipal de ensino, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com as escolas do entorno e depois para as demais instituições, em um projeto de extensão, levando os projetos até as crianças”, finaliza o diretor da galeria.
Serviço
• O quê
Exposição coletiva
Carnaval em Cores e Formas, com artistas maranhenses
• Quando
Até o dia 7 de março
• Onde
Galeria Trapiche
(Avenida Vitorino Freire, s/nº, Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração)
• Visitação
Das 14h às 18h
0 comentários:
Postar um comentário