Seis escolas desfilam hoje no Grupo Especial na Sapucaí
Muitas surpresas estão reservadas ao grande público que comparecer hoje ao sambódromo do Rio no primeiro dia dos desfiles.

Rio – Seis escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro abrem hoje os desfiles no sambódromo ( Marquês de Sapucaí) na disputa do título 2013. A primeira agremiação a desfilar, às 21h ( horário de verão) é a Inocentes de Belford Roxo – que marca sua estreia no grupo – com 4.200 componentes, divididos em sete setores e 27 alas. A escola vai contar um pouco da história, da cultura e da religião da Coreia do Sul, um país ainda pouco conhecido do povo brasileiro, com o enredo As sete confluências do Rio Han.
O Salgueiro é a segunda escola a entrar na passarela. Com o enredo Fama, a escola vermelha e branca guardou a sete chaves o que tem em seu barracão, comandado pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage. Mas surpresas estão por vir, não só nas alegorias, mas também na comissão de frente coreografada por Hélio Bejani.
Campeã no ano passado, a Unidos da Tijuca vai lembrar o ano da Alemanha no Brasil e levar seres fantásticos, mitológicos e de contos de fadas e muitos brinquedos para a Marquês de Sapucaí. Terceira escola a desfilar hoje, a escola do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, não mede esforços para mostrar ao público a contribuição do povo alemão para a nossa civilização, passeando por temas como artes, música, ciência e tecnologia.
A quarta a desfilar, a União da Ilha do Governador vai contar no Sambódromo do Rio a vida do poeta, diplomata, compositor e dramaturgo Vinicius de Moraes, desde os tempos de criança, passando pelo sucesso da “Garota de Ipanema”.
A Mocidade Independente de Padre Miguel vai levar o rock’n roll para o templo do samba, neste Carnaval. A escola que será a quinta a desfilar no Sambódromo hoje vai contar a história do maior festival de música realizado no país, o Rock in Rio.
Encerrando o primeiro dia dos desfiles, o carnavalesco Paulo Menezes promete que a águia da Portela vai entrar de cabeça erguida, no último horário do Sambódromo do Rio com seus componentes batendo no peito com muito orgulho cantando o samba que diz: “Abre a porta chegou Madureira, a poeira já vai levantar”.
Amanhã, desfilam São Clemente, Mangueira, Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense e Vila Isabel.
Inocentes convida o público para fazer viagem à Coreia do Sul
Escola vai destacar a cultura e religião do povo que há 50 anos chegou ao Brasil
Rio - É com uma atmosfera de sonho e muita imaginação que a estreante no Grupo Especial, a Inocentes de Belford Roxo vai mostrar na Marquês de Sapucaí, um pouco da história, da cultura e da religião da Coreia do Sul, um país ainda pouco conhecido do povo brasileiro, com o enredo As sete confluências do Rio Han.
Para isso, o carnavalesco Wagner Gonçalves vai abusar das cores vivas e invocar a proteção de Yondung Halmoni, a Deusa dos Ventos, para fazer a escola fluir leve, mas com empolgação na passarela e conseguir uma boa colocação no desfile.
Embora a história da imigração de coreanos para o Brasil seja muito recente — tem apenas 50 anos — a cultura do povo é milenar: tem mais de 5 mil anos. Ou seja, o que não falta é aspecto para abordar. E Wagner diz que o fará de forma onírica, abstrata e sem nenhum didatismo. Lá estarão a arquitetura típica do país.
Mais
Fundada em 1993, a Inocentes de Belford Roxo desfila pela primeira vez no Grupo Especial. A escola foi a campeã do Grupo de Acesso A no desfile de 2012.
Salgueiro quer chamar a atenção e deixar sua marca no Carnaval
Agremiação é a segunda a desfilar e faz grande mistério sobre o seu desfile
Rio - A Acadêmicos do Salgueiro faz segredo sobre o que vai levar para a Sapucaí para desenvolver o enredo Fama. Segunda escola a se apresentar no Grupo Especial do Carnaval do Rio, hoje, a vermelha e branca da Tijuca guardou a sete chaves o que tem em seu barracão, comandado pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage.
Mas surpresas estão por vir, não só nas alegorias, mas também na comissão de frente coreografada por Hélio Bejani. Que ninguém imagine que Renato Lage, que ficou conhecido como o mago dos efeitos especiais, vá economizar neste quesito no desfile. Ao contrário, como afirmou a presidente Regina Celi, criatividade ele tem de sobra e a escola não está medindo esforços. Ela promete entrar na Marquês de Sapucaí chamando a atenção, para deixar seu nome gravado na história do carnaval carioca.
Mais
Fundada em 1953, a Acadêmicos do Salgueiro é a junção de três escolas de samba da Tijuca: a Unidos do Salgueiro, a Azul e Branco e a Depois Eu Digo.
Unidos da Tijuca celebra o ano da Alemanha com brinquedos e fantasia
Campeã de 2012 vai mostrar influência alemã nas artes e na tecnologia
Rio - Para celebrar o ano da Alemanha no Brasil, a Unidos da Tijuca vai levar seres fantásticos, mitológicos e de contos de fadas e muitos brinquedos para a Marquês de Sapucaí. Terceira escola a desfilar hoje, a escola do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, não mede esforços para mostrar ao público a contribuição do povo alemão para a nossa civilização, passeando por temas como artes, música, ciência e tecnologia. E é com a contribuição da cultura alemã que a escola pretende chegar ao seu terceiro campeonato.
O desfile começa com Thor, filho de Odin, rei de Asgar – personagens da mitologia nórdica – sendo enviado à Terra para apresentar a cultura alemã. Em sua comitiva traz seres fantásticos que vão contar a história desse povo.
A Unidos da Tijuca se dividiu em seis setores, com seis alegorias, cada uma encerrando um trecho do enredo.
Mais
Fundada em 1931, a Unidos da Tijuca é uma das mais antigas do Brasil, e surgiu da união de dois blocos das redondezas do Morro do Borel, na Tijuca.
União da Ilha lembra centenário de Vinicius com samba e poesia
Trajetória do poeta e dipliomatra vai ser contada de acordo com suas parcerias
Rio - A União da Ilha do Governador vai contar no Sambódromo do Rio a vida do poeta, diplomata, compositor e dramaturgo Vinicius de Moraes, desde os tempos de criança, quando passava férias e fins de semana na Ilha do Governador, passando pelo sucesso da Garota de Ipanema e por suas inúmeras parcerias e obras deixadas ao longo da vida. Quarta escola a desfilar no Sambódromo do Rio, hoje, a União da Ilha vai apresentar o enredo Vinicius no plural – Paixão, poesia e carnaval, do carnavalesco Alex de Souza, para celebrar os 100 anos do nascimento do poeta.
Alex de Souza dividiu seu enredo em sete setores, que vão cantar e celebrar com muito samba e poesia o centenário de Vinicius. Os 4mil componentes estarão divididos em 35 alas. A comissão de frente será coreografada por Sérgio Lobato. O desfile da União da Ilha começa com a Barca da Cantareira.
Mais
A União da Ilha do Governador nasceu em 1953 do desejo de três amigos do time de futebol União de formar uma escola de samba.
Mocidade vai levar o rock para a Praça da Apoteose neste Carnaval
Escola vai contar a história do Rock in Rio, maior festival de música do país
Rio - A Mocidade Independente de Padre Miguel vai levar o rock´n roll para o templo do samba, neste Carnaval. A escola, que será a quinta a desfilar no Sambódromo, vai contar a história do maior festival de música realizado no país, o Rock in Rio. E para isso, vai desfilar uma série de ídolos de todas as tribos, do jazz ao punk, para no final fazer o casamento de guitarras e bateria. Ou melhor, vai fazer o rock cair no samba.
O carnavalesco Alexandre Louzada explica que vai começar o enredo Eu vou de Mocidade com samba e Rock in Rio - Por um mundo melhor com ídolos de várias gerações do rock nacional e internacional convocando todas as tribos para a festa. Lá estarão representados Elvis Presley, Cazuza, Raul Seixas, Jimmy Hendrix, John Lennon, Dona Summer, Michael Jackson, Renato Russo, entre outros. Todos serão apresentados por Serguei, o roqueiro.
Mais
Fundada em 1955, a Mocidade Independente de Padre Miguel, a partir do time do Independente Futebol Clube. A escola tem cinco campeonatos.
Portela quer levantar poeira com a história de 400 anos de Madureira
Desfile também lembrará 90 anos de fundação e 70 de Paulinho da Viola
Rio - Mesmo diante de uma grave crise interna e financeira, a tradicional Portela promete entrar com garra e coragem na Marquês de Sapucaí, para contar a história do bairro de Madureira, no Subúrbio do Rio. O carnavalesco Paulo Menezes promete que a águia da Portela vai entrar de cabeça erguida, no último horário do Sambódromo do Rio com seus componentes batendo no peito com muito orgulho cantando o samba que diz: “Abre a porta chegou Madureira, a poeira já vai levantar”.
O barracão está com o trabalho atrasado, é verdade. Mas o carnavalesco garante que as dificuldades não abatem o ânimo do portelense. Ao contrário, contar a história do bairro onde a escola nasceu e que é considerado o berço do samba torna a agremiação ainda mais forte. Madureira será apresentada por ninguém menos que o grande ídolo da Portela, Paulinho da Viola.
Mais
Fundada em 1923, a escola nasceu da junção de dois blocos e teve dois outros nomes antes de se chamar Portela, em 1930.
0 comentários:
Postar um comentário